Vou Lhe Mostrar o Medo

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jeg Skal Vise Dere Frykten
Nikolaj Frobenius
Geração Editorial

Tradução: Eliana Sabino
ISBN: 9788581301099
Ano: 2013
Páginas: 295

Sinopse
Edgar Allan Poe (1809-1849), o célebre poeta e autor de histórias de terror, bem como criador do gênero policial na literatura, é o protagonista deste romance de suspense psicológico, que discute os limites da criação literária e a responsabilidade moral da arte. Nele vemos o jovem escritor norte-americano afligido pela pobreza, angustiado com a enfermidade da sua frágil esposa e assombrado por um maníaco que comete assassinatos inspirados nos seus escritos, além de sabotado em sua carreira pelo crítico literário Griswold, que lhe dedica um misto de admiração e ódio. Publicado em toda a Europa, traduzido em dez idiomas e plagiado por Hollywood, este romance premiado marca a estreia, no Brasil, de Nikolaj Frobenius, um dos grandes expoentes da moderna literatura norueguesa


Impressão de Leitura por Rafael Dorr

Particularmente gostei bastante do modo como o autor conta toda a trama que envolve assassinato, ficção e suspense em uma trama policial, a narrativa é feita baseada na vida de Allan Poe com acréscimo de um pouco mais de ficção e suspense aos fatos realmente vividos por Poe. Quem nunca leu nada de Allan Poe e quer uma dica de leitura legal pode procurar os livros dele, que são garantia de uma leitura intensa e incrivelmente boa.

O livro basicamente fala sobre a vida de Poe acrescentando alguns trechos de livros seus, mas está longe de ser uma biografia, foi uma proposta bem interessante de Nikolaj contar a vida de uma pessoa sem fazer disso uma biografia, não me recordo de ler nada no gênero até agora.

Em um geral a trama se passa ao redor da figura de Rufus Griswold um crítico literário que vivia uma relação de amor e ódio com as obras de Poe e o próprio Poe. A trama dita também as dificuldades que Poe passou da infância até sua morte, ficando orfão muito cedo e sendo adotado, passava poucas e boas nas mãos de seu pai adotivo, até que já adulto conseguiu ser sucesso como escritor. Depois sua esposa fica muito doente e ele passa novamente muitas dificuldades e para piorar um psicopata começa a reproduzir os crimes de seus livros fazendo com que Poe fosse acusado de estimular tais crimes.

Gostei muito da leitura, é bem interessante e detalhada, espero que gostem também

 Beijos a todos,

Rafael Dorr

2 comentários :

  1. Eu me interessei de cara pelo livro só pela menção a Allan Poe e agora sei que preciso demais ler esse livro,amo suspense,policial e ter a chance de conhecer um pouco mais da vida do autor mas de uma maneira diferente da biográfica vai ser muito bom.

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael, eu já li este livro e tem resenha dele lá no blog.
    Confesso que pelo para mim, o livro não foi tão atraente, mas não estou tirando o mérito da ideia da história que é de certa forma original, e a escrita deste autor é muito boa.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique