Uma Linda Mulher - Mais atual do que nunca

segunda-feira, 10 de março de 2014

Maiteí, índios
Bom como vocês sabem no final deste mês o blog em parceria vai conduzir o evento "Mulheres e Romances: Erotismo e Sensualidade na literatura atual, por conta do mês da mulher. Por isso neste mês quase todas as postagens estará direcionada ao universo feminino, o máximo possível. Confira este novo post, espero que gostem.



Como há coisas que continuam super atuais. No último sábado (08/03) Dia Internacional da Mulher, depois de um dia que passei com mulheres que amo, cheguei em casa e qual filme estava passando? Uma Linda Mulher, Julia Roberts na flor da idade, 23 anos e Richard Gere já um quarentão, mas com toda sensualidade e beleza que lhe convém. O curioso de tudo isso é que eu assiste a esse filme no cinema, tenho a edição comemorativa dos 15 anos da produção e só me dei conta de detalhes interessantes agora. E, é isso, Uma Linda Mulher está muito atual , depois de 24 anos de sua estreia. De que estou falando?, de romance, erotismo e sensualidade.

O boom da literatura erótica ocorreu nos Estados Unidos no início da década de 1980, e uma das principais editoras que apostou neste segmento foi a Harlequin com livros de bolso, em edições baratas. No Brasil este tipo de publicação se intensificou a partir da década de 1990. Diante disso, podemos perceber que o gênero não está aqui há pouco tempo, simplesmente era publicado em estilo pocket( de bolso). Cinquentas Tons de Cinza pode ter sido o propulsor do gênero aqui, porém antes dele tínhamos Julias e Sabrinas da vida. 

Mas onde entra Uma Linda mulher nisso? O óbvio, porque se estamos falando de sensualidade e erotismo, este filme seria um dos grandes ícones neste sentido. Julia Roberts, é Vivian, uma personagem que quer uma vida muito diferente da que vive e que encontra em um homem o que sempre quis viver; segundo o personagem de Richard Gere, Edward Lewis, com certeza é um predecessor do sr.Grey, Gideon Cross, Eric Zirmemmann e de tantos outros que estamos conhecendo ao longo de muitas leituras neste gênero. Ele é agressivo no negócios, possessivo  com as pessoas, maníaco por controle, obcecado com obediência, teve problemas com família ao longo da juventude, tanto que a terceira companhia  que ele comprou e desmembrou  foi a do próprio pai.

Ao longo da projeção ele é conquistado por uma mulher desconcertante, – não problemática como ele é verdade –, que o faz repensar sua trajetória. Ela é claro, apaixona-se primeiro, e também, é claro vai sofrer por isso. Ele pelo seu lado não quer enxergar que ela o está modificando e que está se apaixonando. A mocinha é diferente  de Anastasia Steele, Eva Trammell, Judith Flores, e outras, porque é uma garota de programa? Não sei não, o que digo é que ela é uma mulher com sentimentos reais pelo homem que conheceu e não é nem um pouco diferente destas personagens que citei, pois ela é capaz de qualquer coisa por ele.

A questão "mulher-objeto" – uma preocupação das leitoras com a figura da mulher no livros –, está presente no filme. Edward sabe que Vivian é garota de programa, ele a acha exótica, mas quer transformá-la em  uma princesa e não mede custos para isso. Claro, se ela vai acompanhá-lo tem que está de acordo. Não tem diálogos "vulgares", crus é verdade, mas quem é que pode controlar o que ocorre entre quatro paredes? Cada um concede aquilo que deseja e se a mulher quer ser um objeto é uma opção. 

No quesito erotismo e sensualidade, Uma Linda Mulher tem cenas interessantes, uma das que destaco é a transa de Vivian e Edward em cima do piano do restaurante do hotel. Uma das cenas mais sexy e romântica que já vi em um filme – estou até achando que E.L.James copiou daí a cena entre o sr. Grey e Anastasia,
rsrsrs.....–, a cena é  um pouco escurecida? é sim, mas nós vemos os movimentos e observamos os snetidos. Já ouviu dizer que não precisa ver é só imaginar? E não é isso que fazemos quando lemos? Então qual o problemas da proliferação de livros eróticos? Não estou levantando nenhuma bandeira em favor do gênero, mas quero sim mostrar que, o que está fazendo pessoas se exasperarem com  tantas publicações neste sentido já estava aqui há mais tempo de que se percebesse.


Se estou citado Uma Linda Mulher é que me ocorreu tantos anos depois que este filme nos descreve um cenário muito comum nos livros atuais do gênero erótico e tenho certeza que tem muito gente que adora este filme. Sempre digo, você não querer ler é uma coisa, mas criticar pejorativamente um gênero que é como qualquer outro, ai sim é falta de cultura e discernimento em ver que cada um ler aquilo que gosta e mais uma vez digo e repito: vamos combinar, se as editoras continuam publicando é porquê está vendendo e não adianta se iludir, o lucro sempre será prioridade.

*http://www.fashionismo.com.br/2012/07/10-looks-que-marcaram-uma-linda-mulher/
Por isso, Uma Linda Mulher está mais atual de que nunca e se você já assistiu muitas vezes como eu assisti, assista de novo, e se não conhece o filme ou nunca assistiu é uma boa oportunidade. Fora o que já citei, sobre Vivian e Edward , há também  o figurino impecável tanto o que Julia Roberts veste, após Edward querer que ela seja uma dama diante da sociedade, e o do próprio Edward. Alguns consideraram Vivian uma cinderela moderna, não vejo bem por ai, ok, ela pode ser até um pouco borralheira já que está à margem, mas não verdadeiramente. Eu a vejo mais como uma dama das camélias. Mais uma curiosidade deste filme, pois a ópera que Edward e Vivian vão assistir, nada mais é que La Traviata de Verdi uma livre adaptação de A Dama das Camélias de Alexandre Dumas


Deixo para vocês também uma música do filme Esta que alavancou a carreira do Roxette - It must have been love


"Make-believing we're together
That I'm sheltered by your heart
But in and outside I've turned to water
Like a teardrop in your palm

Faça-me acreditar que estamos juntos,
Que estou amparada em seu coração
Mas por dentro e por fora, eu me tornei em água,
Como uma lágrima na sua palma da mão."

Verônica Sobreira -  Formada em Letras,  especializando-me em Crítica Literária. Nunca pensei em ser escritora, e sim em ser "expert"  em escrita. Amo ler desde sempre, leio de tudo um pouco, porém adoro a literatura de ficção sobre anjos. Consigo ler mais de dois livros ao mesmo tempo. O blog além de divertimento, é a extensão do meu trabalho que levo muito a sério -Administradora do Blog

5 comentários :

  1. Meu Deus, já se passaram 24 anos desde a estréia desse filme? Nossa!
    Gostei da sua comparação em relação a Edward ser o predecessor de outros Ceos que apareceram hoje em dia.
    Eu amo esse filme, acho que de tanto assistir já sei até as falas, tem filmes que não ficam antiquados, esse é um deles.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse filme, podem me perguntar qual é o meu filme preferido vou dizer que é ele. E olha, não consigo não ligar o Edward ao Grey. haha Tive um momento epifânico, estava lembrando do filme aí comecei a comparar. E pronto! Essas semelhanças citadas veio logo em mente. haha Virou meu Grey! kkk
    O filme tem muitos admiradores mesmo, mas com os livros rola muito preconceito. kk Chega a ser irônico, como você falou que o filme não tem aquelas cenas crus como os livros geralmente tem. Mas é entre quatro paredes de um casal, algumas cenas dos livros são até normais. Acho que o povo é puritanos demais pra certas coisas, mas pra sair e assistir mulheres seminuas no carnavais (por exemplo) é algo bonito. Vai entender. Porque eu não consigo. rs

    ResponderExcluir
  3. Aaah, eu amo esse filme! Que enorme coincidência, já que assisti ele - mais uma vez! haha - esses dias também. Concordo com você quanto a 'evolução' do erotismo. Em muito dos livros sensuais que vemos hoje, é possível notar algumas influências de filmes como Uma Linda Mulher.
    Além de super engraçado e nos lembrar muito um conto de fadas, como você disse, os looks da Vivian e a trilha sonora são divinos. Épico! <3

    ResponderExcluir
  4. Acho que só eu que nunca assistiu esse filme D:
    Já ouvi falar dele, mas nunca parei para assistir...
    Adoro a Julia Roberts, vou ver se assisto ele então. hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhhhh eu gosto demais do filme =)
    Realmente com dois atores incriveis, mas eu AMO a Julia, então todo filme dela eu estou assistindo... e ela está fantástica nesse.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique