A arte como manifestação de resistência - Literatura e Cinema

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Manifestantes tailandeses usam saudação de ‘Jogos Vorazes’ para protestar



BANGCOC — Os manifestantes contrários ao golpe de Estado na Tailândia se inspiraram em Hollywood e adotaram uma saudação de três dedos, a mesma do filmes “Jogos Vorazes”, para protestar contra as tropas militares no país. O Exército informou que está ciente do gesto feito nas ruas e avisou que os tailandeses vistos fazendo o sinal em encontros políticos com mais de cinco pessoas podem ser detidas.... AQUI


E nos últimos tempos mais e mais os ares de repressão estão dominando as conversas e impressões das pessoas pelo mundo. Já não é raro ouvir jovens que nem viveram os períodos negros dos governos sejam latinos ou orientais sobre a ditadura, memória de um tempo não vivido. Mas o que a literatura tem haver com isso?

Tudo, pois ela sempre é a primeira a ser perseguida, os livros abrem as mentes. Prova disso ocorreu hoje na Tailândia onde um simples gesto coube mais que palavras, é clichê "mas a vida imita a arte". O gesto de Jogos Vorazes, nascido na literatura e eternizado pelo cinema, foi o protesto escolhido por jovens e velhos em uma Tailândia ditatorial, contra um golpe militar e o governo pretende reprimir  a quem for pego repetindo o gesto.

Na literatura o real e a ficção se funde e criam uma nova realidade. A situação na Tailândia e em outros lugares mudo afora pede-se que se recorra a algo fora da realidade para resistir, porque essa, essa sim, é a verdadeira função da literatura.Walter Benjamin, em um ensaio intitulado “O autor como produtor”, refletiu sobre a literatura com efeito de engajamento, como unir a tendência política com a literária. Qual não seria a surpresa dele hoje se observasse a reprodução dos "ensinamentos" literários como reflexão politica, porque o que ele defendeu, a subordinação do político ao literário como uma maneira de produzir efeito ao leitor fez efeito hoje, "abalando suas convicções e impedindo que a obra seja apenas um meio de entretenimento".

Eis que Jogos vorazes ganhou hoje o status da arte em vias de engajamentos, um gesto de resistência dos personagens tornou-se a bandeira de protesto sem violência de muitos tailandeses que não se conformam com o golpe militar.
Na ausência de líderes definidos, os opositores ao golpe estão organizando protestos “surpresa”. Os manifestantes marcam um ponto de encontro nas redes sociais e se reúnem em lugares onde não são esperados pelas tropas. A saudação é o mais novo elemento presente.
O gesto transformou-se em objeto de consumo do protesto por parte de um coletivo que não aceita a imposição do governo, um NÃO ao golpe militar. O governo vê nisso uma afronta e usará de todos os meios para impedir a insurgência; a cultura em defesa da liberdade. Um gesto dentro  de um livro, reproduzido em  um filme tornou-se um símbolo de resistência.  E não é esse o papel da literatura?

As distopias estão se tornando presentes, observem.

5 comentários :

  1. cara achei válido e um tanto quanto interessante eles usarem o gestor para lutar contra a repressão do governo, mas engraçado que o pessoal ve o sinal e já vai querendo deter as pessoas. tão com medo do que?
    eu hein, esse munda ta uma merda mesmo.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Foi a forma que encontraram, para chamar à atenção contra os desmandos do governo repressor.
    E o filme mundialmente conhecido,ajudou e tornou os problemas do povo mais conhecidos.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a literatura e o cinema contribuirem para os protestos da juventude. E ficou melhor ainda pelo protesto ser pacífico.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Estou desenvolvendo meu tcc sobre blogs literários e o seu blog foi um dos selecionados para a pesquisa. Enviei um e-mail para o endereço do blog com o título: "Pesquisa: Blogs literários como ferramenta de mediação de leitura" explicando algumas coisas, assim que poder dá uma olhadinha lá.
    Obrigada e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que é exatamente esse o papel da literatura,seja de que gênero for,instigar,desenvolver e em alguns momentos servir de exemplo.

    Adorei o texto Ver!!

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique