News#22 - no mundo dos livros

terça-feira, 19 de março de 2013

Psiquiatra autora de best-sellers é acusada de plágio  - Fonte: Folha de S. Paulo - Por Laura Capriglione
Supercampeã de vendas de livros, uma espécie de diva da autoajuda psiquiátrica, a médica Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de obras que caíram no gosto da classe média, como Corações Descontrolados e Mentes Ansiosas, ambos editados pelo selo Fontanar, do grupo editorial Objetiva. Avaliações do mercado livreiro dão conta de que essas obras venderam, respectivamente, 50 mil e 200 mil exemplares. Pois dois psiquiatras acusam as obras de Ana Beatriz de serem "plágios estarrecedores". O advogado Sydney Limeira Sanches, que representa a parte acusada, rebate: "Não reconhecemos nenhuma violação de direitos autorais". [...] A acusação de Ana Carolina soma-se à do médico Tito Paes de Barros Neto, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, autor do livro Sem Medo de Ter Medo (Casa do Psicólogo, 2000). Segundo Barros Neto, no início de 2012, uma amiga procurou-o para dizer que tinha lido um livro "igual" ao dele. Em outubro passado, o juiz Fernando Bonfietti Izidoro, depois de analisar o livro de Barros Neto e de confrontá-lo com o de Ana Beatriz (Mentes Ansiosas), decidiu liminarmente suspender a comercialização deste último.



Literatura e moda são tema de oficina  - Fonte: PublishNews -  Por Redação
O estilista brasileiro Walter Rodrigues, a escritora e socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e o filósofo Brunno Almeida Maia (UNIFESP) ministram de 28/03 a 27/06, quintas-feiras, das 19h às 21h30, a oficina híbrida “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”. Os encontros ocorrerão na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo, SP. Tel.: 11 3222-2662). Gratuita e aberta aos estudantes e profissionais de moda e das artes em geral, o projeto visa proporcionar uma reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/03, no próprio local da oficina. No ato da inscrição é preciso levar resumo de currículo e carta de intenção respondendo a seguinte reflexão: “Por que você deseja fazer parte desta oficina?”. Para mais informações, acesse o site.


Português terá 350 milhões de falantes até o final do século, prevê especialista  - Fonte: Agência Brasil  - Por Gilberto Costa
Até o final do século 21, os oito países falantes de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão uma população de 350 milhões de pessoas – 100 milhões a mais que os atuais cerca de 250 milhões (dos quais mais de 190 milhões são brasileiros). A conta é de Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, que funciona em Lisboa. Segundo ele, o número crescente de falantes do idioma é um dos fatores que aumentam o “potencial econômico” da língua. Em sua opinião, a tendência demográfica - junto com a ascensão econômica de Angola, Brasil e Moçambique, bem como fatores culturais (como a música) e a Copa de Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 – explicam o “boom do interesse” mundial pelo português, ao falar do aunento da procura por cursos de português em países não lusófonos.



Quinto lugar com gosto de primeiro  - Fonte: PublishNews -  Por Cassia Carrenho
Na lista dessa semana, o livro O lado bom da vida (Intrínseca) pode ser considerado um campeão, apesar de aparecer apenas na 5º posição da lista geral.  Isso porque no 1º lugar aparece Nada a perder (Planeta), como sempre impulsionado pelos lançamentos com a presença dos fiéis do Bispo Macedo, e na sequência, o fenômeno mundial mais quente dos últimos anos, a trilogia Cinquenta tons de cinza (Intrínseca). O romance bipolar ficou apenas 114 exemplares atrás do 4º lugar, Cinquenta tons mais escuros. E a menor diferença entre um dos livros de Mr Grey para qualquer outro considerado “reles mortal”. Para a Intrínseca, continua só alegria, com seis livros entre os vinte da lista geral. Outro destaque vai para Mensalão (Record), de Merval Pereira, que foi lançado na semana passada e estreou na lista de não ficção em 3º lugar, com 981 exemplares vendidos.


Gente contrata nova gerente editorial   - Fonte: PublishNews - Por Redação
A editora Gente acaba de contratar Mariana Rolier para o cargo de gerente editorial. Mariana, ex-Leya e ex-Novo Conceito, vai ser responsável também pelos livros de ficção do novo selo que a Editora vai lançar ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique