O Skoob por Pam Oliveira

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Maiteí, índíos
Vocês lembram da Pam, nossa colunista da Coluna da Pamela? Pois é, ela tinha  nos deixado, por um tempo por conta dos estudos, vestibulares,etc. Agora que ela passou para Universidade, vai deixar o Rio, mas está de volta pra nós e pra ficar. Sua coluna será publicada pelo menos 2 vezes ao mês e de vez em quando ela vai pintar aqui em post especiais. Por isso para marcar sua volta, ela vai falar um pouco da nova cara da maior rede social de livros do Brasil, – O SKOOB –,  sob seu ponto de vista. Confira.





Oi pessoal, eu sou a Pam. E eu gosto de abraços quentinhos! SIIIIM! Depois de um ano - UM ANO, quase uma vida! Quantos namoros duram um ano hoje em dia?! Caramba… - fora do blog por conta de temidas provas, venho a público dizer que se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronta! Digam aos leitores que eu voltei, agora pra ficar! Porque aqui, meu amigo, aqui é o meu lugar!

Caso você não se recorde de mim, eu sou a Paloma; a Pam; a louca que escreve resenha como se estivesse no país das maravilhas; e mais recentemente, a Café. Porque eu tatuei um café no ombro. Porque… eu gosto de café. Mas chega de falar de mim! Vamos falar de coisa boa, vamos falar de livros! Ou quase isso…Você aí, meu querido leitor - sim, eu estava com saudade de você! - sabe o que é o Skoob? Como não? Então, vamos lá:

“Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. O site tornou-se um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias.2 Seu nome deriva da palavra books ("livros", em inglês), ao contrário.”

Obrigada, Wikipedia. Você que é sempre tão bom conosco e sempre me ajudou a passar de ano.

Pois bem, caro leitor! A primeira vez que eu ouvi falar em Skoob foi em uma revista de palavras cruzadas, no finalzinho de 2011. Claro que eu fui DIRETO para o computador fazer meu cadastro! E lá estamos desde então. Como leitora, eu adorei a ferramenta! Principalmente porque te deixa mais próximo de autores - brasileiros! - que estão começando, o que eu acho importantíssimo. Nosso mercado literário está melhor a cada ano, mas continua sendo complicado começar e alavancar por conta do mito de que livros brasileiros não são tããão legais quanto os estrangeiros. Vamos lá, chega desse preconceito! Um país que tem Machadão Sangue Bom como um dos precursores do Realismo, não deve ser deixado para trás!


Outra coisa que eu AMO nessa rede social de livros é que você não consegue se perder com que está lendo. Eu, por exemplo, estou com dez livros. Contando com aqueles que eu deveria ter lido pro vestibular, não li, mas irei ler. Um dia… E eu sou terrivelmente desastrada com marcadores de livro! Coleciono um por um, mas em algum momento eles cairão no chão e eu irei perder a página. E não, eu não lembro em que página estou. Mesmo se eu for pegar um café e voltar, se eu não marcar, eu tenho que ler o capítulo novamente. Depois do Skoob isso virou mito! 

Você classifica seu livro como Estou lendo e ainda pode acompanhar o histórico de leitor! E eu adooooro aquela barrinha verde aumentando de tamanho conforme as páginas que leio. É mais divertido quando se tem um livro enorme como as Crônicas de gelo e fogo.Caso eu ainda não te convenci, aí vai: Você pode classificar os livros como Quero ler. ISSO sempre se tornou um desafio pra mim. Porque eu tenho 120 livros marcados e nenhum COMPRADO, isso é um problema! E tem aquele montão de livros que eu sei que eu nunca vou sequer comprar, mas ainda estão lá. Caso você não seja uma maníaca dependente como eu, essa ferramente é boa pra conhecer novos livros e 
pra lembrar de comprá-los! E se você julga o livro pela capa - como eu -, gostou dele, mas não sabe bem como é a história, existem resenhas! O que traz uma boa oportunidade de alavancar seu blog!

Por fim, mas não menos importante, você pode fazer amigos! E o melhor é que são amigos leitores que podem emprestar, trocar ou vender livros. Uma maravilha, não é? Se você não conhecia, agora conhece! Faça seu cadastro e me adiciona lá ;)  [https://www.skoob.com.br/usuario/373677-pam] lembrando que o blog também tem um skoob! [https://www.skoob.com.br/usuario/382928-tribo-do-livro].

Agora eu quero falar com você, leitor que já tem o skoob, já conhece e usa frequentemente. Duas perguntas: 1 - Por que você ainda não me adicionou? e 2 - Você gostou da nova atualização do Skoob? Eu voltei pra essa vida literária agora, depois de um ano fora. E só vi a atualização hoje, portanto não sei se faz dias ou somente algumas horas… Mas de qualquer forma, deixo aqui a minha opinião de que o site melhorou muito mudando a versão! Agora ele está aparentemente mais rápido, mais dinâmico, mais elegante e até moderno. Quando você pesquisa um livro, não precisa ir para outra página. Ele magicamente aparece na barra de busca!

Além disso, finalmente ficou muito mais fácil trocar de foto! É quase automático! Bom… o site ainda corta a foto pra você, o que me deixa um pouco desconfiada, mas a vida tem dessas coisas! E eu adorei a página dividida em atualizações de amigos/seguidores e etc! Ficou muito mais prático, mais instantâneo. Algo que é visivelmente necessário com essa geração Iphone que quer tudo na mão! E outra coisa me conquistou: A corujinha lendo um livrinho! Iniciante no mundo do magistério, isso aqueceu meu coração! Ahn… fofa!

Entããão… essa foi a minha resenha de retorno! Se você gostou, não gostou, me achou estranha, quer me dar um oi: curta aí! E comente sua opinião sobre o skoob, a atualização do skoob e sua opinião sobre mim! Fala comigo, eu estava morrendo de saudade de vocês!

Um beijo e um cafezinho,

Pam ;)


Paloma Oliveira, Pam ou Café - A idade varia ente cinco anos, quando está com seu enteado e sessenta, quando acorda segunda-feira de manhã. Tem espírito italiano porque se tem algo que leva a sério é o Bel far niente! Apaixonou-se por história aos 14 anos, amor que segue até hoje. Nerd assumida e louca por Darth Vader, Don Vito Corleone e Sr. K. Seu coração literário bate mais forte por Dan Brown, Harlan Coben e A.M. Ben Noach. - Colunista

Um comentário :

  1. Oi Pam, seja muito bem vinda!
    De volta ao seu lugar e animando os leitores como eu, que adoro seus textos super alto astral...
    Eu uso Skoob faz um bom tempo, e estou gostando das inovações. Mas, como sou meio anta cibernética, ainda estou me ajustando a elas.
    Vou te adicionar por lá, vê se aceita heim? kkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique