Adeus, Por Enquanto

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Goodbye for Now
Laurie Frankel
Editora Paralela

Tradução: Maria Alice Stock
ISBN:9788565530224
Ano:2013
Páginas:320
Sinopse
A talentosa autora de O Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse  precisar se tornar usuário de seu próprio programa...





Resenha por Ver Sobreira

Laurie Frankel já havia entrado para o hall de uma das minhas autoras preferidas da atualidade. O primeiro livro dela  O Atlas do Amor, resenha Aqui, foi bem recebido pela crítica, apesar de não fazer tanto sucesso aqui. Agora em seu segundo romance, Adeus, Por Enquanto, Laurie Frankel nos faz refletir sobre as peculiaridades da morte, a dor e a saudade que ela deixa para quem fica. Para mim o término desta leitura ocorre em um momento inesperado, pois já faz pelo menos duas semanas que estou lendo este livro entre idas e vindas de outros. Esta semana, eu mesma passei por uma situação de morte de um ente muito querido,e isso me fez querer terminar mais rápido o livro. Não sei se teria coragem de fazer o que os personagens fizeram, mas confesso que com a dor que sentimos com a perda, pode ser tentador.

Sam é um engenheiro de software que trabalha em um empresa que organiza encontros, porém ele está cansado de ver as pessoas irem e virem de encontros frustantes, que acabam não dando em nada. Paralelamente ele mesmo é alguém que está fora de relacionamentos há muito tempo, mas  começa a prestar atenção em Meredith, que trabalha na mesma empresa como assistente de marketing. Quando a relação dos dois começa a engatar, Sam tem a ideia de criar um software que faça com que as pessoas encontrem o par perfeito, pois ele sente-se tão feliz de sua relação com Meredith, que quer, dividir isso.

A ideia é ótimo, porém apesar do lucro a empresa o manda embora. Seu relacionamento, nada perde com isso e ele está cada vez mais apaixonada por Meredith. Quando a avó dela, Livvie, morre de repente ela cai em uma tristeza profunda. Para ajudá-la Sam cria um software que posteriormente recebe o nome de Re-pose. A partir deste momento Meredith passa a ter contato com Livvie de uma forma que parecia ser impossível. Querendo dividir sua alegria de poder falar com um ente querido morto, Meredith convence Sam e seu primo Dash a comercializar esta invenção. Muitas coisas acontecem depois disso e os três: Sam, Meredith e Dash, mas principalmente Meredith, questionam sobre a ética em ter acesso as memórias de outros, sobre o amor, sobre a tristeza, a dor e a saudade.

Bem, foi um pouco difícil chegar ao fim desta leitura, pois apesar de ser ficção a narrativa de Laurie Frankel nos coloca de frente com um assunto para o qual não há resposta ou solução: a morte e a dor que ela causa. Muitos seres humanos conseguem aceitar e superar, mas tantos outros sofrem a vida toda por uma perda. Mas será que está perda pode justificar a busca de uma ilusão? Sam faz o programa pelo amor que sente por Meredith, como uma forma de ajudá-la, mas também um pouco por ciúme. No primeiro momento ela se ressente profundamente, mas após acostumar-se com a ideia  tudo lhe parece  diferente e possível.
(...) O que aconteceu em seguida aconteceu porque Sam não  conseguia ver Meredith tão infeliz. Aconteceu porque ele estava desesperado para ajudar. Aconteceu porque ele ainda estava na fase de tentar prova seu amor e conquistar o coração dela. (...) Também aconteceu porque Sam estava surpreso de se descobrir sentindo ciúmes, inveja da morte da avó de Meredith.(...) 

Adeus, Por Enquanto é uma narrativa sobre algo complexo contado de uma forma simples e que faz até você pensar sobre esta possibilidade, já que um programa de computador por trabalhar com combinações de dados pode criar coisas mirabolantes. Frankel é dona de uma escrita impecável que é composta por diálogos simples e em dados momentos extremamente engraçados. Suas narrativas até tratam de assuntos complexos, mas a autora consegue dar tanta leveza aos acontecimentos, que até a conversa sobre algo mais sério  torna-se alvo de várias interpretações, por simplesmente seus personagens criarem a lógica para tudo.

Este livro é para quem tem a mente livre de qualquer julgamentos para tentar entender e compreender que não é só a dor que fica. Em uma perda pode-se ficar muito mais que isso. É difícil superar? Claro, nós amamos aquele ser e perdemos e isso tudo porque somos egoístas, porque pensamos somente em nós. Mas e aquele que vai, como será para ele? O final caminha para algo totalmente inesperado e só assim Sam poderá entender certos questionamentos até o momento que ele mesmo vê-se tentado a usar o que criou. Recomendo. 

6 comentários :

  1. Esse livro parece ser tocante e com uma mensagem linda a ser passada!!!

    Você sempre com boas dicas Ver!!!

    Vai para a lista,e tenho quase certeza de que vou chorar durante a leitura.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma linda história e já estou colocando em minha lista de aquisições futuras. Espero que ele me encante do mesmo modo que a você. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Verônica, gosto muito de livros que nos fazem refletir, eu li a resenha de O Atlas do Amor e achei bem legal, agora eu vou querer ler este também!!

    beijos mila

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ler sua resenha e conhecer
    mais sobre o livro. Não o conhecia.
    A historia é linda, me encantei
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sé esse título já mata!
    Adorei a resenha... não conhecia o livro, mas curti. Só acho que não estou nom momento para ele...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, mas não sei se estou com força de espírito para ler um livro tão tocante assim. Estou meio desanimada, de um modo geral.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique