A Vida do Livreiro A.J.Fikry

terça-feira, 1 de julho de 2014

The Storied Life of A.J.Fikry
Gabrielle Zevin
Editora Paralela

Tradução:Flávia Yacubian
ISBN: 9788565530668
Ano:2014
Páginas:192

Sinopse

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.
Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.

Resenha por Ver Sobreira

"Livrarias atraem o tipo certo de gente"
A. J. Fikry, dono da Island Books em Alice Island.

Para começar a conversa este deveria ser meu último livro de Junho, mas é o primeiro de Julho. Com isso não estou conseguindo alcançar a meta imposta por mim mesma =( , ler pelo menos de 7 a 8 livros por mês. No último mês só li 4, pouco. Outra coisa, nunca li livros pela capa, mas com esse acabei descobrindo – porque pensei em outros que li pelo mesmo motivo ,– que  leio sim pelo título. Estava lá na Saraiva e vi este livro, o título me chamou atenção, foi semana passada. Estava com  um precinho bom então... Sabe, este é um daqueles livro que é uma mistura de comédia de costumes e comédia romântica, algo oscilante entre os dois subgêneros, porém o melhor deste livro é um livro que fala de livros, para quem ama livros. Mas também é um romance, fala de relacionamentos, de entender o que é o amor e o que é amar. Pessoas comuns, em situações comuns, mas que te fazem refletir sobre a vida, sobre acolher o próximo, sobre escolhas.

A.J.Fikry é um livreiro, um cara recluso que ficou pior com a morte da esposa. Em sua livraria a Island Books, a única de Alice Island, – que é a sorte dele –, só mantém livros que vendam, seu estoque é pouco, quase nenhum e tem sérias restrições a vários gêneros, ou seja, o terror dos distribuidores de livro. Mas o slogan da livraria é um dos melhores " ISLAND BOOKS - A única fonte de boa literatura em Alice Island desde 1999. Nenhum homem é um ilha; cada livro é um mundo", com este lema uma livraria não pode dar errado. O que ocorre é que está tudo indo por água abaixo. A.J está desinteressado em tudo, planeja vender um livro raro, o Tamerlane, o primeiro manuscrito de Edgar Alan Poe, vender a livraria e se aposentar.  Porém as coisas não acontecem como ele planeja porquê: em uma noite seu livro raro é roubado e semanas depois aparece um misterioso pacote em sua livraria, essa e outras situações inusitadas irão mudar a vida de A.J para sempre.

(...) Depois de fechar a loja, A.J sobe para vestir a roupa de corrida. Sai pela porta da frente da loja e, como já virou costume, deixa destrancada.(...)ele se apoia na porta, e ela abre. sabia que não tinha trancado, mas tem certeza de que não deixou aberta. Acende a luz. Nada parece fora do lugar.(...) Desliga a luz(...) quando ouve um grito agudo (...) no chão, uma bebê, uma grande bebê, pensa A.J. Ela tem cabelos espessos, castanhos-claros e muito cacheados; olhos azuis cor de centáurea  e pele bronzeada. É uma coisinha linda.

Bem, trata-se de Maya e, ela é o pacote que vai mudar a vida de A.J. A chegada da bebê fará A.J questionar sua vida e sua perda de vontade sobre vários aspectos dela. A garotinha recém-chegada transformará incondicionalmente o nosso livreiro. No primeiro momento reluta em ficar com a menina, já que a mãe pede isso no bilhete que deixou com a criança, mas depois a ideia começa a soar como perfeitamente normal e possível para A.J e ele não pensa duas vezes. Maya vai ser a luz que A.J precisava para enxergar o mundo de modo mais esperançoso. E daí, através da convivência destes dois o livro de pouco mais que 170 páginas faz um passeio sobre grandes clássicos e livros mais populares.

A vida do livreiro A.J. Fikry é o oitavo livro de Gabrielle Zevin, porém pelo que pesquisei o primeiro a ser publicado aqui. A narrativa é impecável, em terceira pessoa, com muitas surpresas e reviravoltas. A história contada ponto a ponto a partir da perspectiva do que A. J lê é interessante. Quando começamos a ler parece que será um daqueles livros maçantes com história arrastada, mas não. É um história bonita, uma leitura para refletir e  também para se divertir, pois A.J é um cara irônico sem querer ser. O ritmo narrativa é bem diferente do comum, que te deixa oras em suspense e expectativas e vez por outra simplesmente satisfeita por ler este livro.

Temos personagens interessantes, como o policial Lambiase; a cunhada de A.J, Ismay e o marido desta, Daniel Parrish, um escritor cínico e mulherengo; e o interesse romântico de A.J, Amelia, a representante de livros que conhecemos no início da narrativa. A.J a trata muito mal na primeira vez em que se encontram e o pensamento sobre isso irá acompanhá-lo por pelo menos 4 anos à frente.

Em suma, este livro é um daqueles que já vale a pena ler só por falar de livros, e quando a narrativa se sustenta pela beleza e pela mensagem é para ler mesmo. Recomendado.

Clique AQUI e participe de um quiz muito legal sobre este livro

Cotação:

Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog




7 comentários :

  1. Fiquei muito surpresa com a sua resenha,não imaginava que esse livro fosse tão lindinho assim,romance,relacionamentos e as mudanças da vida misturados a livros e mais livros... Me parece perfeitooooooooooooo......

    Já quero ele para mim...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Já li algumass resenhas sobre esse livro e todas positivas. Quero muito ler. Adorei a premissa do livro. A capa é simples, porém muito bonira.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da sinopse e também da sua resenha . Enfim parece ser um livro ótimo !
    A capa também é bem atraente :)

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro.
    Parece ser um livro reflexivo e emocionante.
    Já está entre os meus desejados.

    ResponderExcluir
  5. Olá Verônca!
    Não conhecia esse livro. E se fosse olhar pela capa, não me chamaria a atenção, mas pela sua resenha parece ser um livro, muito lindo. com uma história muito interessante e impolgante.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    O livro parece ser ótimo mesmo.
    E a chegada de Maya foi o que devolveu a A.J. aquela vontade de viver.
    Gostei dele conseguir amar novamente,e seguir feliz ao lado de Amelia.
    Estou bastante curiosa com a leitura desse livro mesmo ele sendo curtinho.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido opiniões bem contraditórias sobre esse livro e ainda não decidi se leio ou não! rs
    Mas gosto da proposta e acho que realmente há uma mensagem para refletir. A narrativa parece um belo diferencial, tornando a trama envolvente e "empática".
    O negócio é arriscar! rs
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique