Da Letra à Tela - Garota Exemplar

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Maiteí, índios
Ontem fui ver Garota Exemplar, mais de duas horas de filme, mas que valeu a pena. Confira.

Sinopse
Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy¹.


Opinião Ver Sobreira


Sabe aquela sensação plena de quando você ler um livro e vê ele ser reproduzindo de forma magistral na tela? Pois é, eu não ligo muito, para esta sensação. Porque como estudiosa de Literatura Comparada sei que nem sempre é possível reproduzir de forma completa um livro na tela. Gente, são 300 e tantas páginas e pouco mais de uma hora e meia, duas horas e pouca de filme? A transição de linguagem requer a preservação da alteridade de ambas. O livro deve ter seu caráter próprio preservado quando ele é traduzido, porque é isso que ocorre, e também é por isso que existe a categoria roteiro original e roteiro adaptado. Mas isso enfurece fãs. Eles desconjuram aquele roteirista e aquele diretor que matou o livro preferindo dele. Quantas vezes isso ocorre, dez em dez? Sei lá, ainda não parei para contar porque quando vejo uma adaptação não é isso que me motiva.

Você vai ao cinema para assistir um bom filme, um bom entretenimento e daí você senta lá por uma, duas horas e meia e vê materializado na telona o texto que você leu. É a glória, eu sei. Garota Exemplar de Gillian  Flynn, na tela grande não deixou nada a desejar ao livro. Há muito tempo que não via um filme tão bem traduzido. Toda tensão, todo suspense, indignações, que você lê no livro está lá. Ben Affleck, que é um ator o qual não desgosto ( além de está gostoso à beça), consegue nos oferecer impecavelmente um Nick cínico e verdadeiro, sarcástico e apavorado. Ele sabe que errou e às vezes pensam que deve pagar por isso. É incrível porque li este livro logo assim que lançou aqui e consegui me lembrar de vários lances, principalmente a cara de alívio que ele faz quando descobre que  Amy "Exemplar" sumiu. Quando li ficava imaginando como seria realmente sua cara.

Rosamund Pike, muito irada, representando um Amy sem noção, psicótica, calculista, sedutora e perigosa. É impossível não ser convencida por ela. Pouco ou quase nada do que está no livro foi mudado. Como afirmei acima, faz algum tempo que li o livro, porém conforme as cenas foram se desenrolando acabava me lembrando de cada capítulo do livro. Casamento acabado do momento em que começou, mentiras, aparências. Amy criou um personagem e quando ele seguiu o caminho diferente do traçado tinha que ser punido.Vale a pena assistir Garota Exemplar, não por ser fiel ao livro, mas sim por nos dar a dimensão do que relações mal-resolvidas podem fazer as pessoas, as consequências disto. Não espere um final previsível. RECOMENDADÍSSIMO


¹ http://www.adorocinema.com/filmes/filme-217882/trailer-19541000/

2 comentários :

  1. Li o livro e achei sensacional. Apesar de ter me deixado perturbada por um bom tempo.
    Acho que o filme terá o mesmo efeito sobre mim. o_O

    ResponderExcluir
  2. Oi oi. :)
    O livro é meu favorito desse ano, com toda certeza! Mas o filme me decepcionou um pouco. É, sim, uma adaptação bem perfeita... mas eu não senti a mesma empolgação de quando li o livro. :/
    Escrevi mais sobre isso no meu blog, se puder dá uma passadinha por lá.
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/10/paginas-vs-frames-garota-exemplar.html

    Beeijos!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique