Destrua Este Diário

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Wreck This Journal: To Create is To Destroy
Keri Smith
Editora Intrínseca

Tradução: Rogério Durst
ISBN:9788580574166
Ano:2013
Página: 221

Sinopse
‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo.


Resenha (Divagações) por Ver Sobreira
Eu tenho que afirmar que são divagações e não uma resenha  porquê não há nada e há tudo sobre este livro, se é que podemos chamar assim. Por exemplo, no Skoob eu  o marquei como lido, só quer não há uma forma de lê-lo se você não seguir friamente as instruções e se desapegar totalmente do objeto e apelar para a criatividade. Talvez eu não seja tão criativa, pois como vocês poderão observar abaixo, só consegui seguir umas poucos. Vou deixá-lo parado em um canto para uma boa oportunidade de me expressar. Confira o que consegui fazer:

A proposta : Criar É Esculhambar. Será?



Este seria o objetivo primordial do livro, mas...dê uma olhada.

Uma das primeiras páginas contêm uma lista com 5 instruções bem claras, você pode segui-las ou não. O problema é que esse é o objetivo você seguir e olhar  o livro não como um objeto de valor, mas sim como um objeto para se divertir.

Arranque fora, amasse, fiz isso e rasguei a próxima folha, sendo assim não poderei fazer o copinho de papel, – não sei se dá para observar logo atrás – e beber água.

Página para colorir, nunca fui boa em desenho.
Página de Pensamentos Felizes, espero ter um monte deles em 2104.

Pintado por fora da linha, imaginei um Sol, é óbvio que não fico nada parecido,rsrsr....

Memorizar e ligar pontos de olhos fechados é mais difícil do que parece.


Esta página é uma das últimas do livro e achei esta instrução o máximo, estou perdendo tempo lendo, ao invés de seguir com as instruções.
Lista de compras, a mais inusitada possível.


Pintar e escrever por fora do livro. Como vocês podem ver não segui muitas das instruções.


Não é possível fazer de uma vez, querendo ou não somos apegados ao objeto como coisa, e é provável que esta seja uma das conveniências que o livro quer destruir. Pela herança cultural não estamos muito acostumados a sermos criativos; temos tendência a dar mais valor ao estético de  que ao cultural. Estamos presos a convenções. Uma amiga me pergunto se eu realmente iria seguir as instruções, eu disse que sim pelo menos algumas, pois senão não teria graça ter comprado o livro.

5 comentários :

  1. Oi Verônica, tudo bem?
    Quero tanto este livro! Vejo o pessoal no instagram fazendo verdadeiros shows de arte nas páginas e quero fazer parte disso também haha Achei a proposta muito interessante, mas dá um dó acabar com um livro né? Principalmente nós, leitores!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ganhei este livro essa semana e vou começá-lo em 2014. Estou super ansiosa, e doida para soltar a criatividade. Quero me libertar com esse livro, fugir dos padrões!
    Beijos!

    temponaoperdido.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Verônica, achei a ideia do livro muito interessante, mas não sei se teria coragem para fazer tudo o que ele pede...
    Como você tenho uma certa dificuldade ao desapego, ainda mais se tratando de livros.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. A ideia geral do livro é muito legal,como você disse,apreciamos o que nos é apresentado já pronto,nada de criatividade e esse livro muda isso completamente.... Vou comprar um para mim e um para cada filho meu,acho que vai ser um exercício bem legal destruirmos juntos esse livro juntos....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Aiiiii eu quero esse livro!
    Mas nem pensava em fazer resenha dele...
    Adorei!

    Bjo
    Luh Figueiredos
    Biblioteca da Luh

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique