Moda e Literatura - Sapatos nas páginas dos livros

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sapatos! Quem gosta deles levanta a mão



É curioso como um acessório pode fazer tanto movimento, sem trocadilho rsrs... Este acessório é a alegria da mulherada e fetiche de muitos homens. Será que é por isso que eles aparecem tantos nos livros que   lemos, principalmente na literatura erótica?
Como ultimamente temos lido muito livros do gênero, ficou difícil não perceber  como as personagens femininas falam sobre eles nos livros e como os personagens masculinos se sentem  atraídos por eles.


História do sapato em um tempo

 Já em 3500 a.C no antigo Egito é registrado o uso de sapatos pelas classes altas. Mas nem sempre foram as mulheres que usaram saltos. Em séculos passados, esta peça tão cobiçado por nós,  foi usada  também pelos homens. Mas as verdadeiras joias estavam e estão nos pés da mulheres.
Na cena contemporânea os sapatos de saltos caíram e voltaram a moda diversas vezes, agora eles estão totalmente em alta,  esteticamente  enobrece o visual de qualquer mulher, mas...  haja pés, rsrsrs...Hoje em dia, os sapatos mais queridos das mulheres são desenhados por grandes estilistas como: Jimi Choo, Gucci, e principalmente Christian Louboutin, este inclusive o mais citado nos livros.


"Christian Louboutin  é um designer francês de calçados que lançou sua linha de sapatos principalmente femininos na França, em 1991. Sua marca registrada do designer é a sola vermelha. Fascinado por sapatos desde criança, o designer usou como base de suas primeiras coleções rascunhos de infância feitos em seus cadernos de escola. Aos 15 anos, começou a criar sapatos para dançarinas. Na década de 1980, criou modelos para Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent, mas desistiu da carreira e decidiu se tornar paisagista e colaborador da Vogue. Ele sentiu falta de desenhar sapatos e, anos mais tarde, se associou a amigos e abriu a primeira loja em 1992, na França. Desde 1992, seus projetos têm incorporado as solas vermelhas laqueadas, que se tornaram sua assinatura. Em 27 de março de 2007, apresentou um pedido para os EUA de proteção à marca registrada deste exclusivo design vermelho. Em 2008, Louboutin conquistou a patente do solado vermelho, mas não a sua exclusividade."1






Bem, então com essa leva de livros eróticos sendo publicados  muitos personagens falam dos sapatos, principalmente os homens que têm o fetiche de ver as mulheres dentro de um espartilho e em cima de um salto agulha. Podemos citar pelo menos quatro livros em que os personagens masculinos admiram os pés de mulheres em saltos altos são eles: Toda Sua, série Crossfire, na primeira vez em que Gideon encontra Eva ele a admira dos pés a cabeça, posteriormente ele comenta com ela que gostaria de vê-la nua somente usando os sapatos de salto que ela estava; na Trilogia Cinquenta Tons de Cinza, o Sr Grey escolheu por várias vezes o sapato que Anastasia deveria usar e em uma das ocasiões ela cita um Louboutin; no mais novo livro sensual do momento O Inferno de Gabriel, o protagonista professor Gabriel Emerson tem verdadeira taras por sapatos de salto alto. 

O livro que me deu a ideia deste post  foi No Limiar do Desejo que estou lendo no momento. Os personagens ainda não falaram de sapatos, mas no anterior que deu início a esta trilogia, Luxúria, o personagem Alec Walker, em uma das cenas ele amarra Dylan, deixando-a totalmente nua, somente usando os sapatos agulhas que ela estava. É interessante perceber como um acessório tão glamouroso para nós mulheres pode se tornar alvo direto e importante na literatura, não?
Mas, não é só nos livros eróticos em que eles aparecem com força total.  Na série Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella,  a personagem é louca por sapatos e o mesmo acontece com a personagem principal de Fiquei com seu Número da mesma autora, aliás os personagens de Sophie Kinsella são bem fashionistas para dizer a verdade; em P.S. Eu te amo de Cecelia Ahern,  a protagonista Holly, torna-se uma designer de sapatos; em outro livro que também estou lendo Garota Tempestade, a personagem Jane é meio despreocupada com a roupa que veste, mas quando vai em seu primeiro encontro com Ryu, ela se preocupa com os sapatos que vai usar.



Em suma, percebem como os sapatos são citados na literatura? Sejam no gênero chick-lit, erótico, romântico,etc. eles sempre darão o ar de sua graça. Valeu, espero que gostem = )


1 - http://es.wikipedia.org/wiki/Christian_Louboutin

9 comentários :

  1. Sou apaixonada por sapatilhas e sapatos com modelo dos anos 20, mas são tão difíceis de encontrar :-(

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito deste post e já estava com saudades... Eu tenho tara por sapatos, pena que não aguento mais usar estes saltos muito altos, mas sempre fico babando nas vitrines...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Informative article, exactly what I wanted to find.


    Feel free to surf to my web site ... cheap air max shoes

    ResponderExcluir
  4. São muito citados,uma das paixões do Gabriel,O Inferno de Gabriel,são os sapatos de salto.... eu acho lindo um sapato de salto,feminino e sexy.

    adorei o post Verônica.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse post e já estava sentindo falta dele. E de fato quem não "pira" num sapato???? E quanto maior o salto melhor, pena que o labirinto não concorde comigo. rsrsrs. Adorei o post. Bjsss
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber um pouco mais sobre a história dos sapatos ^^
    Eu queria ser mais disposta a usar um sapato alto, como esses das fotos..

    beijos mila

    ResponderExcluir
  7. O sapato faz parte do universo feminino a tanto tempo, que as vezes nós subestimamos o seu poder. Confesso que não sou muito ligada a eles, mas admiro que consegue conviver com esse "hobby' de maneira saudável, porque existem aquelas (leia-se, minha irmã) que fazem verdadeiras loucuras por um par de sapatos...

    ResponderExcluir
  8. AMEI esse post!
    Sou louca por Loubotin, mas claro que AINDA não tenho nada dele no meu armário.
    Quem sabe um dia?

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola, adoreiii esse post
    bem criativo e ainda levei algumas dicas
    de brinde kk
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique