Alma? - O Protetorado da Sombrinha

domingo, 31 de março de 2013

Soulless
Gail Carriger
Editora Valentina

Tradução:Flávia Carneiro Anderson
ISBN:9788565859042
Ano:2013
Página:308

Sinopse

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ? ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Resenha por Ver Sobreira

A Editora Valentina que acaba de chegar ao mercado editorial, está nos trazendo leituras bem diferentes e de muita  qualidade. Primeiro foi o urban-fantasy Garota Tempestade, resenha aqui. Agora, ela nos presenteia com uma série de grande sucesso do subgênero Steampunk - Alma? - O Protetorado da Sombrinha-1. Venham conhecer a Srta. Alexia Tarabotti.

Steampuk é um subgênero literário que apareceu na década de 1980, nascido a partir  do gênero de ficção-científica. Hoje em dia, como este subgênero está amadurecido converteu-se em um movimento artístico não somente literário, mas também sócio-cultural. As narrativas se desenvolvem em ambientes em que a tecnologia está a todo vapor, onde o cientificismo é retratado. Normalmente a trama tem como "pano de fundo" a Era Vitoriana, e não é nada estranho encontrarmos elementos de ficção-cientifica e fantasia. Este subgênero bebe principalmente das fontes de H.G.Welles e Julio Verne. A história de Gail Carriger é uma mistura de gêneros, nela encontramos um pouco do subgênero urban-fantasy, romance, ficção-científica, porém  o predomínio é do subgênero  steampunk. É uma narrativa simplesmente hilária e fascinante.

A Srta. Alexia Tarabotti é uma solteirona para os padrões da Era Vitoriana. Aos 26 anos já passou da idade do casamento, por isso ela se dá o direito de ser espevitada, atrevida e altamente questionadora. Em uma Londres povoada por: vampiros, lobisomens, fantasmas,etc., ela é uma preternatural, ou seja, uma sem alma. E o mais incrível, tem a capacidade de neutralizar os poderes de vampiros e lobisomens, apenas tocando neles. Mas a Srta Tarabotti, passeia, se socializa bem entre estas raças e  tem até uma relação de  amor e ódio com, Lorde Conall Maccon, o quarto Conde e Alfa da Alcateia  Woolsey . Durante uma festa, por acidente, Alexia mata um vampiro errante com sua sombrinha e desse modo não consegue evitar o encontro com Lorde Maccon, pois ele é o chefe da DAS – Divisão de Assuntos Sobrenaturais  – ele te licença para agir em nome de Sua Majestade Rainha Vitória.


Alexia, apesar de solteirona não é uma moça afetada. Ela é esperta, sarcástica e muito ácida às vezes, porém seu único problema é fazer pouco caso de si mesma. Ela tem duas meias-irmãs Evelyn  e Felicity, filhas do segundo casamento de sua mãe, Leticia, uma senhora um tanto esnobe e coquete demais para a idade. Por ter a tez "muito morena" como afirma a mãe, já que seu pai era italiano, Alexia acredita ser difícil que algum homem se enamore por ela, mas Lorde Maccon, um típico escocês rude das Highlands, adora mulheres com curvas, seios fartos e um certo ar campestre.

(...) Embora a posição fosse bastante indecente, foi nela que a srta. Tarabotti se viu, inexplicavelmente, com as anquinhas suspensas, as várias camadas de saia retorcidas, sentada no colo de Lorde Maccon. Ele parou de beijá-la , o que a decepcionou, mas, em seguida, começou a mordiscar seu pescoço, o que foi gratificante. (...)

Narrativa leve, descontraída e com uma pitada do humor negro tipicamente inglês. Ver personagens sobrenaturais desfilarem na Inglaterra vitoriana, convivendo em "certa harmonia" com os seres humanos  é revigorante. Os diálogos são inteligentes e as trocas de "farpas" entre Alexia e Lorde Maccon, são os momentos mais altos do livro. Fora uma gama de personagens como: A Srta Hisselpenny, melhor amiga   de Alexia, o professor Lyall, Beta de Lorde Maccon, o afetado vampiro amigo de Alexia, Lorde Akeldama, entre outros.

Não deixem de ler e acompanhar as aventuras da Srta. Alexia Tarabotti em Alma? - O protetorado da sombrinha. Recomendadíssimo. Agora nos resta aguardar o livro dois, que ele seja breve. Valeu demais a leitura Editora Valentina.

Livros já lançados nos E.U.A - O Protetorado da sombrinha:
Alma? (2009)  Orbit Books , Paperback
Changeless (2010) Orbit Books, Paperback
Blameless (2010) Orbit  Books, Paperback
Heartless (2011)  Orbit Books , Paperback
Timeless (2012)Orbit Books , Paperback


Book-Trailer:
Cotação:

57 comentários :

  1. Gostei... Esse lance de Solteirona da era vitoriana parece ser legal. Vou pegar emprestado para ler, porque a grana está curta... kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oba!!!! Que bom que esse livro é legal, vou começar a lê-lo em breve...
    A Ed. Valentina está arrasando!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Ver, que interessante! Dcve ter sido demais ler esse livro. A princípio eu nem imaginei que o livro pudesse ter sobrenatural, o maneira como você descreveu loucamente a mistura de raças me deixou muito curioso.
    Estou passando pra avisar que eu terminei o Cefet Uhuuuulll! (Até muito atrasado devido a greve que teve haha) E que vou cuidar do blog com mais frequência. Espero sua visita por lá, viu?! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bem, o que dizer depois de ler sua resenha, dona Veronica?????? Alma? é um livro que há algum tempo está na minha lista de desejados. Todo o plano de fundo da trama, a trama em si, e ainda numa era vitoriana???!!! Quero muito ler, e sua resenha só me deixou ainda com mais vontade. Adorei a introdução, em que você explica de que se trata o gênero.
    Eykler


    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha.. esse livro é muito bom...
    É ótimo, a minha resenha já está quase pronta.
    Eu amei Alexia e lorde Maccon ..
    O beta tb foi muito bem construído e vc tem razão são ótimos personagens e a roça de farpas é o melhor..
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito a fim de ler este livro, mas como é série, tenho que esperar um pouco mais. Estou tentando terminar as que já tenho para iniciar outras. Sua resenha só fez aguçar mais ainda a minha vontade. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li algo Steampunk! Quem sabe este livro não pode ser um início, né? rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do gênero Steampunk - apenas uns esboços de um livro de um amigo meu, que de repente, travou a história, mas tudo bem -, e como tem sobrenatural no meio, com uma protagonista 'sem papas na língua' e sem vergonha ou medo de ser quem é...nem estou louca pra ler né? HASUHAUHH
    Sinceramente, estou ansiosa pra poder agarrar esse livro e devorar verozmente.

    Beijos gelados,
    http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Essa série parece ser ótima, afinal steampunk com seres sobrenaturais é um mundo que me pega de jeito!!! Espero consegui-lo logo!!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. Amei a história do livro, amo livros com temática sobrenatural e um com variadas espécies de seres fantásticos me fascina mais ainda, gosto de rir das ações dos personagens, das ironias e sarcasmos, esse livro já me ganhou...

    ResponderExcluir
  11. nunca li nada no gênero steampunk e já estava louca para ler esse livro,depois dessa resenha estou desesperada.

    ResponderExcluir
  12. Sou louca para ler este livro.
    Sua resenha esta otima, gostei de conhecer mais
    sobre a historia.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural. 

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas após ler a resenha não só o conheci como também me apaixonei por ele. Vai pra minha lista concerteza. Obrigado pela dica pessoal :DD

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro mas depois de ler a resenha fiquei com uma vontade enorme de ler :D
    Beijos.
    http://eaiadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nem sabia que era assim o nome do Gênero do livro e leio pra caramba livros assim. Adorei esse quando vi o lançamento e as resenhas estão demais! Só coisa boa. Querendo muito ler também!

    ResponderExcluir
  17. A principio confesso que não me agradou muito a estória que o livro aborda, cheguei até a comentar em outro blog que não perderia meu tempo lendo.Entretanto, uma amiga minha comprou o livro - e que apesar dela não gostar muito do gênero- amou e muito o livro. Ela disse que achou algumas partes bem humoradas e que a narrativa fora muito bem feita. Vou arriscar na leitura, quem sabe não mudo de opinião????

    ResponderExcluir
  18. Me que parece que "Alma?" que foi escrito para mim rsrsr, primeiro porque eu simplesmente amo Steampunk mas sentia certa carência desse gênero no mercado literário brasileiro (sei que alguns outros livros Steampunk foram lançados, mas nem de longe tantos quanto de outros gêneros) e segundo porque, pelo que li na resenha, tudo que aprecio em uma boa leitura, Alma? parece ter, bom humor, mistério, um pouco de romance e se tiver uma boa aventura então... perfeito. Apesar do tema sobrenatural estar um pouco saturado, estou morrendo de vontade de ter esse livro em mãos. Ótima resenha, adorei saber da personalidade forte dos personagens, o que faz o desenrolar das historias mais divertido com certeza. Gostei de como destacou os pontos positivos, isso me fez querer ler "Alma?" urgentemente. Mas ainda estou tentando me acostumar com essa interrogação no titulo, hahah. :D

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada do gênero Steampuk e estou doida pra ler Alma?.
    Adoro livros com seres sobrenaturais, com um toque de comédia, mistério e claro um romance e creio que “Alma?” tem tudo isso e mais.
    Achei interessante é que todos sabem da existência de vampiros, lobisomens e fantasmas e que todos convivem pacificamente (parece que nem todos né), porém a base de regras.
    O Livro realmente me chamou a atenção e instigou minha curiosidade e interesse. A capa é belíssima.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  20. O que primeiro chamou minha atenção foi a capa; achei muito fofa :-)
    Depois descobri que era Steampunk e fiquei dando pulinhos de alegria, pois sou apaixonada por Steampunk. Ainda não li Alma?, mas não vejo a hora de começar a ler a série.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, deve ser bem legal a história! E ainda mais na Inglaterra *-* Maravilhoso!
    Gostaria de ler esse livro (ou a série) em breve!
    E a capa também está maravilhosa <3 Adorei!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Confesso que julguei o livro pela capa: nunca, nessa minha vidinha pacata, eu poderia imaginar que um livro com essa capa teria seres como lobisomens e vampiros... por isso nem dei bola. Comecei a me interessar qdo fizeram as postagens coletivas pela continuação da série no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jois você não vai se arrepender vai amar cada pedacinho desse livro .Ele é engraçado , tem um humor picante e os protagonistas são cativantes.

      Excluir
  24. Esse livro está tem um tempinho na minha wishlist, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Quando eu via a capa, imagina algo bem diferente do que percebi ser quando li a sinopse. E isso foi bom, não gostei muito do que criei na minha mente para o livro kkkk
    Nunca li nada do Gail, espero que eu não me decepcione ao ler esse livro por conta do gênero. Já qius ler Garota Tempestade, mas o tema me deixou com o pé atrás e resolvi esperar.
    Bom, espero ter oportunidade de lê-lo porque me pareceu ser bem interessante, embora o gênero não seja um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  25. Já li esse livro! muuuuito bom! ri muito com as peculiaridades da senhorita tarabotti! o livro é muito bom e eu recomendo muuuuito! o romance entre os personagens é surpreendente até pelo fato de q eles são mt diferentes amei msm

    ResponderExcluir
  26. Quando vi esse livro lá na Bienal pensei com meus botões: compro ou não compro?
    Nem acredito que deixei passar a oportunidade de comprar o livro, depois de ler a resenha só aumenta minha dor.

    Quero conhecer e me encantar também, preciso ler/ter esse livro.
    #prontofalei

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nada nesse gênero. Parece ser muito legal.
    https://recantodapaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Acho que Alma? foi um dos melhores livros que li em 2013. Apesar de muitos falarem que sobrenatural está ficando saturado, nessa história ele nos é apresentado de uma forma tão bacana que não tem como não gostar. Alexia é um show à parte, sem os mimimis das mocinhas. Acho que a sua resenha foi perfeita!

    ResponderExcluir
  29. Ainda não consegui ler o meu, mas é bom demais pelo visto. Esse gênero é diferente e muito gostoso de ler. Acrescentando a isso o humor negro, sobrenatural e personagens marcantes a história tem tudo pra ser muito gostosa de ler. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  30. Conheci a Editora Valentina na última Bienal do Livro Rio e adorei as novas proposta literárias! Acabei comprando um livro, mas não desta série. Pelo que li aqui na resenha, acho que vou gostar bastante do livro, pois ele é uma mistura de várias coisas que eu gosto: Steampunk, Era Vitoriana, sobrenatural e humor inglês.

    Beijos
    http://pensamentos-aereos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. eu adorei esse livro ! ganhei um livreto de uma amiga e me apaixonei desde o primeiro capitulo ! a capa na minha opinião não é la essas coisas, mas o conteudo é uma maravilha. morrendo de vontade de terminar

    ResponderExcluir
  32. Estou gostando muito de Steampunk, e já ouvi falar muito bem dessa série e acho que ele vai ser muito interessante, ainda não tinha visto vampiros e lobisomens inseridos nesse subgênero, se não me falhe a memória.

    ResponderExcluir
  33. Estou gostando muito de Steampunk, e já ouvi falar muito bem dessa série e acho que ele vai ser muito interessante, ainda não tinha visto vampiros e lobisomens inseridos nesse subgênero, se não me falhe a memória.

    ResponderExcluir
  34. Oiee, quero esse livro desde a primeira vez que o vi, a tua resenha me despertou esse meu desejo ferozmente, principalmente quando menciona, que Alexia é esperta, sarcástica e muito acida, preciso!!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  35. Ouvi dizer que a serie e muito boa... quem sabe vai parar na minha lista de livros lidos...

    ResponderExcluir
  36. Quero muito ler esse livro. Tenho visto/lido tanta gente falando bem dessa série, aliás, pelo que vi teve até campanha pra Valentina adquirir os direitos de publicação dos livros restantes, né? Parace ser muito bom e sua resenha só reforça isso... Já vai pra minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  37. Minha noooossaaa!! Cada vez que vejo alguem falando dessa serie fico mais curiosa!! Adoro series com casais fortes e mocinhas atrevidas, ainda mais sobrenatural .. FECHOU!

    Adorei a resenha ^^

    =*

    ResponderExcluir
  38. Já li o livro e ameiiii a história. Realmente a troca de farpas é um destaque no livro, mas para mim foi o que deixou a leitura mais engraçada. Adorei a Alexia, que apesar das insuportáveis das suas irmãs e até mesmo da sua própria mãe, consegue se manter erguida, sempre respondendo a tudo e a todos e jamais abaixando a cabeça para ninguém. Sem falar nas loucuras que ela se mete com o Lorde Maccon, para mim o casal foi um máximo: engraçados, descontraídos, irônicos, sarcásticos e apaixonantes!
    A autora do livro soube trabalhar muito bem com a história e o sobrenatural, misturando os dois em perfeita harmonia. Simplesmente amo o livro!

    ResponderExcluir
  39. Já li o livro e amei, é simplesmente fantástico, ri muito com as cenas de Alexia e Maccon, as brigas e os encontros "amorosos constrangedores" kkkkkk super indico este livro, nunca li nada igual, todos os elementos da história funcionam bem...

    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
  40. Esse livro parece incrível! Estou doida por ele há tempos! Adoro tudo que seja meio sobrenatural e se passe nessa época vitoriana! Tenho certeza que vou amar o livro!

    ResponderExcluir
  41. Nossa gosto muito de sobrenatural, esse livro parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  42. Quando comecei a ler esse livro, demorei um pouco pra conseguir me envolver na história. Mas no final acabei gostando bastante, principalmente da relação entra a Alexia e o Maccon que é hilária às vezes!

    ResponderExcluir
  43. Esse livro é muito bom, comecei a ler e infelizmente parei pq perdi... :(

    ResponderExcluir
  44. Alma foi uma agradável surpresa pra mim quando a li no ano passado. Melhor dizendo, foi espetacular. Cheia de encanto e seres divinos. Personagens encantadores e uma estória pra lá de fantástica. Maravilha pura esta série. Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Tenho esses livro mais ainda não li. Costumo ler uma serie somente qdo tenho todos os livros. Então fico mto tempo somente na vontade. Acho a historia mto interessante e a capa perfeita. Fora que amo historias que se passam nessa epoca. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  46. Adoro quando a protagonista é forte, irreverente e sarcástica! Alexia já me conquistou dede a primeira resenha que li desse livro! Realmente é muito interessante, ver personagens sobrenaturais convivendo com seres humanos em plena época vitoriana na Inglaterra, com certeza um livro muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  47. Noossa estou fascinada por essa saga!! Amo personagens fortes, decididos que estão sempre a questionar as regras sociais a eles impostas e por cima de tudo ácidas!! Estou muito curiosa pra ler esse livro, primeiro que a Alexia parece ser uma personagem incrível e depois o livro se passa na época Vitoriana e em Londres ainda!!!! Quero ler!!!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li, pois estou esperando ter todos os volumes em mãos (vai demorar um bocado. kkkk), pra começar a ler.
    O que eu achei interessante, além de ser steampunk, é essa protagonista que foge um pouco do habitual. Ela me parece ser uma das personagens mais divertidas dos últimos anos. Nem preciso falar que vou ler, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  49. ainda não li ainda o livro, mas pelas resenhas e comentários positivos, garanto q vou ler.

    ResponderExcluir
  50. Amei sua resenha! Tenho ouvido opiniões muito positivas em relação a essa série e estou ficando cada vez mais louca para lê-la.
    O livro parece ser muito bom!

    Beijos
    Tify Baesso - http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Eu comecei a ler a série ano passado, e eme apaixonei pelo Lorde Maccon. Ele é tudo de bom. Adorei a Alexia como mocinha também. :)

    ResponderExcluir
  52. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro. Ele inovou no meio sobrenatural, uma coisa que parecia impossível. Achei muito interessante a ideia da autora, não li nada ainda nesse gênero steampunk (a não ser Anjo Mecânico, será que conta?) e me parece muito legal tb.
    Apesar de os lobos não serem meu queridinhos eu simpatizei com o Lorde Conall, ele parece protagonizar diálogos interessantes com nossa protagonista....hehehehe
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
  53. Estou lendo o primeiro volume e fiquei um pouco decepcionada. Não de todo, é certo! É só que eu esperava algo totalmente fora do comum, o que não encontrei e o uso do steampunk está muito sutil. espero que vá melhorando a medida que a leitura avança.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  54. Olá! Estou tão curiosa para ler esse livro, parece muito bom! A história me chamou muito a atenção. Espero poder ler em breve. Ótima resenha <3

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  55. Adorei a resenha, nunca li um livro de tinha um Lorde envolvido em coisa sobrenaturais. Pela sua resenha parece ser um livro muito interessante. Beijos e procurarei ler-lo. Amando o blog! Parabéns!!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique