Escrita Criativa#1 - Quero ser escritor e agora?

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Maiteí, índios

Estou estreando uma nova coluna, sobre querer ser escritor e possíveis caminhos para isso. Não sei com que frequência será atualizada, mas farei o possível para escrever a cada 10 dias e quem sabe outras pessoas escreverão. Confira!










Primeiramente vou logo dizendo, não quero ser escritora, pelo contrário quero descobrir bons escritores. Mas quero escrever para descobrir pessoas que escrevam, e bem. Nesta era em que tudo que é analógico está indo "pelas cucuias"1 e o digital e virtual tomam conta, muita gente quer ser escritor, mas poucos sabem realmente escrever uma história. Observem, escrever não é  nenhum "bicho de 7 cabeças", mas  ser criativo e criar uma narrativa espetacular, a isso sim, é outra coisa.


 Estamos no século XXI e hoje já não se  pode mais admitir que um escritor não tenha o mínimo de domínio das regras básicas de escrita; já não se pode mais deixar por conta dos editores e revisores a revisão básica de um texto. Se você pensa assim, este é o seu primeiro passo errado como futuro escritor, com possibilidades de ser publicado. Apesar do advento do e-book sabemos que o livro físico seja como fonte de entretenimento, conhecimento ou objeto não vai acabar. No livro –Não contem com o fim do livro, o grande escritor e ensaísta Umberto Eco, faz uma preleção sobre sua própria contradição. Ele disse que não gostava dos e-books em outra ocasião, e que este iria acabar com os livros físicos. Tempos depois ele afirmou: 
" ...A propósito, o computador depende da eletricidade e não pode ser lido numa banheiro...logo, o livro se apresenta como uma ferramente mais flexível (...) O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez inventado, não podem ser aprimorados(...)2
Com essa afirmação de Eco, só podemos prever que cada vez mais surgirão escritores, sendo publicados em livros físicos ou digitais, os teremos. Mas es que surge a questão da qualidade. E quando falo em qualidade, estou falando de escrever bem em todos os sentidos, seja  com relação a  história, seja com o domínio da escrita. Claro, muitos serão ou não publicados por grandes editoras, porém  com o surgimento das plataformas de auto-publicação qualquer um, repito qualquer um pode se publicar. Mas, e como se vender?

Na hora de se vender é que ocorrem os problemas, e mais problemas, pois muitos autores também  revisam seu próprio material, sem oferecê-lo  a uma outra pessoa para criticá-lo. Revisar é um dos piores trabalhos da cadeia editorial, pois é atribuído ao revisor a culpa de todos os pontos, parágrafos, concordâncias, etc... que estão errado no texto, principalmente se este revisor, revisa sozinho sem ninguém para revisá-lo. Preste atenção sobre isso, por isso  não basta querer ser escritor tem que saber escrever, não só criar, deve-se perceber que se faz parte de uma cadeia muito maior que está atrelada a várias outras situações e fatos.
Continua...

1-cu.cui.a
sf.1. Fim, malogro [Us. na loc. ir para a(s) cucuia(s).]
[F.: Var. do top. Cacuia, nome de um cemitério carioca
Ir para a cucuia
1 Bras. Pop. Morrer.
2 Fracassar, malograr: Com essa chuva, nosso passeio foi para a cucuia.
http://aulete.uol.com.br/cucuia
2-Eco U, Carrière JC.  O livro não morrerá. In: - Não contem com o fim do livro. Editora Record. 2010 pag:16-17



Verônica Sobreira- Formada em Letras, especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

6 comentários :

  1. Oi, Vê
    Achei super interessante esse post. Essa nova coluna irá ajudar quem sonha em ser escritor. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal sua iniciativa !

    No meu caso eu prefiro ler o que os outro escrevem do que eu mesma escrever hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Para quem tem vontade de se tornar escritor(a),com certeza irá se beneficiar da sua ótima ideia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Verônica!
    Adorei essa coluna.
    Vai incentivar muitas pessoas que querem ser escritor. Eu não levo jeito pra isso, mas é sempre bom adquirir conhecimento.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Adorei a coluna!
    Quando eu era mais nova adora escrever de tudo,poemas,textos e histórias mas com o passar dos anos fui perdendo essa vontade e passei apenas a acompanhar e ler essas coisas.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana essa coluna, bem esclarecedora!
    Acho que muita gente se arrisca sem conhecimentos básicos e outros tantos desistem por não saber o que fazer. Aí complica bastante.
    Talentos nós temos por aqui, mas falta incentivo e preparo.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique