Starters

quarta-feira, 20 de março de 2013

Starters
Lissa Price
Editora Novo Conceito

Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
ISBN: 9788581630144
Ano:2012
Páginas:368

Sinopse
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


Resenha por Mirela Lisboa (Acid Burn)

(...) Foi uma guerra, gente. Ninguém venceu. Nem nós, nem os países do Anel do Pacífico. Em menos de um ano, a face da América mudara para algumas gotas de Starters como eu em meio a um oceano de Enders de cabelos prateados – ricos, bem alimentados e despreocupados.(...)
Normalmente não leio livro pela capa, mas quando este livro chegou aqui em casa três coisas me chamaram atenção: a capa, o brinde que remetia a algo bem futurístico e depois a sinopse. Pensei se tratar de ficção científica, mas ao ler informações sobre ele, soube que era uma ficção distópica. Bem, não estou bem ambientada com este conceito, mas em Starters há uma forte crítica, não a sociedade do futuro e sim a nossa sociedade atual que preza por demais a futilidade e a falta de escrúpulos. Talvez tenha sido isso que a autora Lissa Price quis passar, para que tenhamos cuidado e em um  futuro próximo, se uma guerra dizimar a maioria da população, não caiamos no status que está posto neste livro.

O livro narra a luta de uma menina de dezesseis anos, Callie para sobreviver e cuidar do seu irmão mais novo, que tem uma doença pulmonar rara, em um Estados Unidos destruído por uma arma biológica que ocasionou a morte de toda a população entre 20 e 60 anos – Guerra dos Esporos. Por isso os jovens que não tinham parentes vivos acima de 60 anos antes do massacre, passam a viver na rua como desabrigados fugindo de inspetores que capturam esses jovens e os levam para um "orfanato".


Para angariar dinheiro para o tratamento de seu irmão, Callie resolve fazer um contrato com a Prime Destinations, uma empresa comandada por uma figura misteriosa conhecida como Velho. Lá jovens são contratados para alugarem seu corpo aos Enders – idosos que desejam viver novamente como jovens. Porém o que parecia uma simples troca de interesses – seu corpo por 3 meses por um bom dinheiro para o tratamento de seu irmão e uma casa  torna-se uma rede de intrigas e corrupção por dinheiro e poder.

Bom, eu sempre ouço a Verônica comentar nas resenhas dela acerca dos livros em primeira pessoa, porém do meu modo de ver Starters não poderia ser de outra forma já que a perspectiva de Callie neste caso é muito importante quando começa uma espécie de "conflito" entre ela e a Ender - Helena  que está usando seu corpo. O que mais posso dizer? Gostei do livro, mas confesso que esperava  mais da história, como na li Jogos Vorazes nem posso comparar.  A crítica social é bem forte e achei importante neste caso. Enfim é isso...Confira.

tribodolivro:~$ exit
CONNECTION TO TRIBODOLIVRO CLOSED.
ACID BURN LOGOUT.

6 comentários :

  1. Eu gostei bastante do livro, mas também senti que faltou alguma coisas. Achei que foi uma boa distopia, mas uma pobre ficção científica. Valeu pela trama de Callie, que poderia ser uma personagem melhor, mas as preocupações que ela tinha com o irmão e para com as pessoas ao seu redor eram surpreendentes.O gacho para o próximo livro foi bem instigante, e me deixou bem curiosa para a continuação.

    ResponderExcluir
  2. Oo Mirela, eu achei este livro bem interessante, mesmo não gostando muito de Distopia. Eu acho que vale muito a pena ler e conferir este livro.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi flor eu gostei bastante deste livro, mais ao mesmo tempo senti falta de algo mais..
    fiquei muito surpresa com o final..
    Beijo Mila

    ResponderExcluir
  4. Não consegui gostar MUITO deste livro.
    Acho que ele foi longo demais, quando poderia ter simplificado muito as coisas.
    Não sei se vou dar uma chance ao segundo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não li esse livro,ele não me atraiu muito e odeio essa coisa de que um gênero faz sucesso vários lançamentos acontecem na trilha dele... mas quem sabe darei chance a ele em breve.

    Ótima resenha Mi.

    beijos

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece tão legal.
    Li muitas resenhas negativas sobre ele mesmo assim continuo achando que vou gostar.

    Tem uma TAG pra você lá no blog
    bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique