Os Recados

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Gabriela Brandalise
ISBN: 9788562266232
Ano:2012
Páginas: 320

Sinopse
Os irmãos Zac e Daniel Coleman juraram que jamais retornariam a Peoria, sua cidade natal, onde sofreram durante a infância e a adolescência com as tragédias de sua família, causadas pela mãe louca e violenta. Na vida nova em Nova York, como profissionais bem sucedidos, achavam que conseguiriam suprimir quem foram no passado. Mas a decisão de esquecer o que ficou para trás começa a perder força quando a irmã mais nova, Samantha, resolve visitá-los e traz junto com ela as vozes que os assombraram durante tantos anos. Ao mesmo tempo, frases colocadas na vitrine da loja em frente ao prédio onde eles moram parecem falar com Daniel e expor as verdades mais escondidas sobre ele. Por conta de uma doença na família, os dois então se vêem obrigados a voltar e a confrontar a dor que se esforçaram tanto para enterrar.

Resenha por Ver Sobreira

Continuando nossa "uma semana ou mais de nacionais". Hoje a resenha é do livro de uma jovem escritora do Sul do país, exatamente Curitiba. Gabriela Brandalise é jornalista e Os Recados é seu livro de estreia. 

Zac e Daniel Colemam, são irmãos que vivem em Nova York,  e que juraram nunca mais por os pés na pequena cidade de Peoria. O primeiro é psicólogo e o segundo trabalha com  projetos de sustentabilidade. A chegada inesperada de uma das irmãs, Samantha traz à tona um problema o qual eles não contavam. A mãe Rachel, que sempre foi difícil de se conviver está internada com uma doença aparentemente grave, e com isso os dois precisam voltar a cidade natal. Neste retorno levam consigo uma grande amiga de Daniel, Mary, por quem Zac está apaixonada. Esta ida a cidade onde nasceram será motivo de surpresas, descobertas, dores e revelações. Tanto para Zac, bem com para Daniel que está passando por um momento confuso, pois há alguns dias começou a ver em vitrines aleatórias pequenas mensagens, as quais ele tenta decifrar.


A escrita da Gaby, que intimidade rsrs... é simples e direta. Trata-se de um romance, porém há outras conotações como por exemplo, conflitos familiares. Zac e Daniel veem de um família não totalmente desajustada, mas complicada. A mãe deles Rachel, quando ambos ainda eram muito jovens deixou a família, abandonando os filhos e o marido Benjamin, que é completamente apaixonado por ela e só que ter uma família feliz. Tempos depois ela volta, mas está ausência já deixou marcas irreparáveis em toda família e quem mais sofre com isso é  Samantha, pois a mãe aparentemente não a ama.
Samantha ainda era uma criança quando Benjamim, certa vez,colocou todos os filhos no carro e fugiu ele de casa, temporariamente cansado das histerias da esposa. A briga no almoço fora enlouquecedora que o pai teve a rara coragem de tirar seus filhos dali, lúcido ao ponto de pensar que criança nenhuma deveria crescer esperando por desgraças familiares como aquela.
O cerne desta narrativa é a família, pois este conjunto influi muito nas escolhas que os dois protagonistas, se assim pode-se dizer, fazem. Quando decidiram sair de Peoria, era justamente para "livrar-se" da mãe e de alguns traumas passados em outras situações em que viveram. Só que é impossível fugir do inevitável, então Zac e Daniel, com a doença da mãe precisam voltar e resolver várias questões tanto fora como dentro de si mesmos. Os recados propriamente ditos, que Daniel vem nas vitrines, são a chave de tudo.

A leitura do livro não é longa, mas às vezes a autora se prende demais em algumas situações o que trava um pouco a fluidez da narrativa, mas sem grandes problemas. Gabriela Brandalise em seu livro de estreia, mostra ter uma certa segurança na condução da narrativa em 3ªpessoa, excelente escolha diga-se de passagem, pois eu pelo meu lado ando um pouco cansada desta narrativa em 1ªpessoa, mas tudo bem. Apesar do enredo simples, é uma história tocante, porquê fala de amor, escolhas e é claro família em todos os sentidos. Confira



5 comentários :

  1. oi Verônica. essa autora eu não conhecia, mas pela sua resenha me aprece um livro gostos de ler, apesar de você falar que ela se prende um pouco em determinadas situações. Mas eu estou gostando dessa nova safra de autores nacionais e tenho me surpreendido muito com o que tenho visto. Dica nacional anotadíssima. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Vê... menina, você escolheu a dedo as resenhas para esse semana nacional heim? Gostei muito dessa resenha. Gosto de escritoras estreantes. A gente sempre sente quando a escritora vai ser um sucesso, e acho que essa aí tem grandes chances... BJS!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Verônica. Eu não conheço a autora e também ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas até que ele me pareceu bem interessante. Caso surja a oportunidade lerei com certeza.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Vê!! Apesar da sua excelente resenha eu não estou numa fase boa para ler esse tipo de livro. De conflitos já basta os que estou vivendo comigo mesmo. Porém anotei a dica e assim que eu estiver bem irei conhecer o trabalho da autora.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e a dica de leitura,parece ser um livro bem gostoso de se ler e com bastante reflexão!!

    Não conhecia a autora,e gostei bastante de conhecê-la e a seu livro.

    Vai para lista de desejados!!!

    bjssss

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique