O Rosto que Precede o Sonho

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184026.
Ano: 2012
Páginas: 176

Sinopse
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... Veja o que os blogs já disseram sobre o livro: “Romance impecável, com uma trilha sonora de fazer inveja a qualquer filme hollywoodiano” (Pausa para um Café); “Impossível terminar de lê-lo e não sentir vontade de viver mais e aproveitar as coisas simples da vida” (Nua e Crua); “Uma história tão simples e sincera quanto o amor deve ser. Leitura indispensável” (Tô Pensando em Ler); "Arrebatador, imperdível, emocionante” (Páginas Encantadas); “Um livro para ser ouvido, ou uma canção para ser lida” (Moonlight Books); "O mais audacioso e melhor trabalho do autor até agora. Marcante, real e encantador, este livro merece ser lido URGENTEMENTE!" (Vício de Cultura); “A história deste livro é algo que todo leitor deveria experimentar." (Contando Livros)..


Resenha por Ver sobreira

Já faz alguma tempo que estou em falta para ler este livro. No ano passado quando o Maurício Gomyde fez a promoção para escolha da capa, ele sorteou 20 exemplares em primeira mão do livro. Infelizmente não fomos sorteados, mas depois ele teve o prazer de enviar aos parceiros que não ganharam o e-book. Acabei não lendo, porque nem sempre dá para ler no note. Mas nestes dias de folia consegui ler e bem rápido já que o livro é curto, e gente, é  LINDO mais um sucesso garantido. Parabéns Maurício Gomyde.

Então para abrir a divulgação de "Um semana ou mais de nacionais" trago para vocês O rosto que precede o sonho, a história de Tomas e Aurora. Não sei se já tiveram oportunidade de ler algum livro deste autor, senão estão perdendo uma grande oportunidade, pois podemos dizer que Maurício Gomyde está despontando no âmbito dos novos autores, como um ótimo romancista.  Este é o seu terceiro romance e o segundo que leio, pois ainda não tive um momento oportuno para ler O mundo de Vidro, primeiro livro. Seu segundo romance Ainda não te disse nada será brevemente publicado em inglês, aguardemos.

Tomas Ventura vive uma vida tranquila, mora dentro de um barco cercado do que ele julga necessário, porém acaba de descobrir que há dois meses estava sendo traído pela namorada Helena.  Agora ele não quer mais uma mulher, ele quer "A mulher".À principio o que seria algumas noites de fossa, torna-se algo inesperado, pois praticamente no mesmo dia ele conhece a pessoa que mudará sua vida para sempre e de forma radical. Aurora, é uma fotógrafa que viaja pelo mundo, é apaixonada pelas borboletas.Vive despreocupada, mas está em busca daquele cara que será "O cara". O destino que é sabedor de todas as coisas reserva muitos acontecimentos a estes dois, e deixará marcas para toda vida.

A primeira coisa que me chamou atenção neste romance do Maurício, foi a música. Ele mesclou os vários momentos dos protagonistas com ela.; outra coisa foi  o sobrenome do personagem Tomas, não sei se foi de propósito – um sinal, rsrsr...– Ventura( destino favorável). Na vida de Tomas tudo de bom e ruim que ocorre, lá ao final tem um explicação ditosa. Nem sempre poderá ser de todo bom, o que já contradiz um pouco a palavra, mas dará margem a algo produtivo no caso dele. Creio que a história é mais de Tomas de que dos dois, pois nos parece mais a descobertas de escolhas com relação a vida dele, de que propriamente o relacionamento. Aliás, é a relação deles que faz com que Tomas, repense sobre tudo que aconteceu com ele até conhecer Aurora, ou seja, os sinais estão lá e devem ser pesados.

Houve acontecimentos na vida dele, que o fez acreditar em sinais, e coisas que nem sempre são ditas, mas sim percebidas. Daí quando conhece Aurora, tudo começa a se encaixar na vida dele, mas no primeiro momento  irá resistir, porque há um grande segredo sobre si, que apenas seu amigo Benjamim conhece. Esse até tenta fazer com que Tomas se abra com Aurora sobre isso, mas não consegue, não no momento oportuno. O que me faz lembrar do que Aurora manda escrito para ele, quando Tomas decidi mesmo estando apaixonadíssimo por ela, que o melhor para os dois é se afastarem.
(...) Então, Tomas abriu o envelope que Aurora tinha mandado. Dentro apenas a pequena tira de papel com a mensagem que ela tirou no biscoito da sorte: 

"Há três coisas na vida que jamais voltam; a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida"
O final... bem, o final  é  talvez o menos esperado, ou não? É emocionante. A escrita de Maurício Gomyde cresceu ainda mais de um romance para o outro. A narrativa romântica que conduz o fio da história de Tomas e Aurora é para tocar os corações. Se você se emociona com facilidade prepare-se para chorar com este  lindo enredo. A escolha de The show must go on do Queen para fechar e consolidar a verdade sobre o amor dos dois, foi muito legal. E muito mais que um detalhe, toda a playlist que ele selecionou para este livro é impecável, todas as músicas têm muito a dizer sobre o romance. Valeu, Maurício. Recomendadíssimo. Confira abaixo o book-trailer.


Atenção: Confira no blog parceiro Alquimia dos Romances mais uma resenha para este livro AQUI.


11 comentários :

  1. Só pela resenha já deu vontade de ler. Fiquei super curiosa para saber o resto da história. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Este livro foi o meu primeiro do autor e, uau, me arrependo de não ter lido antes. Emocionante, divertido, surpreendente... Um talento nacional que todos deveriam conhecer. A música realmente conduz e liga a história com perfeição, mostrando o cuidado do autor ao escrever suas histórias. Estou curiosa para ler mais algum livro dele!
    Beijos,

    Anna - Querida Prateleira
    www.queridaprateleira.com.br

    ResponderExcluir
  3. O Gomyde para mim é sempre uma agradável surpresa. Adoro a sua escrita e o seu jeito de expressar os sentimentos de seus personagens, fazendo a gente rir e chorar ao mesmo tempo. É uma delícia saber que um talento desse é brasileiro, e que os estrangeiros vão passar a conhecer um pouco do seu trabalho. Amei a resenha Vê. E obrigada por citar o Alquimia no post! BJS!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ve, ainda não li nenhum livro do Gomyde, o que acho uma vergonha... kkkk
    Assim que possível quero ler seus livros, pois através de várias resenhas que tenho lido, inclusive a sua e a da Elimar do Alquimia, só me fazem chegar a conclusão que ele é um ótimo escritor e que suas histórias são muito bem contadas. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Veronica. Uma palavra me define agora: CURIOSA. eu ainda não li nada desse autor. Sua resenha e da ELimar me deixaram com mais vontade ainda de conhece-lo. dica anotada, sinto que teri uma leitura muito agradavel. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente, como eu posso nunca ter lido nada do Gomyde?
    Os livros dele são sempre muito elogiados. Seria ele o Sparks brasileiro?

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Eu já li várias resenhas desse livro e a cada nova resenha que leio fico mais ansiosa,com a sua então...

    Todos falam muito bem da narrativa do autor e eu sou louca comprovar!!!

    Resenha linda,sincera e que desperta imediatamente o interesse no livro....

    E que venha a semana de nacionais na Tribo!!!

    bjsss

    Bianca
    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uí que ótima resenha!!
    Eu to com esse livro, mais ainda não li...
    Fiquei super curiosa com a escrita do nosso autor brasileiro! E tb acho que a capa deste livro é maravilhosa!!

    beijos mila

    ResponderExcluir
  9. Não ando com espírito para ler este tipo de trama, mas a sua resenha foi muito bem escrita :-)
    Quem sabe futuramente eu me interesse por ler este livro.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, a sinopse e a capa. Entrou para minha lista de desejados.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique