Almanova

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Incarnate
Jodi Meadows
Editora Valentina

Tradução:Ana Resende
ISBN:9788565859172
Ano:2013
Páginas:288

Sinopse
ALMANOVA Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê.
SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre...
HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?
“Incarnate tem algo de estranho e intrigante. Algo novo. Não dá vontade de parar. Precisamos, e como, saber como será o desfecho disso tudo.” Robin McKinley “Ao mesmo tempo lírico e provocador. Incarnate é aquele tipo de livro que nunca nos abandona. Eu amei!!!” Rachel Hawkins “Uma palavra: IMPRESSIONANTE! Quer mais palavras? Vai nutrir sua alma e mexer com a sua cabeça!” Jeri Smith


Resenha por Ver Sobreira

ÀS vezes esperamos uma coisa de uma leitura e encontramos outra. Eu havia passado o livro Almanova para um colaborador e acabou não dando certo, e resolvi lê-lo. Tal qual não foi minha surpresa pela narrativa moderna  e impecável de Jodi Meadows. Com toques de fantasia, ação e romance esse  entrou para galeria de melhores livros. A história tem uma trama complexa porque trata de um assunto delicado: reencarnação, não no tocante a crença  e sim, em se pensar sobre a imortalidade da alma.

Há dezoito anos Ana nasceu, só que algo deu errado já que em Heart todas as pessoas já viveram muitas vidas e reencarnaram para encontrar seus entes queridos. Durante estas vidas a alma acumula experiência para não repetir erros e nem morrer da mesma forma se a morte foi violenta. Porém com Ana é diferente, ela não tem experiência alguma, quando nasceu deveria ter encarnado a alma de Ciana, mas o que ocorreu?. Ciana morreu no dia em que o templo escureceu, e ninguém jamais compreendeu porque ela não voltou. Em seu lugar nasceu uma sem-alma, ou melhor, uma Almanova. Ana é esta alma e ela saí em busca de sua origem para saber porquê  isso aconteceu. Seu pai, Menehem a abandonou assim que nasceu e sua mãe Li  por conta disto, também a despreza. Quem é Ana?

EU NÃO RENASCI. Aos cinco anos, percebi como isso me tornava diferente.(...)Todos os outros se recordavam de uma centena de vidas antes desta. Eu precisava saber por que não conseguia me lembrar de nada (...)

Jodi Meadows tem uma escrita fascinante, ouso dizer que o livro não precisaria das criaturas fantásticas, da fantasia criada para tornar a história de Ana, Sam, o Range, Janan bem críveis. Há de lê-lo de mente aberta, pois Meadows trata de conceitos complexos para entender os processos do nascimento de Ana e também sobre a perpetuação da alma. São necessárias quantas vidas para  que o ser humano se aperfeiçoe  e seja perfeito? A fantasia é um quê a mais onde já temos uma história forte e consistente. O romance é sutil e está florescendo aos poucos. É possível perceber que os melhores momentos ficarão para o próximo livro Almanegra, mas mesmo assim há momentos de incrível ternura e emoção entre os protagonistas.

Ana é uma personagem que amadurece ao longo da história. Ela não tem medo, mesmo quando está em uma situação adversa. Ao conhecer Sam, ela passa a enxergar coisas que não via. Ele pelo seu lado, vê em Ana algo de muito especial e quer tê-la como protegida e depois muitos mais do que isso. Em vista disso, nasce  uma relação de mútua confiança em que Sam fará o que for possível para protege-la. A chegada de Ana à cidade vai gerar diversos conflitos, porém os propósitos dela não esmoreceram. Ana confia em Sam, mas teme as outras pessoas, muitas acontecimentos tentarão paralisá-la.

(...) Não importava o que ele dizia sobre eu ter poderes. Era apenas uma borboleta para todos e por que alguém em  sã consciência salvaria uma borboleta  de ser desprezada por um gato? (...)

"Quanto tempo as Borboletas vivem depende de muitos fatores, depende da espécie da Borboleta, aonde a Borboleta vive, da ação de predadores, do tamanho da Borboleta. Na natureza as Borboletas estão expostas a ação de muitos predadores, como os pássaros e outros animais. 
Entre duas semanas a um mês é a expectativa média de vida de uma Borboleta, a Borboleta Monarca (Danaus plexippus) pode chegar a viver até 9 meses
http://www.borboleta.org/2011/08/vida-da-borboleta-o-tempo-de-vida-da.html"







No começo dessa linda história Ana se compara a uma borboleta porque crê que tem pouco ou valor nenhum,mas ao longo da narrativa se descobrir além das expectativas dela mesma.  A borboleta, renasce de uma lagarta em um ciclo de vida infinito, será que Ana descobrirá enfim,  inefabilidade da alma? Se falar mais deste livro vou acabar contando toda história e ai vai perder a graça de uma leitura excepcional. Recomendadíssimo. Aguardemos ansiosos Almanegra e InfinitaNão costumo falar de diagramação e capa de livros, mas a editora Valentina fez um belo trabalho nesta edição. Não deixem de conferir, vale muito a leitura


Cotação:



Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog


8 comentários :

  1. Gostei muito da sua resenha. Tinha outra ideia do livro, fiquei surpreendida. Com certeza, quero ler. A capa é muiro bonita.

    ResponderExcluir
  2. Vê eu amei o livro mas também achei que a autora sobrecarregou ele demais com muitas informações. Digo isso em questão a misturar tantos elementos e gêneros juntos, como a distopia (ainda que pouca, pude ver alguns traços do gênero), fantasia e a religião, mas ainda assim a história é bem complexa e muito bem bolada. Também estou doida por Almanegra e Infinita, e espero que a autora consiga manter a qualidade da escrita, e que venha responder a diversas perguntas que ficaram em aberto. Eu pelo menos tenho umas 10, rs.

    Ótimas resenha V!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thai, obrigada pela visita, eu tentei ver essa questão religiosa que ela formou bem aparte já que ela faz questionamentos e não propriamente se fixa na religião porque se fosse assim já era um dos motivos para eu não gostar. É verdade que muitas perguntas ficaram em aberto. Achei como disse na resenha que ela não necessitava do elemento fantasia para sustentar a história, mas eu gostei ela escreve muito bem.

      Excluir
  3. cara eu sou curiosa para ler esse livro, não sei se curtiria tanto, mas a história me chama muito a atenção, por isso acho que vou dar uma chance pra ela.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Li duas outras resenhas do livro que me deixaram sem saber se o leria ou não.
    A sua resenha me fez pensar na história de forma positiva!

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me fez querer ainda mais ler esse livro! Bom... eu já comecei, em um daqueles dias que você se dá ao luxo de passar uma tarde completa sentada na livraria, alternando as leituras, decidindo o que comprar. E, infelizmente, Almanova não foi uma das minhas aquisições, porque acabei por escolher completar logo as minhas séries já iniciadas, mas enfim, com certeza estará nas próximas. Parece apaixonante :3

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente gostei da capa com a borboleta estampada,pois decorei meu quarto com borboletas bem parecidas.
    Mas quanto a história,fiquei na dúvida quanto ao lê-lo ou não.Esse tipo de leitura não chama minha atenção.Mas quem sabe eu leia?!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro =)
    Teve todos aqueles concursos, super publicidade nele... realmente a editora tá de parabéns. O enredo me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique