Veneno - Saga Encantadas- Livro 1

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Poison
Sarah Pinborough
Editora Única

Tradução:Edmundo Barreiros
ISBN:9788567028002
Ano:2013
Páginas:224

Sinopse
Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? 
Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier

Resenha por Ver Sobreira

Psicologicamente falando os contos de fadas nunca foram histórias para dormir. Nos últimos tempos temos assistido e lido o que chamaríamos de "subversão" dos mesmos. No caso de Veneno, a história ganhou além de algumas modificações do conto, contornos picantes e sensuais. Uma madrasta sempre madrasta, porém uma Branca de Neve ousada, cheia de atitudes, ainda bondosa, mas sem "papas" na língua.

crédito imagem
A madrasta ainda com a mesma atitude arrogante e narcisista, desta vez o Rei vai a guerra por poder e conquistas. Branca de Neve fica aos cuidados de uma madrasta que tem praticamente a sua idade, que de jeito nenhum gosta dela e a acha presunçosa, Lilith, – é a pessoa em questão –, precisa urgentemente arranjar um casamento para Branca de Neve e fazê-la se portar como uma dama. A garota é uma insolente, que cavalga por ai com cabelos ao vento e em trajes masculinos. Depois de várias tentativas, a madrasta nada consegue e neste interím parte para o tradicional. É onde acrescenta-se o caçador a história, um homem  sexy, musculoso, cheio de atrativos que é seduzido  luxuriosamente pela madrasta. A partir deste ponto temos relativamente algumas coisas  em comum com o conto e outras acrescentadas pela autora.

Particularmente este livro  dividiu-se em três etapas em minha leitura. Na primeira que diria que foi mais ou menos até a página 104 estava gostando do livro, pois percebi que apesar de ter contornos comuns, a narrativa  iria dar uma reviravolta com a introdução do que chamamos subversão, a história que começou um pouco antes, modifica-se e ganha nuances sexuais.  O caçador entre os desejos da madrasta e a possível sedução de Branca de Neve. Tudo bem, a questão é que a história torna-se um pouco miscelânea de outras, como por exemplo, a avó de Lilith  ser a bruxa da casa doces de João e Maria,  ela será responsável pelo "grande momento" da história,  mas sem grandes reviravoltas. Creiam, a narrativa deste momento em diante fica morna e em minha opinião a autora se perdeu um pouco.


crédito imagem
Na segunda etapa da leitura, a  Branca de Neve já mordeu a maçã e está em seu sono profundo, o príncipe encantado é alguém de um reino inimigo. A madrasta continua obcecada a procura dela, mesmo os anões tendo a escondido. Bem não é o beijo de amor eterno que desperta a nossa alva princesa, porque ela estava engasgada. Foi neste momento que comecei a definhar na minha leitura e entramos na terceira e última etapa. Ela casa-se com príncipe? Sim, porém ele é um hipócrita quando descobre que sua esposa não é exatamente o peixe que lhe vendeu o anão Sonhador.

O final caminha para algo inesperado, verdade que pretendia-se um pouco mais de um livro,  cuja a chamada era "Repense seus vilões", pois a madrasta continuou má e narcisista, e seus motivos os mesmos de sempre,  Branca de Neve é  coquete, sedutora, mas ainda é boa e só quer ser feliz e fazer o bem. O príncipe encantado, certo, esse ganhou outros ares, porém nada convicente. A subversão não funcionou, os toques eróticos no livro não foram novidades que agregaram valor algum a história, pelo contrário  creio que  foram até desnecessários. Não sei, faltou algo que não consegui identificar, ficou sem atrativos, mas.... é a minha leitura, o que pode não refletir a opinião da maioria

Agora aguardando Feitiço, vamos ver o que Cinderela irá aprontar.

7 comentários :

  1. Ih! Eu estava tão animada!
    Bem, que pena... tinha tudo para ser um ótimo livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Vê, chato todos esses pontos negativos heimm.. Estava de olho neste livro desde que lançou.. Agora eu já não sei se quero ler..
    Gostei das mudanças que citou na resenha, mais os pontos negativos.... Quero não..

    beijos Mila
    Tem Resenha nova no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/11/resenha-feerica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanima não, eu li recentemente e é ótimo. Tem algumas diferenças Mas realmente muda seu jeito de ver a história.

      Excluir
  3. Oi Vê, confesso que ainda não tinha me interessado por este livro.
    Lendo sua resenha, eu continuo achando que não vai rolar para mim, e com certeza, eu confio muito em sua opinião para me arriscar a gastar uma grana e me arrepender.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estava louca para ler esse livro,a capa é linda e a proposta me interessou,mas desanimei totalmente agora,eu sei que gosto é uma coisa bem pessoal,mas eu confio nas suas resenhas e nas suas impressões e acho que esse livro não vai rolar para mim não.,

    Resenha clara,objetiva e verdadeira,como poucas vezes se vê na blogosfera,

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  5. ''Repense seus vilões'' você só vai saber porquê disso se ler os outros 2 livros. O mal é sair julgando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem com eu disse na minha resenha é a minha opinião. E apesar de não ter resenhado os outros dois, os li e não achei interessante resenhá-los. Não é julgamento é minha leitura e opinião apenas.

      Excluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique