Coluna da Paloma - Os 13 Porquês

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Maiteí, índios
Este mês a Coluna da Paloma terá duas edições, e a de hoje vem com um livro de ficção, porém que trata de assunto muito sério. Confira




            Eu pensei um pouco antes de escrever essa resenha. Na verdade, eu pensei um dia inteiro, mas vamos lá.

            Uma menina do ensino médio se suicida. Até aí, normal. Eu sei, vocês devem estar pensando que eu sou insensível porque nada disso é normal. Mas, infelizmente está se tornando. Cada ano, aproximadamente 250.000 americanos tentam o suicídio e aproximadamente 30.000 obtêm sucesso. A pesquisa recente sugere que o suicídio é a sétima causa de morte nos Estados Unidos. A mais preocupante é a taxa de suicídio entre os adolescentes.
Mas essa menina, antes de tomar essa decisão, a mais drástica que alguém pode tomar na vida, ela grava sete fitas cassete e cada lado dessas fitas tem um culpado. E para cada culpado, tem uma ação, o motivo por ela ter tomado aquela decisão. É intenso, eu sei.
Essas fitas serão passadas de culpado para culpado até fechar o ciclo. Se alguém não fizer o combinado, todas essas fitas virão à tona, com todos os segredos daquele pessoal, daquela lista. A nona pessoa dessa fita é Clay Jensen.  Ao voltar da escola, Clay encontra esse pacote com várias fitas cassetes. Se ele recebeu essas fitas, se ele tem que ouvi-las, ele é um desses 13 porquês. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. Só que Clay amava Hannah. Só nunca tinha dito ou saído com ela para confessar. Se ele a amava, como teria feito algo para ela tomar essa decisão? Ou foi algo que ele não fez? 


Não sei se você sente o mesmo que eu, mas a primeira coisa que eu senti foi a injustiça. Uma garota tira a própria vida, sai culpando todo mundo por aí, aterrorizando-os como se fosse um fantasma? Qual era o problema dela? Bom, ela era uma suicida e isso já explica muita coisa. Ou simplesmente não explica nada.
Nossa sociedade tende a julgar direto quem comete ou tenta o suicídio. É imediato. Você começa a pensar em como a vida daquele jovem – que você nunca conheceu, apenas foi noticiado ou apareceu nas redes sociais – era boa. Ele tinha um bom condicionamento físico, pais amorosos, uma grande casa, carro, uma escola particular, uma cama. Começamos a dar motivos para ele ter sido a pessoa mais burra do mundo ao cometer suicídio. Mas como eu já disse, você não o conhecia. Nesse mundo, ninguém conhece ninguém. Damos motivo para ele continuar vivo, mas ele já morreu. E nós não conhecemos os motivos pelos quais ele fez isso. Mesmo depois do ato, continuamos a julgar, julgar e julgar. Até aparecer outro caso para julgarmos um pouco mais.
Eu li Os 13 porquês em um dia. Acho que foi o livro mais intenso e preocupante que eu li porque enquanto as fitas estão sendo tocadas, você vai sentindo a transformação do personagem em uma menina de Ensino médio até uma suicida. Você vai acompanhando toda essa história até que de repente, ela acaba. É muito desgastante, é muita pressão. É incrível!!!
Eu geralmente digo que bons livros me transportam para um universo paralelo. Mas, livros incríveis me fazem saltitar pela casa e gritar dizendo não acredito. E livros extraordinários me fazem ficar quieta por pelo menos uma hora pensando na vida, o universo e tudo mais. Os 13 porquês foi uma reunião de todas essas ações. 
Ah, a taxa de suicídio entre adolescentes e jovens no Brasil subiu 30% nos últimos 25 anos. 

3 comentários :

  1. Não tem como não se envolver com a história. A forma como foi escrita, o tema abordado, tudo faz com que você se envolva sem nem se dá conta.
    Para mim, foi um dos melhores livros que eu li esse ano e dele tirei uma grande lição.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi paloma, que resenha menina!
    O livro parece ser bem intenso, daqueles que te pegam de jeito e fazem você pensar e repensar nos seus valores. Adorei sua resenha, mas confesso que não sei se leria este livro.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Resenha incrível,me fez parar um pouco e pensar....

    Imagino o quão impactante esse livro deve ter sido para você..... quero muito lê-lo,apesar de ser um tema complicado para mim,pois já tentei o suicídio, é uma decisão tenebrosa,que a pessoa só toma no fundo do poço,na verdade,mas acho que no caso dos adolescentes,brasileiros ou não a causa desse número de suicídios é a falta de fibra para lidar com os problemas....

    Paloma,você me fez PRECISAR ler esse livro.

    Bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique