O Inferno de Gabriel

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gabriel's Inferno
Sylvain Reynard
Editora Arqueiro
Tradução:Fabiano Morais
ISBN:
Ano:2013
Páginas:512

Sinopse

Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.
Primeiro livro de uma trilogia, O Inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.


Resenha por Ver Sobreira

Como todos devem estar observando, depois de Cinquenta Tons de Cinza, muitas grandes editoras daqui resolveram buscar um bom título de cunho erótico para editar. Bem, recebi este livro na última sexta-feira (08/02) e li em dois dias, O Inferno de Gabriel, é uma aposta da nossa parceira Editora Arqueiro, primeiro livro de uma trilogia que está fazendo muito sucesso lá fora. 

Apesar da voracidade com que li, direi que faltou algo, não no sentido sensual porquê a história é mais do mesmo, mas o livro começou bem e pela 500 e tantas páginas cri que apresentaria uma narrativa, mais complexa, sei lá. Não que, não tenha gosta, ao contrário, gostei, porém os personagens não são tão fortes. Há um ponto altamente positivo nesta trama é a relação com a  A Divina Comédia de Dante Alighieri, uma das principais obras da literatura italiana e universal. O Inferno é um dos cernes principais desta obra e a narrativa de Reynard, utiliza-se deste âmago para criar a história de Gabriel e Julianne, espelhando-se na história de Dante e Beatriz, sua eterna amada.

Dante e Beatriz nas margens do Rio  Leteo 1889, obra do pintor venezuelano Cristóbal Rojas

– Você é Beatriz
–Beatriz?
Ela ficou vermelha
 – Não sei quem é
Gabriel deu uma risadinha, seu hálito quente contra o rosto dela enquanto esfregava o nariz em sua orelha.
– Eles não lhe contaram? Não disseram que o filho prodígio está escrevendo um livro sobre Dante e Beatriz?
Quando Julia não respondeu, ele levou os lábios até o topo de sua cabeça e pousou um beijo suave em seus cabelos.
–Dante era um poeta, Beatriz  era sua musa. Ele a conheceu quando ela era muito jovem e a amou a distância a vida inteira. Beatriz foi quem o guiou  pelo Paraíso.

Gabriel O. Emerson é um competentíssimo estudioso de Dante, é professor na Universidade de Toronto. Ele é  insuportável, arrogante, pretensioso, elitista, intragável, mas ao mesmo tempo nobre, cavalheiro, ciente de seus pecados, um paradoxo, temerá envolver Julia em sua escuridão, ele a verá como um anjo redentor. Julianne Mitchel tentou fazer seu Mestrado em Harvard, mas devido a falta de dinheiro resolve ir para Toronto com a bolsa de estudo que conseguiu. Lá, ela reencontra uma paixão de sua adolescência, porém ele não a reconhece, não se lembra dela. O amor que Julianne sente por Gabriel   faz com que  alimente uma fantasia de muitos anos, por isso aos vinte três anos ela não conseguiu entregar-se por completo a ninguém. É virgem, sente-se deslocada e mal amada, ainda mais depois de um relacionamento problemático com um homem sem nenhum escrúpulos. Ao reencontrar Gabriel, vê a esperança renascer em seu coração, ambos dividem uma paixão em comum: tudo sobre Dante Alighieri, mas nada será fácil para esses dois corações e eles percorrerão caminhos tortuosos.

Ao ler esta narrativa, podemos até pensar "a, lá vem mais um livro erótico", sim há toda uma história carregada de erotismo e sensualidade, porém diria que não é só isso, vai além. Toda trama é sobre Gabriel, seus tormentos e a paixão adolescente de Júlia, que se transformou em amor. Gabriel é um  homem altamente sensual, que mescla as faces do anjo e do demônio, e ele se julga um demônio. Julia é aquela garota tipicamente insegura, cheia de dramas pessoais e incertezas. Alimentou durante seis longos anos a paixão, o amor por Gabriel. Quando dos primeiros encontros – e diga-se de passagem constrangedores e humilhantes para ela,– ele não a reconhece apesar de perceber uma familiaridade, começa por ai uma tensão constante que  só  será dissipada com a chegada da irmã de Gabriel, Rachel, ela é a melhor amiga de Julia, então os maus- entendidos se desfazem. Mas  começam outros dramas, pois como professor de Julia é terminantemente proibido – pela regra expressa da universidade – eles manterem um relacionamento.

Vocês podem me perguntar, há uma semelhança com 50 Tons? Infelizmente sim e não, deu para entender, rsrsr...? Vamos ver:  o nome da mãe adotiva de Gabriel, é ele também é adotado, é Grace; ele é extremamente rico, mas ao contrário do Sr. Grey, ele herdou de seu pai biológico, e esta é uma longa e dolorosa história para ele; gosta de práticas sexuais pouco ortodoxas, sim, mas elas não são para ele exatamente uma válvula de escape e sim uma das fontes de seu tormento. E Júlia? lembra muita vezes Anastasia Steele, porém ela é mais chata. Lamentavelmente é impossível não comparar, pois há pequenas coisas a até um diálogo muito igual,descubram lendo rsrsr...

Apesar da história ser um pouco lenta, a escrita deste autor é muito segura, muito descritivo ele narra cenas altamente sensuais, sem nenhuma vulgaridade,  como por exemplo, a primeira vez de Julia é muito românticas. A narrativa em terceira pessoa, foi uma escolha excelente de Sylvain Reynard, porque este tipo de história apenas de uma perspectiva, é entendiante, principalmente em um livro de 512 páginas. O romance entre Gabriel e Julia deslancha, mas a interação sexual entre eles por diversos motivos, demora a ocorrer. Gabriel, devido a seus tomentos que não são poucos e até certo ponto justificáveis, torna-se um perfeito cavalheiro e até antiquado. Ele que é um homem altamente sexual, irá controlar-se ao máximo, pois sente um imenso orgulho em ser o primeiro e único homem de Julia, típico. Mas também pelo seu senso de dever, família e proteção que são altos e talvez por isso, por Julia ter confiado nele, torna-se mais suportável.

O gancho que sustenta a narrativa são as comparações e a diluição através de uma história mais simples da obra de Dante. Outra coisa interessante é a playlist das músicas citadas pelos protagonistas bem eclética, desde de clássicas a cantores mais pop. Mas o quê? Como um hipertexto da obra de Dante Alighieri achei fantástico, mas confesso que esperava mais como uma narrativa de entretenimento,e é uma trilogia.  Em julho a editora Arqueiro, lançará O Julgamento de Gabriel e com certeza lerei, porquê sabemos que o primeiro livro seja de trilogia ou série sempre tende a ser um pouco mais maçante, mas vale a pena, por exemplo,  a parte final do livro passa-se em uma das cidades mais linda do mundo, Florença, na Toscana. Confira.


22 comentários :

  1. Estou arrasada. O meu ainda não chegou e eu estou louca para ler. Dos eróticos do momento, é o único que eu quero ler de verdade... Vou mandar um e-mail perguntando por ele... BJS Vê! Quando eu ler, volto aqui e comento melhor...

    ResponderExcluir
  2. Não sei se gostaria de lê-lo, pois você disse que a história é um pouco "lenta", e gosto de leituras mais fluídas :/

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não decidi se quero ler ou não. Com a sua resenha, também não sei bem como me sinto agora, pois apesar de curiosa, não sou particularmente fã da literatura erótica, especialmente os 50 tons, que você disse que lembra um pouco... Além disso, começos lentos e maçantes, como você citou, não me atraem muito também. Não sei, a verdade é que estou colocando e tirando ele da minha lista desde a primeira vez que o vi.
    Beijos,

    Anna - Querida Prateleira
    www.queridaprateleira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Li em apenas dois dias e estava amando muito e sempre na expectativa da parte mais erotica que ao meu ponto de vista existe muito nesse livro, mas poderia ser melhor. Entendo que ele (Ermeson ) quisesse ser totalmente diferente para ela ja que Julienne era traumatizada com sexo, mas esperei mais do final. A trama envolvendo Dante pra mim foi de uma inteligencia suprema, e muito bem escrito sem sombra de duvida, mas sinceramente eu esperava mais da parte erotica, tomara que fique melhor ja que ajnda teremos mais dois que vem por ai.E sinceramente mesmo esperando mais eu Recomendo muito.... vale a pena ler

    ResponderExcluir
  5. Li em apenas dois dias e estava amando muito e sempre na expectativa da parte mais erotica que ao meu ponto de vista existe muito nesse livro, mas poderia ser melhor. Entendo que ele (Ermeson ) quisesse ser totalmente diferente para ela ja que Julienne era traumatizada com sexo, mas esperei mais do final. A trama envolvendo Dante pra mim foi de uma inteligencia suprema, e muito bem escrito sem sombra de duvida, mas sinceramente eu esperava mais da parte erotica, tomara que fique melhor ja que ajnda teremos mais dois que vem por ai.E sinceramente mesmo esperando mais eu Recomendo muito.... Vale a pena ler

    ResponderExcluir
  6. Esse tá na lista, com certeza!
    Apesar do medo de ser mais um 50 tons da vida, estou confiante!

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Eu quero demais ler esse livro,segunda resenha maravilhosa que leio dele,e a cidade em que ele se passa,a narrativa,essa coisa com a Divina comédia,as questões de inferno,salvação e ainda mais que é hot.

    Amei a resenha Vê!!!!

    ansiosa para o meu chegar!!!

    bjsss

    Bianca
    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Verônica fiquei até com vergonha agora. O meu está aqui pra ler e até agora eu nem mexi nele. Quem ja leu me disse maravilhas a respeito dele. Aí qu eu falo: "Vou começar hoje!" só que eu começo outro. Depois de ler sua resenha, vou ter que criar vergonha e ler. amos ver o que me espera. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  9. Eu estou mega ansiosa para a chegado do meu... E assim que chegar quero conferir logo toda esta história que vem sendo tão bem falada, pelas amigas blogueiras. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, com o final do livro 2, teremos de fato uma continuação? Alguém tem notícias sobre?

    ResponderExcluir
  11. Dado o final do 2 livro, teremos continuação? Alguém sabe sobre?

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, com o final do livro 2, teremos de fato uma continuação? Alguém tem notícias sobre?

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito curiosa tanto com a sinopse quanto com sua resenha...
    Adorei Gabriel e quero conhecer sua história..
    Bjs mila

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito! ESTAVA ESPERANDO POR ESSE LIVRO DEPOIS DE TER LIDO "UM BELO DESASTRE". "INFERNO DE GABRIEL" é uma leitura que me deixou louca com as sitações de Dante Alighieri. Devorei!Fabiane

    ResponderExcluir
  15. Definitivamente não sou fã de literatura erótica. Prefiro mais os de suspense, época, cômicos e terror. Os eróticos dificilmente tem uma trama interessante.
    Bj, Aris,

    ResponderExcluir
  16. Não gostei muito de 50 tons e confesso que essas semelhançs me incomodam bastante.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Gente, esse livo apesar do rotulo hot nao tem nada disso, ele e romantico, tem suas pegadas, mas nao se pode compara lo com 50 tons de jeito nenhum, acho que a unica semelhanca entre Grey e Gabriel, que ambos sao adotivos, e usam a pratica do sadomasoquismo que pra Gabriel pelo visto e fichinha perto de Grey.

    A trama nao tem nada haver com 50 tons, alias quem espera isso desse livro vai se decepcionar muito. E vai amar por outro lado, pq ele e todo baseado em amor, compaixao, redencao, sem contar com a trama que envolve Dante e Beatrice, lindo demais!!!. Eu amei e ja li o segundo embora eu nao sei o que mais pode acontecer no terceiro.

    NANDA DUTRA vai ter o terceiro sim, li em algum lugar o nome
    mas nao me lembro agora pra te dizer, qdo eu me lembrar eu posto aqui.



    Adriana Vergra

    ResponderExcluir
  18. to me ruendo de vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  19. Adorei o livro, li em dois dias, pois não conseguia interromper a leitura. Além de ser um delicioso romance é também uma aula de literatura.

    www.cerejacomglitter.com.br

    ResponderExcluir
  20. Li o primeiro livro e acho que lembra sim 50 tons ,eu amei o livro gosto muito de literatura erotica e estou numa fase depois de 50 tons que nao consigo ler outra coisa rsrsrs,espero que essa fase passe logo porque tem muitas leituras interesantes sem ser eroticas,so espero que nao demore pra sair o terceiro porque estou começando hoje o segundo e nao vou aguentar esperar...Gabriel e um homem muito sensual e ate achei que no final do livro nao teria muita coisa mais pra acontecer,vou ler o segundo depois digo o que achei.

    ResponderExcluir
  21. Amei o segundo livro: Gabriel's Rapture. Pena que acabeou e, pelo que percebi, não terá um terceiro, já que acaba com um final feliz...

    ResponderExcluir
  22. EStou lendo e viajando no livro, embora há uma pequena semelhança com 50 Tons o fato do livro se passar num universo acadêmico e estarmos lidando com estudantes (pos graduados) estudiosos do universo Dante!
    Achei o livro muito romântico e teve momentos que me levou as lagrimas! Com certeza vou ler a continuação da Trilogia! Recomento eh imperdível!
    Principalmente quem curtiu a trilogia 50 tons!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique