Colin Fischer

sábado, 12 de abril de 2014

Colin Fischer
Ashley Edward Miller & Zach Stentz
Editora Novo Conceito
Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro
ISBN:9788581634166
Ano:2014
Páginas:176

Sinopse
Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…


Resenha por Ver Sobreira

Colin Fischer não é um grande livro, porém tem uma grande história. Já que o personagem principal que dá nome ao livro, é uma pessoa especial. Especial no sentido de que ele tem pelo menos +150 de QI, tem um senso de organização incrível, uma mente super dedutível, porém quase sempre opta pelo isolamento, não gosta de ser tocado e nem gosta que ninguém, nem mesmo seus familiares toquem seus pertences sem permissão.

Colin tem 14 anos é como  qualquer garoto dessa idade que acaba de entra para o ensino médio. Muitos relutantes quanto aos resultados desta experiência seus pais decidem o que  é  o melhor para ele. Está em uma escola regular, conviver de forma normal com as outras pessoas, mas por que eles têm essa preocupação? É  porque Colin tem Síndrome de Asperger diagnosticada, com isso ele tem dificuldade de interação social, dificuldade para processar e expressar emoções, interpreta literal a linguagem, dentre outras coisas. Ele carrega um caderno para cima e para baixo e neste objeto ele toma nota de tudo que ocorre à sua volta, desde acontecimentos familiares até o caso de alguém que por  ventura lhe chamou atenção. Ele sabe que é diferente, e que o ensino médio não será fácil, não só pela pessoas com quem terá que lidar, mas também com dois sentimentos novos e próximos: o amor  por conta de sua amiga de infância Melissa Greer e uma amizade inusitado com Wayne Connely.

– Síndrome de Asperger. O Sr. Turrentine pronunciara as palavras bem devagar, mas corretamente (...)
–Que diabos é isso?
–É uma condição neurológica relacionada ao autismo - explicou Colin, pacientemente. - Foi descoberta pelo pediatra Hans Asperger, em Viena, em 1943, mas não amplamente diagnosticada até...(...)
Este livro, li de um dia para o outro porque além de curtinho, pois tem 176 páginas, a história como disse no começo é  uma grande história. Colin é muito perspicaz e inteligente. A narrativa –graças a deus – não é em primeira pessoal. Só no começo dos capítulos Colin faz um comentário sobre algo. É uma narrativa intensa e específica como o próprio protagonista. O melhor também é conhecer um pouco sobre esta  síndrome. Apesar de muito material sobre várias doenças, algumas passam despercebidas, como é o caso da Síndrome de Asperger.

De antemão, vale a pena lê-lo, pois o livro não gira em torno da condição neurológica de Colin ,e sim, no tipo de garoto que ele é. Ele tenta ao máximo evitar rancores e dores, porém fala aquilo que pensa. Quando ocorre um "crime" dentro do refeitório da escola, ele decide investigar e desvenda todo o mistério. É por conta disso que ele acaba amigo de Wayne Connely, pois este é o suspeito do crime. Situações inusitadas, unidade familiar que se mantêm firme, apesar dos percalços e diante um quadro em que tudo pode se perder. Não há nada mais o que possa dizer, simplesmente leia.


Cotação:

Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério -Administradora do Blog

11 comentários :

  1. Pelo resenhas que tenho lido aqui no Tribo,acho que a NC realmente acertou nos últimos lançamentos,esse é o segundo livro que parece ser muito interessante e que chamou bastante a minha atenção.

    Já quero ler nesse instante,,,,

    bjssss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Bom Ver, eu ainda não recebi os livros, mas lendo sua resenha achei a história bem interessante, e com certeza vale a pena conferir, e o farei assim que tiver uma oportunidade de ter meus livros em mãos. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha. Olhando a capa, você não diz que o livro é tudo isso. E por meio de uma história leve e divertida, aprendemos um assunto muito sério.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha, ela me deixou interessada no livro, pois quando eu havia visto ele como lançamento não tinha me interessado, mas agora mudei de ideia, quero conhecer essa historia muito boa, e saber mais sobre Colin esse menino super inteligente.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente estou doida por esse livro, ele me chamou a atenção desde que vi a primeira foto dele no insta da NC. Eu me apaixonei pela capa, é tão linda, e eu como uma amante de capas, estou doida por esse livro, mas não é só isso, li a sinopse e só fiquei mais apaixonada pela história ainda e agora li a sua resenha, eu adorei, muito boa mesmo.
    Eu estou muito curiosa para conhecer o Colin, sei que irei me apaixonar ainda mais pelo livro, pois você já disse que é uma grande história, sem contar que ele é um adolescente, algo que me chama mais atenção ainda, pois também sou adolescente. Enfim, eu simplesmente adorei a resenha mesmo, ela é curta, mas é muito boa.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. A capa dele realmente é muito chamativa. Me parece um livro totalmente nerd... preciso ler o mais rápido possível. E o fato do personagem ter a síndrome de Aspenger, me deixa ainda mais curiosa. Tenho ouvido falar muito disso ultimamente! Acho que a chance de eu gostar desse livro é muito grande!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A capa é bem diferente e interessante.
    O assunto do livro não é um dos meus favoritos, mas pela resenha me parece valer a pena em ler.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me amarrei na resenha.. fiquei curiosa para saber o restante da história.

    ResponderExcluir
  9. Síndrome de Asperge? Eu realmente não conhecia.
    Parece bem legal a história de tentar descobrir o culpado para tirar o seu da reta.
    Fiquei surpresa com a nota, os pontos abordados me pareceram interessantes. Vou analisar a obra, quero lê-la :D
    A capa achei tão fraca, sem gosto e estranha, acho que a NC poderia ter melhorado nela.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ler esse livro, mas depois peguei birra porque comecei a associar Colin a Sheldon Cooper, e por favor... Eu não mereço isso, rs... Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, e gostei. Eu tinha imaginado que abordava o autismo, mas gostei de saber que é Síndrome de Asperge. Tanta coisa que a gente não sabe, e acho que quando introduzido assim fica mais fácil tomar conhecimento.

    A capa tá nota 10! Adoro quando usam elementos da trama para compor a capa. Acho que fica muito mais interessante do que apenas colocar a fotografia de um adolescente, por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de ler livros relacionados a síndrome de Asperge e ao autismo e esse me pareceu uma excelente obra.
    Apesar da nota três, os pontos que você destacou me fez ter interesse pela obra, a ponto de querer lê-la.
    Adoro personagens inteligentes. rs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique