Escrita Criativa#2 - Quero ser escritor e agora?

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Maiteí, índios
Vamos ao nosso segundo texto sobre escrita. Confira.



Escrever não é um ato isolado, se você não for um bom leitor, será péssimo escritor. É claro que aquele clichê de "nada se cria, tudo se copia", nem sempre pode ser levado ao pé da letra. Criatividade pode ser para todos, depende quase sempre da capacidade que temos de realizar algo. Ora, se estamos acostumado a copiar a ideias dos outros, quão criativos seremos? Aperfeiçoar a ideia de alguém é uma coisa, copiar é outra bem diferente.Quase sempre, toda pessoa que se propõe a escrever acha que tem um livro dentro de si, é, até tem. Porém devemos lembrar que este "livro interior" está impregnado do texto de terceiros e por isso devemos ter cuidado com a influência destes diálogos na originalidade da escrita de um autor. É óbvio que nem sempre é fácil e isso torna os textos problemáticos, principalmente com relação aos gêneros a que se propõe. 

Ainda assim, aquele que se propõe a escrever tem meios para evitar isso. Quando se escolhe o gênero a qual se dedicará e passa a ler e pesquisar sobre o autor favorito que escreve o mesmo gênero fica difícil não pensar igual. Mas é neste momento que entra em ação a criatividade, porque poderíamos pensar em outras soluções para cenas e fatos que meu  autor favorito escreveu e que eu  escreveria de outro modo. E apesar da influência, entra em ação o nosso poder de decisão sobre este ou aquele personagem, cena, o que seja. Apesar da "sombra" do autor favorito, eu posso ir além do que ele escreveu e  modificar a partir disto criando a  minha  própria escrita.

Como se alcança esta perspectiva? Lendo principalmente, mas também observado os fatos a sua volta. Porque desse modo, mesmo que você escreva  a partir de seu autor preferido,  não vai transformar isso em um clichê e apenas compilar a história que você leu, e sim vai  partir do seu ponto de vista. Tenha sempre em mente que você quer se lido pela sua capacidade criativa e não porquê escreve igualzinho aquele autor que  gosta. Como afirma Anne Lamott: "Escrever é aprender a prestar atenção e comunicar o que está acontecendo."
Continua...

Verônica Sobreira - Formada em Letras, especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

10 comentários :

  1. Escrever é tudo de bom , mesmo que seja meio amador como é o meu caso e além de tudo nos leva para outra dimensão , assim vivemos varias vidas .
    Parabéns pela matéria !

    ResponderExcluir
  2. Como diz o ditado, nada se cria, tudo se copia. rs
    Mas concordo com você. Partir de uma ideia é uma coisa, plagiar é outra. E para sair do senso comum, o negócio é criar as próprias experiências, vivenciar o mundo. Afinal, ninguém "sente" a vida da mesma maneira.
    E na hora de escrever, o negócio é não pensar no sucesso em si, mas em como aquela trama pode ser bacana, em como ela pode refletir o autor, etc.
    Parabéns por mais um post sensacional.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bem legal seu post Ver,eu admiro quem tem o dom de escrever e encantar com o que escreve e as dicas que você postou aqui são super válidas...

    Acompanharei os post,apesar de não ter criatividade nenhuma para escrever...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era bem mais nova,tinha o sonho de ser escritora.Mas infelismente nunca tive talento para isso.Me consolava preenchendo linhas e mais linhas de vários diários.
    Bem... Mas uma coisa é certa!Ultimamente temos lido , vários livros bem parecidos uns com os outros. Falta originalidade!

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Cada vez mais os enredos nos levam aos mesmos lugares,algumas histórias são como se fossem copias exatas de outras,as vezes falta um pouco de criatividade mesmo.Mas eu não posso julgar nada pois sou péssima com escrita,meu forte mesmo e ler.O texto na minha cabeça até que fica bonitinho mas quando vou passar pro papel não sai nada de bom.

    ResponderExcluir
  6. Leio, leio muito, mas nunca conseguiria escrever algo pois sou péssima com as palavras, não consigo me expressar direito... não consigo nem dar informações para as pessoas na rua!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Eu já quis ser escritora, e já tinha até escolhido um gênero, só não tinha um autor favorito, e até hoje não consigo escolher só um...
    Mas tudo isso ficou só no sonho porque na prática eu era péssima, e não conseguia pensar em uma história, não era nada criativa. Então já desisti disso e vou continuar só lendo *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Eu gosto de escrever, mas só coisas pra mim, tipo pensamentos e coisinhas, nada muito sério. Prefiro mesmo ler, e acho incrível a capacidade das pessoas em criarem livros e textos tão incríveis, queria ter esse dom, mas acho que não tenho rsrsrs.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você. Todo bom escritor é um ótimo leitor. Buscar inspiração em outros livros é justificável, mas sou absolutamente contra o plagio. Lembro até hoje de um livro que li que era semelhante a Belo Desastre... Mas foi uma decepção pq a autora conseguiu acabar com o livro pq ficou muito parecido, mas super tosco... Desnecessário...

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o texto, concordo com ele plenamente, realmente para se ser um ótimo escritor temos que ser bons leitores, eu amo escrever, sei muito bem o caso da criatividade, da inspiração, sei que o que escrevemos pode ser que tenha semelhança com outro livro por exemplos, mas o mundo é assim, nem sempre aquela ideia será unicamente nossa, pode ter alguém que pensou como você, e é claro, que as vezes sem perceber ou com intenção escrevemos algo parecido com outro texto pelo simples fato de termos amado ele. O que lemos fica em nossa cabeça para sempre, na minha opinião.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique