Coluna da Paloma - A Livraria 24 Horas do Mr.Penumbra

sábado, 21 de dezembro de 2013


Maiteí, índios
Apesar de hoje não ser 22 como ela mesma diz, vamos colocar no ar a última edição da Coluna da Paloma. Em 2014 ela promete ser mais sagaz e descontraída do que nunca. Essa menina promete. Vamos conferir o que ela acho deste livro, pois sei que estava há meses querendo lê-lo.




O que você procura nessas prateleiras?

                Eu estava querendo ler A livraria 24 horas do Mr. Penumbra há bons três meses. Como já falei aqui, julgo o livro pela capa e espero não ser julgada por isso rsrsr... Mas, não foi a capa que me chamou atenção. Foi o título.
                Não me leve à mal. Essa capa é linda, mas ela segue o movimento do título. Ela não existiria sem ele, ambos se completam em uma arte incrível. Pegue o livro e veja sua capa, leia seu título. Parece que você é diretamente transportado para a vitrine da livraria 24 horas do Mr. Penumbra só de ter o livro em mãos! De todas as definições de “O que um livro deve fazer”, essa é a minha favorita.
Clay Jannon começa a trabalhar na livraria porque... bom, porque ele não achou emprego melhor. Apesar de eu não achar emprego melhor do que trabalhar em uma livraria, ele começa a notar coisas estranhas. Primeiro, o Catálogo Pré-Histórico, como Clay apelidou. Ele possui livros antigos e codificados, pegos somente por pessoas com permissão. E essas pessoas também são estranhas. São mais velhos, com roupas diferentes e jeitos diferentes.
Olha, eu não sei você, mas se eu trabalhasse nessa livraria, seria a época mais incrível da minha vida. Livros codificados, pessoas estranhas, uma livraria 24 horas! Santo Deus, como alguém não tinha pensado nisso antes?!

Bom, como dá pra perceber, o mistério vai se desenrolando. Mas não é algo como perseguições e códigos. Na verdade é sim, mas de uma forma diferente. A história não está baseada em livros de detetive ou nos livros policiais do – meu lindo, preferido, para sempre, apesar de tudo – Dan Brown. A história está baseada em – acreditem, meus olhos estão brilhando enquanto digito isso – livros de RPG.
Se você tem pra lá de 25 anos, você sabe exatamente do que eu estou falando. Mas se você tem a minha idade e não sabe o que é um livro de RPG, saiba que está perdendo a melhor invenção humana. Sabe os jogos RPGMMO? War of Warcraft, League of Legends? Jogos online... Pois bem, imagine-os em livros gigantescos. A história acompanha suas escolhas e você – ou seu personagem - sofre as consequências dela. 
Os livros de RPG criaram uma nação de jovens nerds. Eles formaram histórias, amizades, casamentos, eles formaram caráter. E Clay Jannon é um desses jovens nerds. E eu também, mas acho que já deu pra perceber isso.
Bom, eu tenho uma convocação para várias pessoas aqui, então vamos lá. Se você curte computadores, empresas tecnológicas, dados e e-books, leia esse livro. Mas, por outro lado, se você ainda gosta de prateleiras abarrotadas, cheiro forte de livros com páginas amareladas e poeira, leia esse livro. Se você gosta de mistério, bom, aqui estamos nós. Se você gosta de RPG,eu acho que não preciso mais falar com você.
A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra foi escrita para agradar a todos esses públicos, e ele consegue fazer isso como uma mãe com cinco filhos. Ele não deixa ninguém entediado enquanto fala de outro assunto. Está tudo ali. Para todo mundo. E se eu pudesse voltar no tempo, não esperaria três meses para lê-lo.

ESPERA, ESPERA, ESPERA! Antes de comentarem, essa é a minha última resenha de 2013. Então desejo a todos feliz natal, um ótimo ano novo e muitas energias positivas porque ano que vem é ano de Vestibular!


Beijinhos! 

2 comentários :

  1. Boa sorte no vestibular paloma,mas acho que você não vai precisar dela.... #Arrasa

    Eu enlouqueci com a sua resenha,não imaginava que o livro seria assim,não mesmo,nem dei muita bola para ele,mas depois dessa resenha empolgante,eu preciso adiantá-lo na minha lista.. esse livro é meu número certinho....

    ADOREI...

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  2. Oi paloma, como sempre sua resenha está uma delícia!
    Adoro a maneira como você comenta uma leitura e eu gostaria muito de ter esta sua desenvoltura.
    Eu estou super a fim de ler este livro, e espero conseguir isto o mais breve possível, ainda mais depois de ler esta resenha.
    Um Feliz Natal e uma 2014 cheio de vitórias! E claro que seu vestibular já está no papo. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique