Insensatez - Setembro Nacional

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Insensatez
Tânia Lopes
Selo Talentos da Literatura Brasileia/Novo Século

ISBN:9788542801170
Ano:2014
Páginas:352

Sinopse

Patrícia Gomes era uma jornalista em busca do furo de reportagem que alavancaria sua carreira. Linda e destemida, vivia em uma cidade do interior dominada pelo tráfico de drogas e desafiava seu editor a romper o silêncio que cercava as atividades criminosas. A chegada do novo chefão de uma facção rival acirrou o conflito entre os bandidos e colocou a cidade em pé de guerra. Era a oportunidade que ela precisava para fazer a matéria que revelaria os detalhes sobre o crime organizado e a projetaria em sua profissão. O que ela não contava era ser capturada por Marco, o italiano que estava à frente da batalha.
Implacável, taciturno, misterioso, indecifrável... Aquele homem representava tudo o que ela mais abominava. No entanto, emanava poder e sensualidade, e Patrícia viu-se entregue a seu magnetismo. Um inimigo, que lhe instigava sentimentos contraditórios e a levaria à beira da insensatez. 



Resenha por Ver Sobreira

A literatura nacional aos poucos vem conseguindo seu espaço. Em um país rotulado como de não leitores, a nova literatura brasileira contemporânea vai galgando seu lugar. Talvez alguns não entendam porque digo a nova literatura, mas a verdade é  que os autores menos visado ganharam seu espaço com muita luta e trabalho. E apesar das editoras nem sempre oferecerem comodamente estes espaços, o importante é chegar, agarrar o que for preciso e se fixar. Lógico que nem tudo que tem sido publicado é de boa qualidade, alguns são muitos bons e outros deveriam repensar suas escolhas mercadológicas. No caso de Tânia Lopes, não conhecia seu trabalho, sua escrita é muito poderosa. Narrativa dinâmica e viciante. Vamos conferir Insensatez.

Patricia é uma jornalista competente que sente -se presa em um ciclo vicioso de matérias sem nenhuma importância. O que ela quer é dar um furo e deslanchar. Agora ela está de olho na movimentação que está ocorrendo em sua cidade, parece que chefões do crime organizado resolveram se instalar na cidade. De maneira ousa Patrícia, convoca seu amigo Carlos, que é fotógrafo para invadir a fortaleza do novo chefão e tentar pegar flagrantes do que acontece lá. Porém algo dá muito errado e ela acaba prisioneira de um homem fascinante e extremamente perigoso.

(...) Num ato de coragem, Patrícia levantou o mínimo possível a tampa do baú. Não demorou a vislumbrar um homem de porte atlético parado em frente à janela. Dava mostras de estar com os olhos pregados em cada canto do jardim. Os cabelos bem cortados e escuros fizeram-na ter uma inesperada curiosidade por saber com o seria o rosto do italiano.(...)

Bem a escrita de Tânia Lopes tem um característica peculiar, porque ao invés de escrever capítulos com altos e baixos, ela segue sempre subido. Diálogos rápidos, e trama inteligente. A história de Patrícia e Marco é um romance que evita clichês e obviedades. Patricia é corajoso e Marco um sedutor. Quando ela se vê perdidamente apaixonada por seu captor percebe que está perdida. Ele não queria se apaixonar e luta para mantê-la afastada para que também esteja segura, já que tem muitos inimigos e muito com que lidar. Ao longo da trama Patricia descobre que nada é o que parece.

(...) Arrastou o braço sob o "colchão de pele quente"? Abriu os olhos constatando, alarmada, que usava a metade do corpo do italiano como colchão e os braços dele circundavam sua cintura. Um tremor a percorreu dos pés à cabeça; um fremir de pura e perigosa excitação. A colônia que ele costumava usar começava a inebriá-la. Jamais se esqueceria daquela maravilhosa fragrância.(...) "Oh, Deus... A atração que sinto por este homem é o meu maior castigo."(...)

Apesar da narrativa de Tânia Lopes ser bem escrita e fácil de ler, há uma ressalva a ser feita, ela simplesmente não deu um sobrenome ao protagonista. Sabemos que a moça é Patrícia Gomes e Marco, não tem sobrenome, é italiano, ótimo, mas... julguei isso uma falha passável. É sempre legal os personagens terem nomes e sobrenomes, de resto tudo bem. Vale a pena ler e se deliciar com este romance. Ele tem um pitada de policial, mistério, suspense e paixão. Recomendado.


Cotação: 
Verônica Sobreira - Formada em Letras, especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

12 comentários :

  1. Infelizmente é realidade que as pessoas estão cada vez mais esquecendo dos livros. O que me deixa contente é ver a Bienal lotadassa, ou seja, ainda tem gente que se interessa por livros sim. Adoro livros nacionais, pois tem muito talento escondido por aqui! Ainda bem que você curtiu esse :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mas um da literatura brasileira a entrar na minha lista.
    Sode ler a sua resenha eu me apaixonei pelo Marco... rsrsr e que capa em...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  3. A escolha da trama foi bem interessante.Se apaixonar por um chefão do tráfico,deve ser tenso!
    Fiquei curiosa em saber como Patrícia
    Gomes,vai resolver esse dilema.

    ResponderExcluir
  4. Olá Verônica!
    Eu amo nacionais ♥ Tem cada escritor maravilhoso por ai, tão bom quanto os estrangeiros. Eu particularmente acho esta capa muito bonita! Algo que me chama atenção é o fato de ter um italiano. Eu amo italianos ♥ ♥
    Está na minha listinha!!

    Beijos, Vi.
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro e também ainda não tive oportunidade de ler nada da autora. Curti bastante! E sem falar que esta capa é linda! Mas não recomendo andar por ir com ela, imagine você lendo isso dentro de um ônibus? Com que olhos as pessoas te fitariam? kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da capa, a história não me agradou, mas a capa chamou muito a minha atenção, muito linda.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu achei o enredo do livro bem interessante, mas ainda estou com um pé atras, eu adoro livros nacionais, eles tem me agradado muito, e que falha né, não dar sobrenome ao protagonista? mas tudo bem, isso podemos deixar passar, achei a capa hiper interessante hehehe.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Uow!
    Ainda não havia ouvido falar deste livro mas me encantei!
    A sinopse está mto bem feita e super me instigou a lê-lo!
    A resenha me deixou mais animada ainda!
    Me pareceu uma história bem original e intrigante!
    Adorei a capa tbm!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do livro, com certeza o leria! Concordo com você com o espaço que as editoras vem dando aos novos autores, a novo seculo mesmo li essa semana 4 livros de autores brasileiros muito bons!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bastante interessante a história já tinha visto uma resenha tal dia mas nem lembrava mais do enredo.Também me senti encomodada pelo fato do protagonista não ter sobrenone mas acho que isso não deve influenciar muito na leitura.É ótimo conhecer o trabalho desses maravilhosos escritores brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Bom saber que os autores nacionais estão ganhando o seu espaço, num país rotulado assim como você disse. Infelizmente esse rótulo rs.
    Achei totalmente incrível a premissa da obra e aterrorizante. Um furo de reportagem capaz de mudar o rumo da vida dessa personagem de um jeito imensurável. Fascinante.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu não conhecia esse lviro..e pelo que vejo é um romance cheio de ação, novidades, adrenalina e personagens incríveis... È muito bom conhecer obras maravilhosas e saber que são os autores nacionai que ecrevem.
    bj e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique