O Livro do Amanhã

sexta-feira, 12 de abril de 2013

The Book of Tomorrow
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito

Tradução:Alda Porto Santos
ISBN:9788581630342
Ano:2013
Páginas:368


Sinopse
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Resenha por Ver Sobreira

(...) Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez . (...)
Bem confesso que o primeiro livro de Cecelia Ahern, P.S. Eu te amo não me impressionou, apesar de ter gosta do filme, ler o livro foi algo arrastado. Se Você Me Visse Agora, me deixou uma impressão melhor, resenha aqui. A Vez da Minha Vida, foi no mínimo hilário, pois a personagem Lucy, nos deu uma lição incrível, resenha aqui. Mas O Livro do Amanhã é uma narrativa sem par. Suspense, romance e a quebra de crenças são alguns dos elementos deste livro, que já de antemão digo, não deixem de conferir.

Tamara Godwin, tem 16 anos e nunca preciso pensar no dia de amanhã. Sempre viveu despreocupadamente até o dia em que encontrou seu pai morto, com um frasco de comprimidos e uma garrafa de whisky. A partir dai tudo muda em sua vida, pois  ela e sua mãe perdem tudo e com isso ambas precisam morar com o irmão da mãe, Arthur em Meath, o Cafundó, como ela se refere. É neste lugar que Tamara conhecerá pessoas que farão diferença em sua vida, Marcus um rapaz que dirigi um ônibus -biblioteca e viaja pelo interior da Irlanda; Weseley, filho do médico do lugar; irmã Ignatius e suas abelhas e  também um livro. Tal livro dará a Tamara a verdadeira noção de vida e fora que a ajudará a desvendar um grande mistério do passado. Ao tentar viver o amanhã, hoje, ela mudará sua forma de pensar e descobrirá quem é verdadeiramente.


A narrativa de Cecelia Ahern é interessantíssima, pois quando começamos a ler, pensamos tratar-se de mais uma história de superações, combinada com as birras adolescentes. Porém conforme a leitura avança, descobrimos uma personagem fascinante e forte em Tamara, que está revoltada com tudo que aconteceu, mas no momento sua maior preocupação é trazer de volta sua mãe para vida. A mãe Jennifer, mergulhou em uma depressão a qual Tamara não consegue entender ou aceitar, principalmente, porquê sua tia Rosaleen, insiste em dizer que é culpa do luto.

(...) Luto em inglês, grief, vem da palavra do francês antigo, grève, que significa fardo pesado. A ideia de que luto sobrecarrega a pessoa com dor e todas as outras emoções. Me sinto assim: mais pesada, como se tivesse que me arrastar por aí, tudo é um esforço, é sombrio e é uma merda. (...)

O Livro do Amanhã é um história difícil de ser contada, pois é uma narrativa tão surpreendente que você começa a pensar se não poderia acontecer. Há uma carga de emoções e sentimentos tão forte que te comovem; há também suspense e mistérios que você quer tentar descobrir o fim, assim que eles começam a  se desenrolar. Tamara é uma protagonista inteligente, que se ressente e sente abandonada pelo pai. Tinha tudo o que uma garota queria e de repente seu mundo foi arrancado e ela jogada em um vácuo. Ainda tem o fato da mãe parecer está em uma situação  sem volta.

O que falar do final? É imprevisível, inusitado, estarrecedor, o menos esperando, mas excelente. Só tenho uma coisa a dizer. Recomendadíssimo. Mais uma vez, afirmo, não deixem de conferir.

18 comentários :

  1. Essa autora costuma impressionar as pessoas, seja por esse estilo de deixar uma mensagem enorme em um enredo até simples, seja pela forma carinhosa com a qual trata seus personagens. Tenho dois livros dela e nunca li nenhum. Mas adoro ler as resenhas!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este ainda não li, mas depois da sua resenha com certeza entrou para a lista. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vê, ainda não li nenhum livro da autora, e não sei se vou gostar deste livro, mais com certeza vou ler, pois o marketing que fizeram deste livro foi ótimo, então fiquei super curiosa..
    E eu adorei o filme PS eu te amo, mesmo sabendo que tem suas diferenças, vou querer ler este também..

    beijo Mila

    ResponderExcluir
  4. Essa escritora, apesar de muito jovem, consegue trazer a tona muitos sentimentos em seus livros, no fazendo ficar dilacerados em alguns momentos. Adoro narrativas assim... Vamos ver quando eu vou dar uma chance a Cecelia... rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. A capa é lindaa, me encantei pela sinopse tamben.
    Mas aparti do momneot que li esta resenha, ameiii
    o livro. Adorei sua resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Você me instigou mesmo a ler o livro,não esperava isso tudo do livro,não mesmo,mas parece que é leitura imperdível...

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse mais ainda não li...essa sinopse é perfeita... Dá muito mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhuma livro dessa autora, mas o livro me pareceu muito bom.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sério, só de ler a sinopse eu já estou louca pra ler! Amei sua resenha, de verdade. Esse livro parece ser maravilhoso! Eu amo histórias que envolvam drama e suspense, os dois juntos. Pra mim não há melhor combinação. Vai ser minha próxima aquisição esse livro, rs.

    http://prisioneiradaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda nao li mais achei interessante a resenha........

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi o filme e nem o livro PS Eu te amo.
    Ou seja não conheço o estiloa da autora, mas pela sua resenha dá para ver que pelo menos O Livro do Amanhã vale a pena. Anotado.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Como já falei em outros comentários, muito curiosa com os livros dessa autora.
    Da próxima vez que for à livraria, irei comprar e não só pegar haha
    Adorei!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha fiquei curiosa para ler;*

    ResponderExcluir
  14. A resenha ficou muito interessante,pois leva a gente querer ler o livro o mais rápido possível. ADOREI.

    ResponderExcluir
  15. Sempre bom conferir os livros de Ahern. Habilidosa em criar histórias que prendem o leitor, além de trazer lições pra nossa reflexão.
    Aqui achei interessante o amadurecimento que essa personagem vai ter, por ser adolescente e enfrentar esses dramas. Com doses de mistério fica mais gostoso.
    Quero muito ler essa história!

    ResponderExcluir
  16. Tenho curiosidade em ler os livros da Cecelia Ahern, ainda não li nenhum, mas sou apaixonada pelo filme "P.S. Eu Te Amo". Gostei da sua resenha, é bem positiva, li algumas que reclamavam do inicio do livro, dizendo que é bem arrastado.

    Beijos,
    Elis - Garota de Dezembro

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha despertou minha curiosidade por esse livro. A personagem deve ter que se envolver com muitas situações, administrar todas elas deve ser muito difícil e com isso a autora nos faz refletir. Fiquei curiosa em entender como funciona esse livro também. Quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. É incrível a capacidade que o ser humano tem para escrever coisas que nos deixam apaixonados,e posso lhe dizer que muitas vezes me imagino sendo um deles.É muito bom ler. Adorei.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique