Cuco

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cuckoo
Julia Crouch
Editora  Novo Conceito

Tradução: Tiago Novaes Lima
ISBN:9788581630229
Ano: 2012
Páginas:464

Sinopse
Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica a casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Resenha por Ver Sobreira


Vocês conhecem o cuco? não o do relógio e sim a ave. O cuco é uma ave que quando encontra um hospedeiro apropriado,– ave cujos ovos se assemelham ao dos cucos–, ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado. Retira então um dos ovos dos hospedeiros e põe um dos seus no lugar. Ele é considerado  uma espécie parasita, pois ao em vez de construir seu ninho, deposita os seus ovos nos ninhos de outras aves.
 (...) O telefone ecoou pelo assoalho ladrilhado, irrompendo no interior do silêncio rural que ainda consideravam um pouco enervante .(...)Levando consigo o cálice de vinho , Rose foi atender o telefone
 – Christos está morto- foi a primeira coisa que Polly disse.
Rose teve que sentar-se no balção da janela(...)
– O quê?
– Ele morreu. Em um acidente de carro. Estava bêbado.(...)

Em Cuco, romance de estreia de Julia Crouch, a autora ao nomear seu livro faz clara alusão a  esta conhecida ave e seu modo de vida – uma usurpadora – , para contar a história de duas amigas de infância: Rose e Polly. As duas são amigas desde a escola primária, ambas casadas com artistas que são amigos de longa data e justamente a morte de um deles Christos, marido de Polly que coloca esta dentro da casa de Rose em um vilarejo na Inglaterra.

Rose e Polly são amigas desde sempre. Ambas tiveram uma vida complicada, porém Rose sempre se sentiu um passo atrás de Polly e esta sempre fez o que quis. Tiveram uma juventude cheia de estravagâncias e atos inconsequentes, uma talvez mais que a outra. Rose casou-se com Garrett, um artista americano que foi viver na Inglaterra e Polly casou-se com Christos, um artista grego e grande amigo de Garrett. Porém não é só isso, a história destas duas mulheres parece simples, mas é extremamente confusa. Tudo acontece porquê Polly fica viúva, pois Christos  morre em um acidente. Sem pensar e nem mesmo consultar  o marido, Rose convida Polly para que esta vá para Inglaterra e fique com eles o tempo que quiser. Tal atitude gera conflitos com Garrett, pois este não confia de forma alguma em Polly. A partir dai muitas coisas acontecerão, pois o passado retorna juntamente com Polly e muitos segredos veem à tona. Rose vê-se perdida no turbilhão que é Polly. E assim perde o controle sobre sua vida, seu casamento e suas filhas, Anna e Flossie.

Bem, a narrativa é muito boa e extremamente enigmática. Polly se abanca na casa de Rose com os dois filhos Nico e Yannis e transforma a casa de Rose. No começo Rose, parece mais a mãe de todos, do que a amiga que quer confortar e para nós leitores é possível perceber que Polly aproveita-se ao máximo disso. Conforme a  narrativa se desenvolve, você começa a se questionar quem é Rose realmente e se  Polly é um pouco diferente do que aparenta. Há tantos fatos a serem questionados que há momentos que pode-se perder o fio da meada.

Cuco é uma história impressionante que te prende o tempo inteiro, pois você percebe que algo está completamente fora do lugar e quer tentar descobrir o que é. O final é surpreendente e até chegarmos a ele verdades "verdadeiras" virão à tona. É difícil fazer uma análise clara desta história, porque simplesmente ela te confunde o tempo todo. E com a quantidade de segredos encobertos que estão no passado de Rose e Polly, você começa a se perguntar quem é  realmente a vilã e quem é a vítima. Por isso não deixem de ler Cuco e tirar suas próprias conclusões. Confira.


Índios, esta é a resenha#3 do projeto "Semana de Resenhas Novo Conceito". Confira também nos blogs parceiros:

Alquimia dos Romances, da  amiga e parceira Elimar Souza
Apaixonadas por livros, da  amiga e parceira Bianca Benitez;
Doces Letras, da e parceira Lia Christo;
Aghridoce, da amiga e parceira Eykler Simone;

7 comentários :

  1. Oi Veronica!!! Cara, esse livro me tirou do eixo. tive surtos assassinos enquanto lia, joguei o livro pela janela, no sentido figurado claro,e fui buscar depois. Eu sempre ficava: Agora as coisas mudam. E quando eu ia tudo voltava, ou melhor nem andava. Rose me deu nos nervos. E o final?????... Putz eu não acreditei. Falar que eu amei o liro é mentira, mas também não odiei. Mas como sou masoquista, ou reler, quem sabe teve uma reviravolta nele, kkkkkkk. Adorei a sua resenha. E realmente, para quem não leu ainda, deve ler e tirar as próprias conclusões. bjs
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um suspense muito gostoso.. não li,mas mamãe fez resenha e eu acabei me envolvendo e agora que li sua resenha percebo que não posso deixar de lê-lo,claro que segundo minha mãe a protagonista é muito boba as vezes,mas queria ler para tirar as minhas próprias conclusões.

    estou adorando essa semana de resenhas.

    Bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Minha opinião é bem parecida com a da Eykler, devo confessar que esse livro não foi exatamente o que eu esperava.

    Bjs
    Jéssica
    Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  4. Mais um que preciso ler com urgência. Acho que o problema deste livro foi o título kkkk É eu tenho dessas maluquices mesmo... kkkk
    Mas, lendo sua resenha já passei a achar que preciso colocar a birra com o nome de lado e ler o quanto antes. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sua resenha me deu uma vontade enorme de pegar o livro e descobrir quem é vilã ou mocinha na história..
    Resenha maravilhosa

    bjs
    mila

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo que lê esse livro diz pra mim que é quase impossível largar depois de começar. Gosto do estilo, mas eu preciso estar no momento certo para fazer isso...

    ResponderExcluir
  7. Tenho ele aqui, mas não li ainda. Nossa que resenhaa. Muito bom ler seus pontos de vista.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique