Quando Tudo Volta

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Where  Things Come Back
Jonh Corey Whaley
Editora Novo Conceito

Tradução:Carolina Caires Coelho
ISBN:9788581633848
Ano:2014
Páginas:224

Sinopse
Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.


Resenha por Ver Sobreira


 (...) O sentido de um pássaro aparecer, e de um garoto desaparecer, e você saber de tudo isso. O sentido disso não era salvar você, mas alertá-lo. Alertá-lo acerca da confusão, da ilusão e da suposição.(...)

Sempre deve-se procurar livros diferentes e sensíveis para se ler, porém Quando tudo volta é muito mais que isso. E se você gostou de As vantagens de ser invisível, – vejam não é um sick-lit –, com certeza vai gostar deste. Classificado como YA, pois trata-se principalmente da história de um garoto de 17 anos, ele é interessante suficiente para ser lido por pessoas além desta idade e ainda ouso dizer que a narrativa não é para qualquer. Ela trata de existência, de viver a vida de forma simples sem buscar muita explicação para tudo. O sensível e inteligente protagonista Cullen Witter horas é narradorciente de quase tudo por mais incrível que possa parecer,  por outras passagens um narrador onisciente toma conta da história e por  vezes também, Cullen é expectador da sua própria história e dos outros personagens, e fica à mercê dos acontecimentos.

Cullen Witter, tem 17 anos e vive em Lily, uma pequena cidade do Arkansas. Lá segundo Cullen é um dos lugares mais entediantes do mundo, nada acontece. Até que um burburinho começa na cidade por conta de um possível pica-pau extinto há mais de 60 anos. Neste meio tempo seu irmão mais novo, Gabriel desaparece sem deixar pistas. A partir dai serão semanas de buscas e de tentar entender o que acontece, porém o problema é que a cidade não está muito interessado no desaparecimento do irmão de Cullen e sim no possível aparecimento do pássaro raro. Com ajuda de seu melhor amigo, Lucas Cader, da namorada deste Mena Prescott e de duas meninas que entram de forma inesperada na vida dele, Alma Ember e Ada Taylor, ele terá  que superar esta situação, pois percebe que sua vida e sua família estão desmoronando e ele mesmo gostaria de ter fugido, se é que Gabriel fugiu...

A primeira coisa a dizer sobre esta narrativa é que há uma necessidade de  se ter atenção ao lê-la. Apesar de sensível é complexa, o protagonista e narrador se misturam constantemente. Cullen é aquele que teria os problemas normais de um adolescente saindo do ensino médio e se preocupando em que universidade estudar. O desaparecimento de seu irmão e a aparente apatia da cidade em que vive com relação a isso, o deixa indignado. Como um pássaro "idiota" pode ser mais importante que uma pessoa.? As coisas irão passar um dia? Que futuro ele terá se Gabriel não aparecer? Essas são as dúvidas de Cullen, muito mais obscuras  e ameaçadoras do que escolher uma universidade ou se envolver com uma garota.

Outra sacada interessante da narrativa de Corey Whaley são as inter-relações de situações e personagens. Do nada ele passa a contar uma história que aparentemente não tem nada haver, porém ao final vão se revelar intrinsecadas.  É o caso das histórias de Benton Sage e Cabot Searcy, parecem contos deslocados no meio da narrativa, os personagens nem moram na mesma cidade que Cullen. É lógico que isso é um recurso usado por alguns escritores, – nem sempre bem aproveitado–, porém  ao contrário de outros este autor se sai bem. Quando tudo volta, é um livro simples de se ler, curto, os elementos são comuns, porém a narrativa foge do lugar comum. Não sei se todos gostariam dessa história, porém com certeza Recomendado, para  quem aprecia bons histórias.



Cotação:



Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog


13 comentários :

  1. Parece ser um livro bem bom, fiquei com vontade de lê-lo!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ótimo, a capa não chama muito a atenção, mas a história parece ser muito boa, e no fim o que importa é o conteúdo, né?!

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ver, é muito bom lermos algo fora das nossa leituras habituais de vez em quando. E melhor ainda quando encontramos livros e histórias que nos toquem de alguma maneira.
    vou colocar na minha imensa lista de leitura e quando houver oportunidade lerei.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. A capa não me chamou atenção,mas parece ser um daqueles livros que marcam a gente por um bom tempo...

    Claro que lerei....

    resenha perfeitaaaaaa Ver !!

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Verônica
    Achei a capa desse livro muito bonita e depois da sua resenha, entendi o seu significado.
    Como gostei muito de As vantagens de ser invisível, aposto que vou gostar muito desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei esse livro super interessante, estou curiosa para ler ele, li As vantagens de ser invisível e adorei, espero que Quando tudo volta parece ser um ótimo livro também, espero ter a oportunidade de ler ele, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Achi a capa meio apagadinha, mas a história parece ser muito boa, diferente do que eu costumo ler também.Assim que surgir oportunidade com certeza vou ler!!

    ResponderExcluir
  8. Esse sim é um livro que estou doida para ler, já vi várias resenhas dele e adorei, a sua não mudou a minha opinião, embora a sua cotação não tenha sido muito grande, acho que o livro é interessante, quero muito conhecer a história desse livro e ver o que irá acontecer, se irão descobrir onde está o Gabriel e qual será o final desse pássaro.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já tinha visto o livro, mas nunca li uma resenha sobre ele.
    Confesso que não gostei muito da capa, mas a sua resenha me fez criar interesse por ele.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro.. adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Apreciar boas histórias é sempre bom, contudo, gosto de uma narrativa diferenciada, é sempre bom. Lugar incomum, coisas incomum e pessoas diferentes.
    A premissa é diferente e instigante, afinal, como você mesmo pergunta: como um pássaro "idiota" poderia ser considerado mais importante que uma pessoa?
    Intrigante e envolvente, pelo menos pra mim :d
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  12. Eu não me interessei por esse livro. Achei que a sinopse dizia nada com nada. Foi até oferecido para que eu lesse e resenhasse no blog de uma amiga, mas recusei e acabei escolhendo outro da Novo Conceito. Mas agora, lendo a sua opinião, a primeira que leio sobre esse livro, fiquei com vontade de ler.

    Acho que as vezes, falando por mim, temos medo de sair da nossa zona de conforto literária. Principalmente quando precisamos dar uma opinião sobre o livro depois. Vou repensar sobre isso.

    E agora estou com muita vontade de ler esse livro. Esse vai para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Já li muitas resenhas negativas em relação ao livro e por isso fico com um pé atrás. Algumas pessoas falaram até que o livro foi mal construído.
    A sua resenha me deu uma visão mais clara do enredo, mas ainda não sei se o leria.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique