A Máquina de Contar Histórias

sábado, 12 de julho de 2014

A Máquina de Contar Histórias
Maurício Gomyde
ISBN:9788581635040
Ano:2014
Páginas:192

Sinopse
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Resenha por Ver Sobreira

Livro bom é aquele que, quando você termina, tem vontade de ficar amigo do escritor.
É impossível não começar esta resenha com essa afirmação indiscutível, e porque também ela está estrategicamente na página 150 deste livro. Sempre penso que estou preparada, mas nunca, nada pode nos preparar para ler algo que escreve Maurício Gomyde. Há mais de dois anos quando  firmamos parceria com este autor, já percebia que seu caminho era para cima, isso foi no lançamento de seu segundo livro,  de forma independente, Ainda não te disse nada. Passado este tempo a escrita dele cresceu, e o que é melhor, amadureceu e tornou-se incrível. Em A máquina de Contar Histórias as palavras fluem com tanta facilidade e nos conta uma história tão emocionante que parece algo pronto para um filme. Não vou compará-lo a Sparks, – porque  Maurício  está se tornando tão grandioso quanto –, mas porque também ele me faz mais sorrir de que chorar com suas NARRATIVAS, é, em maiúsculo mesmo.

Personagens cativantes essa é a história de A máquina de contar histórias. Vinícius Becker é o maior escritor do país, conhecido internacionalmente, ele está no auge de sua carreira literária. Porém na noite do lançamento de seu décimo livro, o esperado acontece de forma inesperada. Sua esposa, Viviana, que a mais de 4 anos lutava contra a leucemia perdeu a batalha para doença. Tudo poderia ser menos pior se Vinícius estivesse ao lado dela, segurando sua mão como havia prometido. Diante desta situação inevitável, ele retorna ao lar na hora do enterro de seu grande amor e tem que enfrentar o desprezo de sua família, principalmente de sua filha mais velha, Valentina.

(...) Valentina sentou de volta, soltou o prato na bancada de forma violenta e berrou: – PORQUE ISTO AQUI É TUDO, MENOS UMA FAMÍLIA! – Pois, se não era, a partir de agora vai ser. – EU TE LIGUEI MIL VEZES QUANDO ELA MORREI! E A MERDA DO SEU CELULAR SÓ DAVA DESLIGADO, COMO SEMPRE! - ela continuou berrando, cada vez mais alto.– Desculpa, filha. É que.– Sabe por que eu liguei? – Os dentes de Valentina estavam travados, ela espumava pela boca. – Porque era você quem deveria estar aqui ao lado da mamãe.(...)

Podem imaginar o drama que Vinícius tem pela frente? Certo, ele foi desleixado com a família, mas por um motivo que julgava justo; ele negligenciou o amor de sua vida,  mas também como lidar com uma situação inevitável, quando uma das pessoas que mais ama no mundo vai deixá-lo?; e por último, mas não o final, também deixou de lado as filhas, as pessoas que mais iam precisar dele quando o momento crucial da perda chegasse. Como lidar com tudo isso? Ele fez a opção, e a opção foi meter a cara no trabalho, perseguir o sucesso para deixar de lado a dor. Viviana era compreensiva, ele sabia, ela entendia, mas ele esqueceu-se de Valentina, sua filha mais velha e de Vida, sua fadinha. A reconquista do amor, o perdão e a superação do caos em que tornou-se esta família, será uma tarefa para Vinícius, erros, dores , felicidade e amor terão lugar a partir destes acontecimentos.

Vou parar, porquê quanto mais falar da história, mas quererei contá-la, mas  devo falar é a verdade. Temos em A máquina de contar histórias um material de primeira qualidade, uma escrita primorosa e a indiscutível  afirmação da escrita de um autor que só começou a nos encantar. Cinco, cinco livros e percebemos o quanto Maurício Gomyde vai nos entreter, nos desafiar, nos fazer sorrir e chorar  com as suas narrativas. Porquê a emoção, o frisson da leitura estes jamais o sr. Autor deixará a desejar. Cenas maravilhosamente descritas e escritas e que te deixam com a sensação de um filme passando, esta é uma das marcas irrefutáveis  das histórias de Maurício Gomyde. Narrativa MARAVILHOSA,  boa de ler, de querer virar a página a página sem parar, de vivenciar e conviver com os conflitos dos seus personagens

(...) "O acaso decidiu, e a lógica desandou. Mas nunca se esqueça do resto de nossa canção: 'Nós somos feitos um pro outro, pode crer. Por isso é que eu estou aqui' Eu te amo demais e saiba : você é o melhor homem, companheiro, amante e pai do mundo. Quando vir esta mensagem, hoje, amanhã, ou quando for a hora, eu estarei pensando em você. Se não aqui, ainda nesta cama, certamente lá do céu. Um beijo inesquecível da sua fã número 3."(...)
Espero que com este quote entendam o que quis dizer, ou melhor, quero  com este quote fazer vocês lerem e conhecerem este talento. A literatura nacional está se destacando, e como  a literatura de qualquer  outro país, há autores fantásticos e outros nem tanto. Maurício Gomyde, como este livro alavancou-se para a categoria dos fantásticos, a anos luz longe da mediocridade, à frente de algo que pode tornar-se estrondoso para uma nova geração de escritores. Parabéns a editora Novo Conceito com seu selo Novas Páginas por esta  aposta sem blefe.RECOMENDADÍSSIMO.



Cotação:


Verônica Sobreira - Formada em Letras, especializando-me em Crítica  e Produção Editorial. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert" em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério -  Administradora do Blog


8 comentários :

  1. gente eu sou uma das poucas que não gostei do livro.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Eu estou simplesmente louca para ler esse livro,sua resenha me emocionou e me cativou e não vejo a hora de chegar a vez dele na minha infinita lista de livros a ler....

    Resenha linda Ver,me emocionou de verdade...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha. Só aumentou a minha vontade de ler esse livro. Parece ser uma história muito emocionante.
    Adorei a sua primeira citação. Super verdade.

    ResponderExcluir
  4. Nem sei o que escrever sobre esse livro , ele é simplesmente o livro que estou mais ansiosa para lê-lo , ainda não o comprei mas, ele parece ser realmente bom !
    Já vi muitos elogios sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler sua resenha e sentir daqui sua empolgação.
    Já havia lido algo sobre o livro e autor e pretendia saber mais sobre essa história. E vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Que livro mais maravilhoso!
    No começo não sabia se sentia raiva ou pena de Vinícius,acho que também não o perdoaria tão facilmente.
    Tenho certeza que essa luta dele tentando reconquistar suas filhas e reerguer sua família depois desse grande momento difícil vai me tirar lágrimas e sorrisos.Estou ansiosa para a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente, estou apaixonada por esse livro sem ter lido ainda! Que história sensível e tocante. Acho que todo mundo deve se identificar em algum ponto com o drama dessa família.
    É lindíssimo ver alguém buscando reconstruir o relacionamento familiar, aprendendo sobre o outro e sobre si próprio.
    Esse é o livro que mais quero ler no momento. Tenho certeza absoluta que vou amar!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre via esse livro, só olhava a capa e nunca gostei. Mas lendo mais sobre, o que eu estou esperando para ler? Gosto de dramas, de livros que me façam chorar! Deve ser bem triste e deve ser emocionante o decorrer na história para ele reconquistar tudo.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique