Escrita Criativa#3 - Resenha Literária

domingo, 7 de dezembro de 2014

Maiteí, índios

Desculpem-me a demora em integralizar estes textos, mas prometo dar um gás nestas férias. Vamos ao nosso terceiro texto.

Este é sobre a resenha literária, texto muito presente hoje, por conta da leitura e da literatura. É um texto simples, mas que muitos diz escrever, porém desconhecem sua natureza. É preciso ficar atento, pois muitos blogs se dizem escrevendo resenha e o que fazem é uma resumo gigantesco da temático do livro.  Confira.



A primeira coisa que se deve ter em mente é o verdadeiro conceito de resenha. Resenha é um “recorte” do texto do autor acompanhado da opinião de quem leu, porquê no geral a resenha tem um fundo crítico e quem escreve deve ter domínio do que está falando.  O que é este recorte? Este recorte  é uma espécie de resumo do texto mesmo, mas no entendimento do leitor.  A partir daí entra as concordâncias ou discordâncias do que se leu, para o qual você deve emitir uma opinião ou simplesmente comentar e explicitar o livro lido. Em geral os blogs literários trabalham mais com a resenha resumo  que é algo em minha opinião desinteressante. a resenha crítica esta sim é um texto interessante, pois ela opina e influência a leitura ou não do livro. Se for bem escrita, dá pontos positivos e negativos de forma imparcial e até pode instigar a leitura de algo que você nem pensaria ler.


Por que às vezes inserir no texto as explanações de outras leituras  é importante? Porque elas permitem que você faça uma introdução do assunto que você quer falar.Como podemos fazer isso?
De forma simples e objetiva exemplo: se o livro é sobre romance adolescente – você pode começar seu texto de forma descontraída falando sobre sua própria experiência,  de seus filhos adolescentes, de adolescentes que vivem a sua volta ou de forma mais crítica citado dados do mundo.

Que dados são esses? Citações que comumente vemos na mídia sobre os problemas da adolescência.
Sendo mais específico:O livro “Garotas de Vidro” trata de distúrbios alimentares....– Você pode começar o texto emitido uma opinião sobre isso, do teu ponto vista sem se prender a exatamente o que outras pessoas falam e sim o que você acha sobre esse problema.Essa seria sua introdução da resenha.

Quando você começar a desenvolver o texto,  você faz um breve resumo da história, breve mesmo de no máximo 6 a 7 linhas. Falando da protagonista, se houver um interesse romântico, e sobre os conflitos e problemas  mais aparente da história do livro. Isso deve ficar em um parágrafo; no segundo momento e que ainda está dentro do desenvolvimento  aparece sua opinião: O que você gostou ou não, o que foi válido na leitura, qual a mensagem que o livro passou para você, mas isso deve sempre ser apresentado de forma imparcial, para que quem leia saiba que esta: é a sua opinião e não da de outrem ou da maioria. Precisa-se lembrar que cada um lê o livro  por uma perspectiva.

Para iniciar e concluir resenhas ou qualquer outro texto, pode parecer besteira para alguns, mas o uso dos  marcadores discursivos são imprescindíveis  para a conclusão,  reiteração  ou negação de tudo que se falou acima e eles às vezes aparece também no desenvolvimento.

Continua...

Verônica Sobreira - Formada em Letras, especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert" em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

2 comentários :

  1. Oi Ver, adorei o texto.
    Sei que ainda tenho que melhorar muito em minhas resenhas, mas aos poucos chego lá.
    Seria muito bom, se todo os blogueiros literários procurassem aprender mais sobre como fazer resenhas, isso ajudaria muito a melhorar a qualidade dos blogs.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leio algumas resenhas que me dão até raiva!
    E vocé tem razão: Resumem o livro todo...
    E assim se perde até a vontade de adquirir o livro.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique