O Morro dos Ventos Uivantes

terça-feira, 28 de maio de 2013

Wuthering Heights
Emily Brontë
Editora Leya/ Selo Lua de Papel

Tradução: Ana Maria Chaves
ISBN:9788563066022
Ano:Edição-2009
Páginas:292
Sinopse
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.


Resenha por Ver Sobreira


Não tenho a pretensão de resenhar este livro, ele por si só ao longo de quase dois séculos já se defendeu, foi alvo de fortes críticas no século XIX e se provou como clássico. Leitura obrigatória dos cursos de Língua e literatura inglesa, pelo menos na UERJ, onde me formei em Português/ Espanhol. Qualquer professor, independente da linha de pesquisa adota. Em termos teóricos, posso até arriscar algum palpite, talvez pelas nuances e ousadia da estrutura do romance que a autora adotou; ou pelo quase pioneirismo de mulheres escrevendo e o romance não ser machista e sim completamente por apesar de um universo  masculino, tenta fazer valer a voz feminina. 

Resolvi falar sobre ele esta semana por dois bons motivos: o primeiro foi que apesar de no momento lecionar Espanhol, sempre converso com meus alunos sobre livros e a importância da leitura e semana passada no tempinho final de uma de minhas aulas conversamos sobre os clássicos, o porquê de lê-los; o segundo motivo é pelo fato de esta semana estarmos participando da "Semana de Resenhas- Leya", então bons motivos não acham? 


Não estou aqui para analisar este livro e sim para dizer que ele é um dos melhores romances que li em minha vida. E quem se julga verdadeiramente fã de romances, jamais pode deixar de lê-lo. Ademais dos clichês comuns em um romance O Morro dos Ventos Uivantes é sem o sombra de dúvidas a história de um amor obsessivo e doentio, lindo e eterno. Os diálogos são maravilhosos, até mesmo as trocas de farpas entre os personagens, são incríveis. Mas a fala que mais gosto do livro é quando Catherine define o amor que sente por Heathcliff é inesquecível.



O livro já ganhou diversas versões cinematográficas, considero uma das mais dramáticas a versão de 1939 com Laurence Olivier, que eu vi há muitos anos atrás em versão colorizada. Há pelo menos 4 versões com diferentes atores ao longo do século XX e duas outras feitas agora no século XXI. O livro, único escrito  por Emily Brontë torno-se um clássico, não só por retratar uma época e sim por tentar mostrar a mulher como alguém independente para amar, ao mesmo tempo em que ela está presa as convenções da sociedade. Catherine é manipuladora e tanto Heathcliff, bem como Edgar são fascinados e apaixonados por ela. Sem dúvida em vários momentos da narrativa é possível questionar este amor que ela diz sentir pelos dois de maneiras diferentes, mas ela é uma mulher intensa, que leva tudo ao limite, muda de humor constantemente, por vezes fria e distante,  passional, ou seja, uma caixinha de surpresas, que às vezes é estafante acompanhar.

Fora tudo isso, O morro dos ventos uivantes é um dos romances mais citados em diversos diálogos da literatura contemporânea. Quase sempre quando os personagens querem citar romances conflituosos, triângulos amorosos,  citam este romance. Até gerou uma versão bem moderna pela MTV,  creio que em 2011. Espero que tenham gostado e se nunca leu, você não pode considerar-se um fã de romances.



Esta resenha faz parte da "Semana de Resenhas - Leya":





Confira outra resenha desta editora no blog amigo:
Alquimia dos Romances




9 comentários :

  1. Li esse ano e adorei! Mas é muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler O Morro dos Ventos Uivantes! Conheci ele pelo Crepúsculo! HAHA

    Beijos,

    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. PARA TUDO!
    A versão de Wuthering Height mais recente é com o Tom Hardy??? Aff! Vou assistir agora!
    Esse é meu livro favorito de todos os tempos!
    Qualquer dia vou lê-lo de novo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amo esse livro. Recentemente peguei ele e vou ler de novo pela terceira vez.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Eu amooooo esse livro e nunca teria coragem de resenhá-lo,mas você arrasou no post Ver!!! Amo o livro e o filme e sempre que vejo o filme preciso reler o livro,é um circulo vicioso adorável!!

    Também não vi a última versão com o Tom, Hardy,vou procurar ela para assistir!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras!!
    Eu quero ler este livro, já está na minha listinha, acho essa capa edição 2009 a mais bonita!!

    beijos MILA

    ResponderExcluir
  7. Eu senti muita dificuldade da primeira vez que li esse livro. Acho que não tinha amadurecimento o suficiente para entender personagens tão densos quando os desse livro. Gosto demais de Heathcliff e consigo compreender algumas atitudes de Catherine, o que para alguns é um absurdo. É o tipo de livro que todos deveriam ler e discutir, porque ele é de uma riqueza, que nos deixa extasiados por dias a fio.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ver, que post maravilhoso amiga. Eu li este livro quando ainda era novinha e confesso que não gostei. Achei muito denso, e meio cansativo. Tenho vontade de reler para ver se minhas impressões sobre ele seriam diferentes. E também não gostei dos filmes que assisti baseados nele...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mas um livro que quero ler.
    Sua resenha esta ótima. Com
    ela pode conhecer melhor sobre
    a historia.
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique