Reconstruindo Amelia

terça-feira, 8 de julho de 2014

Reconstructing Amelia
Kimberly McCreight

Tradução: Carolina Alfaro
ISBN:9788580412857
Ano:2014
Páginas:352

Sinopse

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

Resenha por Ver Sobreira

Livros não servem só para te entreter. Servem também para chamar atenção sobre vários aspectos do mundo. Ficção é verdade, mas com total presença da realidade. Realidade sim, pois apesar de real e realidade  terem a mesma conotação, são coisas completamente diferentes, "pois toda realidade é real, mas, nem todo real faz parte da realidade." Por isso ao ler Reconstruindo Amelia de Kimberly McCreight não pude deixar de pensar nos alunos adolescentes com os quais trabalho, nem sempre a ordem das coisas estão perfeitas. Perfeição, também pode ser sinônimo de problemas, frustrações ocultas e uma vida perdida.


Kate Baron é uma advogada bem sucedida, sócia da firma em que trabalha. Batalhou muito para chegar onde está, e criou sozinha sua filha Amelia, fruto de uma relação a qual ela não gosta de falar muito. Amelia é uma adolescente modelo para sua mãe e sua escola, a Grace Hall. É boa aluna, obediente e não faz loucuras típicas de adolescente. Mas de uns tempos para cá ela vem enchendo a mãe de perguntas sobre o pai e sabe ou pelo menos desconfia que ela não está contado toda verdade. Neste meio tempo ela começa a receber  mensagens perturbadoras, e com isso ela vai se transformando em outra pessoa sem que Kate perceba. Num dia como outro qualquer Kate recebe um telefonema da escola dizendo que Amelia está suspensa e ela deve buscá-la. Apesar dos contratempos Kate consegue chegar a escola e qual não é sua surpresa quando recebe a  notícia de que Amelia está morta, suicidou-se ao se jogar do telhado da escola.

– Sra. Baron? – Era uma voz de um homem. – A senhora é Kate Baron?– perguntou ele, dando um passo à frente. – Onde está Amelia? – Kate se ouviu gritar.(...)  E, durante um longo e derradeiro momento, tudo o que havia era o som de seu coração batendo. A pressão das calças apertadas. –A sua filha Amelia...– o detetive tinha se abaixado também – ela caiu do telhado, Sra Baron. Ela... infelizmente não sobreviveu à queda. Lamento muito, senhora, mas sua filha, Amelia, faleceu.

A narrativa é daquelas sensacionais que te prende do começo ao fim. Alternando as pessoas da narração em que o narrador em terceira pessoa se coloca no lugar de Amelia e Kate, e fora o Graciosamente que é o blog de fofocas de Grace Hall e as trocas de mensagens do Facebook de Amelia; e uma surpresa terá  lugar ao final sobre quem escreve o Graciosamente, pois de forma maldosa e sem escrúpulos o jornal fala mal de tudo e de todos na escola.

O suspense é constante, um thriller moderno retratando um situação que como disse no começo é totalmente dentro da realidade. Há diversos questionamentos por parte de Kate sobre o que é ser mãe e como ela chegou nesta situação, já que ela e Amelia sempre foram unidas. Ela pensou estar fazendo quase tudo certo e no entanto uma tragédia se abateu em sua vida. O que irá consolá-la é o fato de  Kate não acreditar que Amelia tenha se suicidado, e isso leva a história  a níveis máximo de mistério. De forma dolorosa essa mãe irá descobrir que não sabia muito sobre a vida da filha que tanto amava principalmente de seus amores e suas dores.

A narrativa não segue para um final clichê, pois diversos personagens são duvidosos ao longo dela. Muitos deles são extremamente intrigantes como o diretor Woodhouse,  Jeremy, um amigo de trabalho de Kate, a professora de inglês, Liv, entre outros. O interessante de Reconstruindo Amelia que não é apenas a reconstrução de um suposto suicídio, mas também a reconstrução do relacionamento de mãe e filha após a morte de uma delas. Fora outros aspectos igualmente importante que nos chama atenção que nem sempre alguém de personalidade relativamente extrovertida é exatamente o que parece ser.

Sem sombra de dúvidas Reconstruindo Amelia é uma dos melhores thriller que li nos últimos tempos e por isso RECOMENDADÍSSIMO. Vou deixar para a história de AmeliaStory my life do One Direction, pois te muito haver com ela, e o que ela gostaria de ter vivido.

Story of My Life

Written in these walls are the stories
That I can't explain
I leave my heart open
But it stays right here empty for days


História da Minha Vida

Escrito nessas paredes estão as histórias
Que eu não consigo explicar
Deixo o meu coração aberto
Mas ele fica bem aqui, vazio por dias...


Cotação: 

Verônica Sobreira-Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

7 comentários :

  1. Eu preciso desse livro,agora,nesse momento,parece ter prendido de uma forma arrebatadora e eu amo um thriller bem escrito...

    Sua resenha me conquistou definitivamente.....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Não leio muito livros desse gênero, mas sua resenha chamou minha atenção e fiquei super curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Sou mãe de uma adolescente e morro de medo que algo deste tipo aconteça.Afinal,a gente nunca sabe totalmente o que se passa na cabeça dos jovens.
    Gostei muito da resenha e pretendo ler com toda certeza!

    ResponderExcluir
  4. Caramba que resenha é essa.
    Não sabia que esse livro era assim.
    E fiquei muito insteressada no livro. Preciso desse livro.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Desde o lançamento desse livro já fiquei interessada.Consigo imaginar toda a dor de Kate ao descobrir os segredos de Amelia e também ao se questionar se ela era uma boa mãe ou se tivesse se mantido mais perto da filha isso não teria acontecido.
    O livro é um ótimo thriller e uma ótima reflexão!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser incrível! Está lá no topo da minha lista de leituras!!
    Acho que a história é fascinante por conseguir abordar a solução de um "mistério" e também o relacionamento entre a mãe e a filha. Parece-me aquele tipo de livro que te faz pensar sobre o que faria na situação dos personagens e também refletir sobre a vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Este livro me foi recomendado pela vendedora da livraria, estou com ele em mãos e adorei sua resenha. Amo livros assim, e este ja tinha me prendido a atenção lendo a sinopse, depois da sua resenha não vejo a hora de começar xD

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique