Adeus à Inocência

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Little girl gone
Drusilla Campbell
Editora Novo conceito

Tradução: Robson Falchetti Peixoto
ISBN: 9788581632766
Ano:2013
Páginas:272

Sinopse
Madora tinha 17 anos quando Willis a “;resgatou”;. Distante da família e dos amigos, eles fugiram juntos e, por cinco anos, viveram sozinhos, em quase total isolamento, no meio do deserto da Califórnia. Até que ele sequestrou e aprisionou uma adolescente, não muito diferente do que Madora mesmo era, há alguns anos... Então, quando todas as crenças e esperanças de Madora pareciam sem sentido — e o pavor de estar vivendo ao lado de um maníaco começava a fazê-la acordar —, Django, um garoto solitário, que não tinha mais nada a perder depois da morte trágica de seus pais, entrou em sua vida para trazê-la de volta à realidade. Quem sabe, juntos, Django, Madora e seu cachorro Foo consigam vislumbrar alguma cor por trás do vasto deserto que ajudou a apagar suas vidas?



Resenha por Ver Sobreira

Não concordei muito com a chamada da capa deste livro "o que a vida espera da gente é um pouco de coragem...", ora, coragem é uma palavra forte dependendo da situação em que vivemos. Neste livro Drusilla Campbell, que não é tão conhecida assim trata de temas bem peculiares  como drogas, exploração, medo de viver, angústias, situações que fogem totalmente da nossa compreensão dentre outras coisas,  mas principalmente sobre as relações humanas ou sobre a dependência afetiva ou falta de segurança em si mesmo. Não sei a que coragem se refere, de fazer algo ou não fazer.

Madora tem 17 anos e desde que o pai se suicidou no deserto com uma bala na cabeça ela se sentiu perdida, já que para ela a culpa foi de sua mãe. Tem em Kay-Kay  sua melhor amiga, juntas elas passam a sair sem rumo, se "divertindo", e acabam experimentando alguns tipos de droga. Numa noite em que está muito chapada ela é "resgatada" por Willis, mesmo contra vontade da mãe ela acaba fugindo com este, deste dia se passam 5 anos. Django tem 12 anos e acaba de perde o pai e a mãe e, é obrigado a ir viver com sua tia Robin. Ele é inteligente, um sabe-tudo, não se conforma com a morte de seus pais, pois com isso perdeu a vida que tinha em Beverly Hills. Ele não sabe, mas tudo isso – além da vontade de sua mãe –, é por conta de seu irmão mais velho, Huck não querer assumi-lo. A amizade dele e Madora ocorre por conta do cão desta, um pit-bull chamado Foo, tudo porque Willis que presta serviços médicos, vai a casa de sua tia por conta de sua avó e Django se preocupa em ver o cachorro preso dentro do carro com as janelas fechadas. A partir da amizade dos dois, Madora começa  a repensar um pouco sua vida  com Willis e sobretudo o que ele faz, porém é difícil para ela se desvencilhar desta relação que julga salvadora e onde se sente "amada", já os motivos de Django são outros.


Tanto Madora quanto Django são de certa forma vítimas da vida. Madora pela perda do pai e por culpar a mãe cresceu solitária, mesmo tendo Kay-Kay como amiga. Django sente-se solitário por ser obrigado a viver uma vida que não quer e isso terá consequências. Apesar de mais jovem, ele é mais descolado que Madora, conhece mais o mundo, por ter convivido no mundo da música, já que seu pai era um grande guitarrista e fora o fato de que ele tem a capacidade de sentir as pessoas, e de cara percebe que Willis não presta. Madora nunca questionou as atitudes de Willis e este se aproveitou e sempre a manipulou, porém ele é um criminoso, e percebemos isso desde o primeiro momento da leitura, já que a narrativa não deixa margens por ser em terceira pessoa. Nada justifica as atitudes dele, ele é um sociopata. O curioso desta história é que um garoto de 12 anos percebe isso mais rápido do que ela

É assim, em termos psicológicos se isso fosse o mais importante, Adeus à Inocência no faz pensar, mas a maioria das pessoas que leem querem entretenimento e isso passa longe desta narrativa, já que ela é densa e em certos pontos equivoca o leitor, dá a noção de uma grande história, mas que se perde um pouco. Por outro lado Drusilla Campbell nos dá a impressão de que é isso mesmo, às vezes o que parece não é. Ouso dizer que esta é uma daquelas histórias que nem todos gostaram de ler. Bem é isso, vejam  por este prisma, esta  é uma narrativa como uma história que envolve vida, família, relacionamento e perdas e situações inusitadas.


Cotação:



Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério - Administradora do Blog


12 comentários :

  1. Oi, Verônica
    Gostei muito da sua resenha. Já li várias resenhas desse livro, quase sempre negativas. Confesso que a capa e o título chamaram minha atenção.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, muito boa, acho que você absorveu o máximo do livro e adoro resenhas assim, fiquei com uma vontade enorme de ler, gosto de livros assim, que não nos dão tudo logo de cara, nos fazem pensar e refletir mais sobre eles!

    Se puder, me faça uma visitinha na Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei a sua resenha, ganhei o livro e estou esperando ele chegar para poder começar a ler, a historia é super interessante, gosto de livros que nos fazem refletir, não somente livros que nos distraem e não nos ensinam nada, esse parece ser uma boa pedida.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. A narrativa parece ser muito intensa,mas que em alguns momentos se perde na profundidade.

    Não me interessei muito por esse livro na ocasião do lançamento,acho que o meu momento de lê-lo não é agora,mas quem sabe algum dia.

    Resenha perfeitaaaaaa....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Livro interessante, mas não é uma leitura pra mim neste momento. Gosto de livros leves, divertidos, que me distraiam um pouco da realidade, do dia a dia. Mas quem sabe um dia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não chamou a minha atenção, no entanto gostei muito da resenha, bem detalhada e me fez ter uma ideia geral da história, que no momento não é para mim e não faz meu gosto literário, por isso deixarei passar a leitura dele.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Oi , Nossa você nao sabe o quanto eu desejo esse livro , esta na minha lista a um mês , mais smp que leio resenhas sobre eles , desperta mais interesse pra ler ele , a curiosidade é muita , mais nunca tnho sorte de ganhar esse livro , mais pretendo ler , nem que seja em e-book !

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro e gostei muito da capa. Não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. E pelo jeito não é um livro tão bom assim. Mas mesmo assim pretendo ler. Vamos ver qual a minha opinião.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também achei um pouco fraco, Verônica. História parada, arrastada e sem entretenimento é um pouco complicado de se ler. Acredito que a justiça da nota está mais do que feita.
    A capa é bem chamativa, mas a história, o contexto e a propaganda não faz jus ao que deveria.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei dessa capa, mas até então ela não havia chamado minha atenção. Esse é um livro que, provavelmente, passaria despercebido se não fosse a sua resenha.

    Pelo oque entendi, acho que o livro aborda vários temas, mas não se aprofunda em nenhum. E são bons temas. Mas ainda assim eu gostei da historia. Não é um livro que irei comprar, mas caso ele chegue até mim de outra forma, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  12. Não gostei muito da capa, mas gostei de saber que se trata de uma literatura mais densa, que faz pensar. No momento, estou procurando livros assim. Talvez eu o leia.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique