Elysium - Opinião

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Maiteí, índios

Em geral fazemos aqui artigo de opinião de filmes que foram adaptados, mas o qual vamos falar hoje é uma exceção. Trata-se de Elysium, um filme de ficção científica. É interessante falar não só pelo filme em si e também pelas atuações. Matt Damom, um ator que gosto e admiro a anos; Jodie Foster sempre se destacando em qualquer papel que faça e a presença de dois brasileiros: uma atriz que já desponto no cinema internacional há muito tempo, Alice Braga; o outro é grande conhecido do nosso público e que faz sua estreia em Hollywood e podemos dizer que promete, com certeza outros papéis advir para ele, Wagner Moura ele é um misto de contraventor, hacker, etc chamado Spider, em uma atuação bastante boa por sinal. Vejam não sou crítica de cinema, apenas uma cinéfila entusiasmada.



*O filme é Elisyumm vamos a sinopse:
Em 2159, o mundo é dividido entre dois grupos: o primeiro, riquíssimo, mora na estação espacial Elysium, enquanto o segundo, pobre, vive na Terra, repleta de pessoas e em grande decadência. Por um lado, a secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) faz de tudo para preservar o estilo de vida luxuoso de Elysium, por outro, um pobre cidadão da Terra (Matt Damon) tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas.



Opinião por Ver Sobreira

Não é novidade para ninguém que o próprio E.U.A  irão dizimar sua população. O que nós não sabemos é como eles farão exatamente, já que ademais de provas, há anos os governantes estadunidense tramam contra eles mesmos. Em Elysium vemos uma Los Angeles, - outra cidade corriqueira nestes filmes, quando não é Nova York, rsrs... - no ano 2154, devastada pelo que parece por guerras urbanas, onde um população de desvalidos, em sua maioria, vive. Somente é um detalhe que a maioria deles sejam de origem latina.

Talvez nem seja novidade já que em 2008 durante sua campanha para  eleger-se, o presidente Barak Obama disse que em alguns anos a maioria da população estadunidense seria de origem hispânica, seria isso um presságio? A verdade é que Elysium confirmar este pressentimento. A maioria da população desta Los Angeles é latina, ou de origem como é o caso do personagem de Matt Damon. O idioma falando é em parte espanhol , em parte inglês.


A produção é grandiosa, o filme é bom como entretenimento, apesar de muitas cenas violentas, mas também como mais uma dura crítica ao sistema americano, e principalmente uma  crítica nada sutil ao G8. Jodie Foster em um atuação como sempre impecável é a irascível Secretaria de Segurança, que de Elysium controla o que acontece na Terra, pois apesar do filme se passar em Los Angeles, subentendesse que há um controle mundial do lugar. Por exemplo, o presidente é de origem indiana e a secretária, Delacourt francesa. Então vamos supor que o G8, colocou um governante de terceiro mundo emergente que é membro do G20, em posição de tentar  manipulá-lo. A conotação política é totalmente explícita, a crítica a política territorialista dos Estados Unidos - que bem sabemos é o maior controlador do G8, e a França sua "vaquinha de presépio" - é óbvia. Não é de se admirar já que quem escreveu e dirigiu o filme foi Neil Blomkamp de Distrito 9. Esta é a marca registrada deste diretor, tomar a ficção científica como base não de apenas entreter, mas principalmente de criticar.



Para os amantes da ficção científica o filme é uma "prato cheio". Com atuações moderadas dos principais atores, mas ouso destacar  a atuação de Wagner Moura, como  Spider,  nosso ator tupiniquim não se intimidou diante de atores como Jodie Foster e Matt Damon, é fez a parte dele, mostrando-se instintivamente preparada para trilhar um caminho hollywoodiano, diria até que ele pode ser capaz de driblar Rodrigo Santoro e partir para grandes produções, em vista de que Elysium foi  produzido com um grande orçamento e tem a Sony na frente do projeto.



A  verdade da ida ao cinema era sim e também ver como o Wagner Moura seria tratado confesso, não sou grande fã de ficção científica, porém esse tinha um conteúdo a mais. Alice Braga continua em sua trajetória muito mais promissora de que sua tia teve. Em fim, o filme é bom, clichê no gênero, mas vale a pena ser visto. Nem que seja para ver Wagner Moura atuando bem como sempre, com um inglês que não deixa a desejar e dando um grande up a película. Confira





*Curiosidades

  • Elysium é o segundo filme do diretor Neil Blomkamp. O primeiro foi o sucesso de baixo orçamento Distrito 9, de 2009.
  • Inspiração - O diretor Neill Blomkamp começou a desenvolver o roteiro de Elysium após olhar uma imagem de uma estação espacial, criada pelo designer Syd Mead.
    Ator em ascensão - Elysium é o terceiro filme do ator Sharlto Copley. Os outros foram: Distrito 9 (2009) e Esquadrão Classe A
  • Novos desafios para Wagner Moura - Elysium marca a estreia do ator Wagner Moura em um filme estrangeiro e como vilão.
  • Rede de brasileiros -Wagner Moura indicou a atriz Alice Braga para o diretor Neill Blomkamp.
  • Orçamento aumentado - Elysium teve orçamento de US$ 100 milhões, três vezes mais do que Distrito 9, filme anterior de Neill Blomkamp.
  • Dois mundos - As cenas da Terra foram filmadas em regiões pobres do México, enquanto as da estação espacial Elysium foram gravadas em Vancouver, no Canadá.
  • Vida de ator durante duas semanas- O ator Matt Damon gravou em um lixão público do México.


*http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182991/
*http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182991/curiosidades/

4 comentários :

  1. parece ser legal, apesar de que o filme não me chamou nenhum pouco a atenção

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Verônica, eu não curto muito esse estilo de filme, mas só pelos atores que fazem parte eu já fiquei interessada. E mais ainda por saber que temos dois bons atores brasileiros participando.
    Eu gosto muito da maneira que a Alice Braga trabalha e como você, acho que ela tem muito mais chances de dar certo por lá, do que teve sua tia. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou bem afim de ver esse filme,vi o trailer em um canal americano onde elogiavam bastante a atuação do Wagner Moura e me deu logo vontade de assistir!!

    Adorei a resenha do filme Ver !!

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  4. Olá, quero muito assistir a esse filme, a temática
    dele me chama muita atenção. Quero saber mais
    sobre a historia que é abordada,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique