A Corrida Secreta de Lance Armstrong - Nos bastidores do Tour de France

quinta-feira, 2 de maio de 2013

The Secret Race
Tyler Hamilton com Daniel Coyle
Editora Seoman (Grupo Pensamento)

Tradução: Leonardo Castilhone
ISBN: 9788598903613
Ano:2013
Páginas: 334

Sinopse
Este é um olhar profundo sobre o mundo do ciclismo profissional - e dos problemas de doping que cercam esse esporte e seu mais proeminente corredor, Lance Armstrong. O livro nos leva a fundo a um mundo obscuro, fascinante e surreal de médicos inescrupulosos, diretores de equipe sem limites, e atletas tão cegos pelo sucesso que fariam qualquer coisa para quebrar os limites necessários para vencer. O autor Tyler Hamilton já foi o mais fiel escudeiro de Lance, sempre limpando o caminho do amigo, até ser julgado culpado por doping e banido do esporte, quando conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Pela primeira vez, Hamilton expõe sua batalha em clínicas psiquiátricas, fala abertamente sobre as escolhas que tomou para conseguir competir a níveis internacionais, e relata a história de seu complicado relacionamento com Lance Armstrong.


Impressão por Rafael Dorr

O livro baseia-se na história do ciclista Lance Armstrong, o principal tema abordado é o surgimento do uso de doping no esporte. Existem relatos dos próprios atletas confessando o uso e alegando que era impossível após o surgimento do doping não fazer uso do mesmo, pois tudo se tornou muito desigual entre quem usava doping e quem não usava as substâncias. São várias as substâncias consideradas doping e médicos da época agiam de má fé com alguns atletas mascarando tais substâncias, outros nem se davam ao trabalho, pois os próprios atletas pediam para usar as substâncias proibidas.

A narrativa fala principalmente de Lance, mas também cita outros corredores da época que fizeram com que Lance entrasse no mundo do doping, pois sem uso de nada seu rendimento era imensamente inferior aos atletas que se dopavam nas competições. Toda história nos dá a dimensão desta realidade e se desenvolve de maneira bem natural. Com alguns depoimentos de atletas, médicos e juízes da época que explicam os processos de utilização do doping e afirmando o que isso acarretava para o atleta como forma de punição,  as questões psicológicas,entre outras coisas.

Para quem gosta de esporte é um bom título. Minha  nota para o livro é 8. É um livro legal de ler, a título de curiosidade, mas não é uma leitura que te prenda. Ao ponto de não conseguir deixar o livro de lado por horas sem ficar com aquela vontade de voltar a ler o mais rápido possível. Bem é isso.

Espero que gostem beijos e abraços. 
Rafael Dorr

6 comentários :

  1. Realmente não é meu gênero,mas legal saber mais sobre livros que eu não seriam minha primeira escolha..Gostei da resenha!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Te confesso que esse é o tipo de livro que não me atrairia num primeiro momento, visto que gosto mesmo é de uma boa ficção. Até leio algo do tipo, mas só se for altamente recomendado pelos amigos!

    ResponderExcluir
  3. Não faz o meu genero, mas gostei de ler sua resenha e saber sua impressão pelo livro.
    Esta bem escrita
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Humm Tenho uns amigos que iriam adorar ler este livro, adorei a dica e vou até falar com meu cunhado sobre o livro..
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Para fãs do gênero o livro tem uma temática interessante. Vou falar por mim, quando estou vendo um evento esportivo, vejo falar em doping mas se me perguntassem quais substancias são proibidas, nunca saberia falar... não sei leria, mas tudo que nos informa é válida a leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu não leria este livro e confesso isso... kkkkk
    Mas, sua resenha está ótima como sempre, e como você mesmo citou, é um bom livro para quem curte esportes em geral.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique