A Cidade dos Segredos

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cross My Heart
Sasha Gould
Editora Novo Conceito

Tradução:Luiz Gonzaga Fragoso
ISBN:9788581633121
Ano:2014
Páginas:256

Sinopse
Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?


Resenha por Ver Sobreira

O mais curioso de um livro é quando o nome que o autor dá não combina. Este livro é um exemplo e nos raros casos que ocorre quando ao traduzir  a editora opta por um nome melhor para narrativa, esse é o caso deste livro. Tendo como pano de fundo a cidade de Veneza de 1585, – que é também uma protagonista – A cidade dos segredos é uma narrativa surpreendente, cheia de mistérios e suspense. Pasmem li em mais ou menos  5 horas. Não leio o livro pela capa, ela remete-se aos carnavais de Veneza e a narrativa parece uma dança das cadeiras.

Laura foi  a interna em um convento, pois seu lhe disse não ter condições de cuidar dela. Sem opções ela será iniciada na vida religiosa mesmo a contragosto, apesar de obedecer não se conforma com a situação. Dá mesma forma que chegou sem muita explicação, no meio da noite ela é levada diante da abadessa do convento que lhe avise que seu pai a quer de volta. Laura que sente falta da irmã, Beatrice, se anima com a possibilidade de voltar para casa. chegando a casa descobre que sua irmã morreu de forma misteriosa, e que sua volta nada tem haver com o desejo do pai de te-la por perto e sim para assumir o lugar de sua irmã em um noivado indesejado com um homem que ela nem conhece. Dessa forma ela começa a a perceber em que situação de penúria encontra sua família, principalmente após conhecer Vicenzo, o noivo, um homem velho e asqueroso. Diante de uma situação inevitável e muitos segredos, Laura é abordada por um grupo de mulheres que se denominam sociedade secreta das mulheres de Veneza, a Segreta. A partir daí Laura fará um pacto para que possa se desvencilhar do casamento indesejado e quem sabe descobrir mais sobre a misteriosa morte da irmã.

Meu coração tem um sobressalto. Isto é uma armadilha, penso.Uma das figuras se aproxima de mim, e me afasto, meus olhos movendo-se ao redor, em busca de uma saída. A mulher ri por trás da máscara de penas. O grupo  inteiro chega mais perto de mim, fechando o círculo. – O que vocês querem de mim? - digo. – Quem  são vocês? Uma mulher alta dá um passo adiante. (...) – Bem-vinda à Segreta, Laura – ela diz.

A trama de A cidade dos Segredos é bem interessante, pois  além de passar na época renascentista tem como base a história  da formação da Itália, época dos ducados e  as algumas cidades como: Pisa, Gênova, Florença, Milão e Veneza exerciam o poder econômico e político. Laura é uma personagem que cresce no universo aristocrático de uma família falida, por dívidas de jogos de azar.  A narrativa perde um pouco no sentido de ser curta,  você acha ao ler que o livro vai muito além e quando percebe acabou, porém apesar disso a autora  trabalha com  muitas descrições e sentidos.

As doses de mistério e suspense são boas,  as vendettas, os amores não realizados, são elementos a soma em um trama curta, mais cheia de nuances. A história é composta de fragmentações que ao longo da trama se completam um acontecimento que  é mencionada lá pelo meio do livro de forma banal,  será o fio condutor que resolverá a narrativa, pois o que te prende são as histórias da sociedade secreta e os motivos do porquê ela  foi formada. O romance é algo que fica em segundo plano já que os mistérios é que sustentam a narrativa. Recomendado, pois é uma surpresa interessante.


Cotação:




Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog

8 comentários :

  1. Oi Vê, curti muito sua resenha, adorei saber que leu em 5 horas e isso é o máximo quando acontece, não dava muito para o livro e sua resenha me fez olhar com outros olhos!!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-como-viver-eternamente.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Verônica
    Adorei a sua resenha. Tenho esse livro aqui em casa. Vou ler. Adoro a cidade de Veneza.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha Ver. Eu tenho livro, e apesar de achar a capa muito bonita, nunca senti muita vontade de ler. Pois, lendo sua resenha mudei completamente de ideia sobre ele.
    Assim que possível irei ler e conferir esta história. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ganhei esse livro faz um tempinho em um sorteio, mas ainda não o li. Acho que deve ser bem interessante a história, tomara que eu goste.
    Adorei a resenha!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lendo sua resenha,fiquei aqui louca para ler o livro.Quando sei que tem um mistério na trama simplesmente não resisto.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a sua resenha, parece ser o tipo de livro que prende realmente a atenção do início ao fim. Entrou para a lista, que está um pouco (muito) grande, especialmente depois de começar a ler as suas resenhas kkkkk' Um dos meus sonhos é conhecer Veneza, e enquanto não posso fazer isso fisicamente, será maravilhoso conquistar isso através da mente!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha do livro Verônica!
    Já tinha visto em outros lugares a capa ,mas é a primeira vez que leio algo sobre o livro.
    Gosto de leituras que contenham um pouco de mistério .
    Vou ler! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o livro, mas ainda não me chamou a atenção para ler =(
    Parece ser uma história interessante... mas ainda assim, não pretendo ler muito em breve.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique