O Começo de Tudo

sábado, 26 de abril de 2014

The Beginning of Everything
Robyn Schneider
Editora Novo Conceito

Tradução: Shirley Gomes
ISBN:9788581633930
Ano: 2014
Páginas:288

Sinopse
O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.
Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?
O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.


Resenha por Ver Sobreira
 Quando o chão é tirado dos nossos pés nem sempre temos a opção de cair. 
A questão é a seguinte, além de gostar, leio romances YA porquê trabalho com adolescentes, não dou aulas de Português, mas isso não importa. O que importa é que converso com eles e posso assim dar-lhes opções de leitura. Principalmente de livros que tratem de assuntos relativamente simples ou complexos, mas que  na transição da adolescência para a vida adulta podem ser maiores do que  seriam em outro tempo. No caso de O começo de tudo há muito o que aceitar, consertar, entender  e priorizar para se construir uma vida plena e feliz.

Ezra Faulkner  era o garoto de ouro da escola, representante da classe, capitão do time de tênis e com certeza seria o rei do Baile, com sua namorada Charlotte, que seria a rainha. Mas como a vida é feita de surpresas e tudo, tudo pode mudar. Um verão, uma festa e um pequeno acidente lhe tirou tudo da noite para o dia. Tudo bem. Você tem várias opções em casos como este e duas delas seria se enterrar e esquecer da vida ou seguir por um outro caminho que não é fácil, mas pode ser bem produtivo. Talvez cultivar novas amizades ou retornar as antigas seja a primeira coisa a fazer. Então Ezra reaproxima-se de Toby, de quem quando mais novo era amigo. Toby é capitão da equipe de Discurso e Debate, ele e sua turma darão uma outra perspectiva de vida a Ezra, mesmo que à princípio não seja o que ele imaginou para seu último ano na escola. E conhece também, Cassidy  Thorpe e a partir dai coisas podem acontecer e tais coisas mudaram para sempre a vida de Ezra Faulkner.

Não sei bem se consigo apontar o momento exato em que comecei a ficar irreparavelmente diferente. Acho que não foi um momento; foi um processo. Uma reação química, se preferir. Eu não era mais Ezra Faulkner, o menino de ouro, e talvez já não fosse,  mas, quanto mais ficava com Cassidy, melhor me sentia em relação a isso.

O que há nesta narrativa? Entender a vida e aceitar algumas coisas como definitivas, mas que podem ser ajustadas. Ezra não esperava que os acontecimentos que modificaram sua vida iriam levá-lo até onde chegou e que algumas descobertas poderiam fazer de se futuro incerto, uma certeza. Toby que fora seu amigo na infância e de quem ele se afastou por conta de "outra turma", também irá exercer uma grande influência nessas mudanças. Outro elemento interessante dessa narrativa é que Ezra parafraseia constantemente Oscar Wilde  e o  livro O grande Gatsby já que ele pensa que os livros podem dar respostas para muitas coisas na vida. 

O começo de tudo não é um grande livro, me parece que em matéria do gênero a qual ele possa pertencer deixa alguma coisa a dever. Não há um romance propriamente dito, mas discute temas interessantes, e, é também sobre dúvidas e anseios que permeiam constantemente a vida dos jovens adultos. Há que se dar crédito ao narrador protagonista, pois ele não tenta ser vilão, mas não tenta ser herói também, ele só quer descobrir o sentido de certas coisas acontecerem na vida. Ele não é chato,  apesar de passar por crises que parecem sem fim.

A verdade de tudo é que, toda minha vida, eu vinha perseguindo a experiência errada, e, embora Cassidy tenha sido a primeira pessoa a se dar conta disso, ela não incorporou os elementos que me permitiriam prosseguir por um caminho diferente. Ela acendeu uma fagulha, talvez, ou assoprou a chama, mas o incêndio era meu.

Bem, este é mais um  Recomendado para quem precisa se encontrar. É, os livros  podem ensinar algo.

Cotação: 

Verônica Sobreira - Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog


13 comentários :

  1. Oi, Verônica
    Gostei muito da sua resenha. Fiquei interessada na premissa desse livro. Estou com muita vontade de ler. Acho a capa dele muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica,
    eu gostei muito da sua resenha.
    Por mais que o livro não seja o melhor, eu acho que já vale a pena ler, por ele passar as lições de vida. Eu gosto de história que nos faça refletir e esse livro parece que é assim.
    Beijinhos!

    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo um grande livro, fiquei com vontade de ler. Gostei muito das quotes que você citou, parece ser o tipo de livro que nos proporciona uma reflexão após a leitura. Só não gostei muito da capa.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, tinha visto outras sobre o livro já, mas a sua foi uma das melhores, não é querendo puxar saco nem nada, mas a sua resenha me deu uma visão bem melhor do livro. Embora ele não seja um grande livro, eu ainda continuo querendo ler ele, pois a história me deixou interessada, mais ainda pelo fato de tratar sobre coisas da vida de jovens adultos. Eu acredito que esse livro tem muita a me ensinar. Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha , adorei os quotes , mais acho que a capa nao tem nada a ver com o livro !

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece uma história de superação e tanto. Com o começo sofrido, podemos ter uma noção do que está por vir.
    Achei fantástica essa citação: " Quando o chão é tirado dos nossos pés nem sempre temos a opção de cair". Me fez refletir.
    Quero muito ler esse livro. Parabéns pela resenha. Excelente!
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha como sempre amiga!
    Ainda não conhecia o livro, mas já anotei a dica.
    De vez em quando é bom variar nas leituras.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal sua resenha Ver,apesar de você ter ressalvas ao livro,soube ressaltar todos os aspectos bons do livro e despertando no seu leitor a vontade de ler o livro em questão.

    perfeito...

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas parece algo bem legal *--*
    Gostei da resenha :D

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Geralmente eu evito ler resenhas de livros que vou resenhar,mas não dava para comentar sem ler, né?

    Eu não esperava muito desse livro, e foi bom ler sua resenha até para não me frustrar com a leitura. Eu costumo dizer que não existe livro ruim, existe livro para determinadas pessoas. Se você não é adolescente, ou não vive no universo adolescente, é bem mais difícil que uma leitura assim agrade. Gostei de saber que o personagem não é chato, nem metido a "bonzão". E acho que vou me identificar muito com a Cassidy.

    ResponderExcluir
  11. Já ia me esquecendo de falar da capa, pela qual eu me apaixonei de cara! Adorei esse colorido! E acho sim que ela tem tudo a ver com a historia de Ezra, pois ele está na montanha russa da vida. Quando ele estava lá no topo, houve uma descida brusca que o pegou de surpresa. Porque a vida é assim... Da mesma forma que Ezra sabe que uma tragedia pode acontecer a qualquer momento, nós também sabemos que em algum momento o carrinho da montanha russa vai descer ou fazer um loop, mas nunca estamos preparados.

    Então, nota 10 para essa capa!

    ResponderExcluir
  12. A capa não me convence muito, mas gostei da sua resenha e parece ser um livro que deixa muitas lições. Fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece bem interessante, não acho que leria agora, mas entrou para a lista de leituras

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique