Coluna da Paloma - A Conspiração

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Maiteí, índios

Edição especial de fevereiro da Coluna da Paloma. A partir de Março, ela volta a publicar uma vez por mês já que as aulas retornaram. Confiram,  mais opiniões inusitadas dessa menina sagaz .


        Conheci Cussler passeando pelas esquinas de Dona Livraria. Quando eu vi uma das obras desse cidadão eu me apaixonei. Cussler é, pelo menos por mim, especialmente lembrado por suas capas bem desenhadas e detalhadas, com cores fortes que te chamam atenção à 20 metros de distância da vitrine. Eu, tendo um ponto fraco para lindas capas, levei “A Caçada” pra casa, é claro.


            Outra coisa que não tem nada haver com a obra recente que li, é o próprio Clive Eric Cussler. Ele é um senhorzinho de 82 anos! A primeira vez que vi sua foto, eu fiquei comovida, ele realmente lembrou-me o papai Noel, gente. Foi amor à primeira vista! E depois de conhecer a narrativa dele, puxa vida, fui agarrada. Clive é colaborador do Clube de Exploradores de Nova Iorque, da Real Sociedade Geográfica em Londres e da Sociedade Americana de Oceanógrafos. Por que essas informações são importantes? Leia um livro dele.
            Clive geralmente passa bons tempos da narrativa descrevendo navios, trens, ou carros antigos. Ele tem uma paixão incontrolável por navios naufragados de importância histórica. Cussler até possui dois livros que contam essas aventuras, The Sea Hunters e The Sea Haunters II. E essa paixão de Clive aparece principalmente em A Conspiração.

            O livro já começa com um ataque pirata em 327 d.C., no Mar Mediterrâneo. Eu não sei você, mas isso já eleva meu nível de expectativa! Algumas páginas depois, estamos em 1916 em um naufrágio do navio de Lord Kitchener. E finalmente, chegamos ao Cairo em Julho de 2012, onde Dirk Pitt ataca novamente. Ficou confuso? Eu sei, eu também fiquei. E isso tudo nas primeiras 30 páginas!
            Calma aí amigo, que ainda tem mais! Três acontecimentos diferentes, em três lugares diferentes, sendo resolvidos por três pessoas diferentes que coincidentemente são da mesma família. E coincidentemente, os acontecimentos estão ligados. Santo Clive! Perambulando em algumas resenhas que eu li, disseram “é quase um CSI Family” e achei incrível! Realmente, eu tenho que concordar, é um tanto... clichê. Além de, é claro, os três serem americanos e resolverem os problemas do Oriente Médio. Eu não quero terminar caindo em uma discussão política, mas, gente... Esse tempo não deveria já ter passado?!

            De qualquer forma, se você quer algumas dicas pra ler “A Conspiração”, aqui vão: Relaxe. Clive vai dar uma atenção pra acontecimentos históricos, mas as “batalhas”, lutas, perseguições serão carinhosamente lembradas por ele, também. Bom, esqueça todos os clichês que aparecerem pela frente! Eles irão te incomodar menos se você estiver preparado para isso. E por fim, pode ficar confuso no início, mas depois tudo se resolve*.
            Sobre a minha experiência com o livro, bom... Eu achei um pouco arrastado no início e foi bem difícil prender a minha atenção. Não sei se foi pela série ser o Dirk Pitt, ou pelo fato de eu estar com um nível de expectativa muito alto. Foi um livro bom, mas eu não achei maravilhoso. Claro, as cenas loucamente eletrizantes de Clive ainda está ali, mas não me prendeu como eu esperava.
            Mas é claro que opiniões divergem, eu ainda adoro o Clive e acho que sim, vocês poderiam dar uma chance a ele.

Beijos, Beijos, Pam.

Paloma Oliveira ou só Pam. 17 anos físicos, 60 anos mentais. Sou o verdadeiro exemplo de metamorfose ambulante e mudança radical de humor. Odeio chuchu, má educação e exageros desnecessários. Amo Pepsi, anjos e vira-latas. Tentada a cursa História, Psicologia ou salvar às crianças famintas da África. Sempre surto com beijos românticos de casais apaixonados. Colunista

6 comentários :

  1. Olha, gostei muito do Clive em O Espião, foi perfeito. Já em O Reino, poxa, achei a trama toda muito boa, mas o final azedou demais. Não li A Caçada ainda, e não tenho planos imediatos de ler A Conspiração. Ainda quero, claro, ler mais livros do Clive, mas é verdade que O Reino me deu aquela broxadinha.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas ele deve ser bom.
    E ainda não li nenhum outro livro desse autor, mas vou procurar ler.
    Adorei o post!
    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li este livro, e confesso que não sei se leria neste momento.
    Como você já sabe, eu curto muito os seus posts, e a dica foi devidamente anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma!
    A Conspiração está na whislist há algum tempo. Adoro a narrativa de Clive Cussler, instigante, eletrizante, descritiva sem ser cansativa, um road trip do começo do século passado inserido em contextos históricos, de certa maneira atemporal rs
    As capas vintage tem um Q de colecionador que é um encanto <33
    Seu post é maravilhoso, sua escrita faz com que procuremos saber mais a respeito e nos leva a viajar pelas páginas do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu me amarro na sua coluna,você consegue pegar um livro no qual eu não tinha nenhum interesse e fazer com isso seja 100¢ revertido,as vezes o percentual é um pouco menor,mesmo assim tu me enlouquece com isso....

    tenho alguns livros dessa série e nunca li.. vou colocá-los no meu book jar e tentar lê-los.

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser espetacular. Eu adoro livros que se passam no mar, com lutas marítimas, piratas. Juntar tudo isso com uma investigação parece dar um belo de um enredo. Já estou na expectativa de ler o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique