Garota Exemplar

domingo, 12 de maio de 2013

Gone Girl
Gillian Flynn
Editora Intrínseca

Tradução: Alexandre Martins
ISBN:9788580572902
Ano:2013
Páginas:448


Sinopse
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi.
Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Resenha por Ver Sobreira

A polícia não iria encontrar Amy, a não ser que alguém quisesse que ela fosse encontrada. Isso era claro. Tudo o que era verde e marrom havia sido vasculhado: quilômetros do enlameado rio Mississipi, todas as trilhas e pistas de caminhada, nossa triste coleção de bosques esparso. Se ela estava viva, alguém precisaria devolvê-la. Se estava morta, a natureza teria de entregá-la. Era uma verdade palpável, como um gosto azedo na ponta da língua(...)

O casamento, uma instituição, uma associação, um investimento, uma parceria? Hipocrisia, pequenas mentiras, falsa modéstia, tirania disfarçada, entre outras coisas. "O casamento mata" diz na contracapa de Garota Exemplar, terceiro livro da estadunidense,Gillian Flynn, primeiro a ser publicado no Brasil. Um suspense de tirar o fôlego, até o final da leitura você não consegue saber quem é vilão e quem é vítima, se é que realmente há vilões e vítimas, e se há, talvez seja o próprio casamento.

No dia em que o casal aparentemente perfeito, Nick e Amy completam 5 anos de casado, Amy, uma mulher inteligente, aparentemente muito centrada e que ama demais o marido desaparece misteriosamente. As evidências apontam para uma possível agressão seguida de morte, pois ao analisar a cena do crime a polícia constata sangue, que fora lavado do cômodo onde Amy foi ataca. E mais, todas as indicações começam a implicar Nick, o marido, como possível assassino. A partir dai uma série de acontecimentos, vão implicando mais e mais Nick, que declara-se inocente. Surgimentos de provas contundentes vão evidenciar a culpabilidade dele, o que faz com que a narrativa caminhe para um final muito além da compreensão dos espectadores desta tragédia, porém com certeza  antevisto pelo leitor, em vista disto extremamente bem construído.

Perceberam como usei a palavra aparentemente, mais de uma vez?, pois é, nesta narrativa tudo é aparentemente uma coisa e depois outra, e depois, e depois...Aparentemente, talvez se repita muito aqui, é difícil evitar com uma narrativa desta.  Garota Exemplar é dividido em três partes, sempre alternando os pontos de vista de Amy e Nick. Os de Amy começam em anotações de seu diário e conforme a narrativa segue em histórias contada por ela, tendo nós leitores como confidentes e observadores dos acontecimentos, das suas impressões da situação e de sua revolta diante do dilema em que se encontra. E por fim de sua vingança que pode custar mais de que ela imaginou. 


Então, quando comecei a ler, quase desistir, pois o livro caminhava a passos de tartaruga, a narrativa não desenvolvia e  eu não conseguia perceber o entusiasmo de um punhado de resenhas que li acerca deste livro. Mas como não abandonou leituras pela metade, segui em frente. Com sinceridade, o livro tem 448 páginas e só engrena como uma história de verdadeiro suspense, para mais da metade da narração. Até ai, a narrativa que alterna a voz de Nick e páginas do diário de Amy, segue em ritmo morno, porém ao mesmo tempo você também se pergunta: Como em tão pouco tempo,- 5 anos-, - pois creio que em 5 anos um casamento não possa esfriar tanto, como o de Nick e Amy, - pôde chegar a este ponto? Mas Gillian Flynn oferece-nos todas as respostas e a principal delas é a mentira contínua, desde as pequenas coisas, até as extremamente importantes.

(...) A gente nunca quer ser a esposa que impede o marido de jogar pôquer - não quer ser a megera com os bobes no cabelo e o rolo de macarrão. Não acho que ele faça isso por maldade, apenas foi criado assim. O pai sempre fazia o que queria, e a mãe aceitava. Até se divorciar dele.
Ele começa sua mentira. Eu nem presto atenção. (...)
Com a progressão da leitura você vai conhecendo mais Amy e Nick, mas pelos olhos deles mesmos, o que põe em cheque o caráter de ambos e nos faz duvidar sempre dos argumentos que eles se utilizam para justificar esta ou aquela atitude. As escolhas tanto de Nick como de Amy, são nebulosas. Tudo é muito claro em um momento e totalmente obscuro em outro. Nenhum dos dois é santo e a autora os expõe constantemente.  Mediante isso, você se depara horas torcendo para um e outras para o outro. O casamento é excruciado, de ponta a ponta. Todo o relacionamento de Nick e Amy, foi construído sob a mentira e ambos chegaram a um momento crucial em que só a verdade pode redimir, talvez perdoar ou acabar definitivamente com tudo.

Não espere de Garota Exemplar, um "romancezinho" e sim um história de vida, uma verdade crua sobre  relacionamentos, em que o amor se perde e a falta dele faz com pessoas comuns tenham atitudes vis, baixas e despudoradas. A pretensão, a falta de amor-próprio, o desapego são fatores que massacraram este casamento e Nick e  Amy se desconheceram ou nunca haviam se conhecido realmente. A narrativa segue um rumo que o leitor sabe que é impossível não ser assim, que faz você questionar a natureza humana e suas escolhas quando se trata de uma relação a dois.

 Todos os acontecimentos podem levá-los ao reencontro de si mesmos, das verdades perdidas. Se tudo for posto em "pratos limpos", talvez Amy seja encontrada, talvez Nick  seja inocentado e  perdoado, e talvez o casamento seja salvo. Recomendado

12 comentários :

  1. Não consegui me conectar a esse livro. Achei previsível demais. Já tinha lido outros livros do gênero bem maus audaciosos e surpreendentes do que esse. Achei que toda a mídia que se colocou em cima desse livro foi um pouco de exagero. Já tivemos livros melhores. Sei lá... minha opinião! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro e a sua resenha só fez essa vontade aumentar! haha Adorei! *o*'

    ResponderExcluir
  3. Com certeza pretendo ler ele.
    Gostei da resenha, esse é aquele tipo de história que prende a gente.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe leu esse livro e não curtiu mt... isso me desanimou pq normalmente eu e ela temos o mesmo gosto...
    De qualquer forma, vou acabar lendo, pois fiquei curiosa com sua resenha heehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meus Deus que resenha é essa????

    Eu já tinha ouvido elogios a esse livro,mas sinceramente não imaginei que ele fosse tão profundo assim... gosto de livros assim,que narram a verdade e as imperfeições das pessoas....

    quero demais ler esse livro...

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha heim amiga? Adorei. Eu não costumo curtir muito a leitura de livros assim, mas depois de sua resenha, este é mais um que entra para a minha imensa lista de desejados. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro causou um certo burburinho em alguma pessoas que conheço. A resenha ficou perfeita, Veronica. Quero muito ler esse livr, mas não agora, estou numa fase light de leitura. Mas esse vai para lista. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha!
    Estou doida para ler esse livro! Várias pessoas me falaram muito bem dele.

    http://livrosouniversoetudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei se seria esse livro agora, mais confesso que sua resenha me deixou muito curiosa..
    Beijo mila

    ResponderExcluir
  10. Ola, esta na minha lista de desejados.
    Todas as resenhas que leio, só me encatam
    Adoreii
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Entusiasmante, surpreendente e sarcasticamente inteligente!
    Incrível como a cada capítulo mudamos nossas crenças sobre a trama e seus personagens.

    ResponderExcluir
  12. o livro é maravilhoso, surpreendente, suas emoções vão do amor ao ódio em um estalar de dedos...esse tem gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique