Coluna da Paloma - Especial Harlan Coben

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Maiteí, índios!

Então o que estão achando do novo visual do blog? Depois falamos disso. Estamos em janeiro, mês de férias, por isso nossa colunista Paloma Oliveira pode colaborar mais conosco. Este mês a Editora Arqueiro fez por bem homenagear o escritor Harlan Coben,  dia 04 foi seu aniversário. Em vista disso, e de nossa colunista ser uma fã eufórica e entusiasta deste escritor, vocês vão conferir um texto especial sobre este grande autor de suspense. Confira!





Um post dedicado à Harlan Coben

  A editora Arqueiro declarou Janeiro como o mês Harlan Coben, por ser o mês do aniversário desse autor. Eu fiquei extasiada quando descobri e procurei ler um pouquinho mais sobre a vida dele, para ultrapassar meus sonhos literários estranhos sobre como o autor deveria viver sua vida. E descobri surpresas fantásticas!
            Harlan nasceu de família Judia, em Newark, Nova Jersey, mas foi criado e educado em Livingston. Nascido em 4 de Janeiro de 1962, atualmente com 52 anos.
Harlan decidiu escrever enquanto estava na Amherst College estudando Ciências Politica, em seu último ano. E é aí que vem a informação que explodiu minha cabeça! Ele era membro da Psi Upsilon Fraternidade com o Autor Dan Brown. Meu cérebro ainda está no teto, sério!
“Harlan Coben é mestre em prender a atenção do leitor e criar histórias surpreendentes. Ele vai seduzir você na primeira página apenas para chocá-lo na última”. – Dan Brown.

 O primeiro livro de Coben foi aceito no meio editorial quando tinha vinte e seis anos. Mas depois de publicar dois suspenses independentes na década de 1990, ele provavelmente descobriu que nasceu para explodir a cabeça de seus leitores e iniciou a série de Myron Bolitar, um jogador de basquete que poderia ter alcançado um sucesso enorme, mas por conta de uma lesão no joelho se afastou das quadras e virou detetive particular do FBI e agente esportivo. Bolitar investiga diversos assassinatos e crimes com Windsor Horne Lockwood III – que convenhamos é um nome INCRÍVEL para um personagem -.

Coben foi o primeiro escritor em mais de uma década a ser convidado a escrever ficção para The New York Times e ganhou um prêmio Edgar, um prêmio Shamus e um prêmio Anthony se tornando o primeiro autor a receber todos os três.

Em 2001, Harlan lançou Não conte a ninguém que tornou-se 1 º lugar na lista do New York Times Best Seller, onde a sinopse é: David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, depois de oito anos sofrendo relembrando-se de cada momento, no dia do aniversário de morte de Elizabeth uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. Ele então descobre que de alguma maneira, Elizabeth está viva e é advertido para que não conte a ninguém.

Vocês perceberam isso? A sinopse não te chama atenção. E nem as capas do Harlan irão te chamar atenção – exceto o livro O Inocente, na minha opinião. Porque os livros do Harlan, são mais do que isso. A escrita do Harlan, as histórias dele, ultrapassam uma sinopse ou uma capa incrível porque absolutamente nada irá chegar aos pés do que ele faz na narrativa!

Eu lembro que eu apelidei o Harlan de explosão porque do nada brotou livros dele do teto ao chão! E eu achava isso detestável pelo simples fato do Harlan ter capas horríveis somando à títulos daqueles filmes policiais da sessão da tarde que são ruins: Quebra de confiança, Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre, Sem deixar rastros? Harlan! Você é tão incrível na narrativa! Qual o problema de deixar 2% de toda a sua capacidade para encontrar uma capa e um nome legal?! A resposta na verdade é que não é que a capa seja feia ou os títulos desinteressantes. É que nada se compara com o que esse homem faz nas páginas.

Harlan está no meu top 2 de autores que te causam um AVC porque ele teve a habilidade de me fazer acreditar dolorosamente em uma versão que eu tomei como verdade e do nada, sem nenhuma piedade do meu raciocínio, retirar toda a expectativa que criei, mudar completamente o enredo e me fazer odiar personagens que a três capítulos atrás eu amava. Além de inesquecivelmente sair gritando e pulando pela casa dizendo “EU NÃO ACREDITO QUE VOCÊ FEZ ISSO!”.

Caso você seja tão apaixonada por narrativas surpreendentes com um pouquinho de assassinato e investigação policial, não deixe de conhecer as obras de Harlan Coben! Ele definitivamente está na lista dos meus autores preferidos.

Amem a escrita de Harlan Coben,
 beijos pessoal.

Um comentário :

  1. Eu só li um livro do Harlen e já fiquei apaixonada.....

    Ele sabe mesmo como ninguém prender o leitor aos seus livros....

    Quero conseguir ler os outros dele já lançados em breve....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique