Meme - Valorize seu blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bom, quando pensei realmente seria um meme, mas depois  percebi que só queria, talvez, desabafar. 
Os dois primeiros meses do ano são sempre tensos para a maioria dos blogs literários. São inscrições e renovações de parceria, reorganização de conteúdo, criar ou repensar colunas, talvez ajeitar alguma coisa no layout, enfim... É verdade não ganhamos nada em dinheiro, não é pessoal? Mas quando queremos manter um blog legal gera muito trabalho. Há momentos em que você pensa em desistir e quando começa as renovações ou indicações novas de parcerias com editoras, tudo parece piorar. Seu blog é legal, arrumado, recebe visitações regulares, mas na hora de renovar ou te indicar como parceiro a editora tem preteri em razão a outrem e você fica de certa forma frustrado, perguntando-se o que ocorreu, já que alguns blogs que estão lá, nem são lá essas coisas. Ai você começa a prestar atenção em tudo que você posta, no seu trabalho sem fins lucrativos, porém com muito amor na sua organização. Há alguns dias aconteceu conosco aqui na Tribo, nós perdemos duas parcerias, sem um motivo aparente e foi por isso que resolvi fazer este "Meme". Respondendo essas perguntas abaixo:

  • Em que data  a Tribo do Livro entrou no ar :  09/10/2011
  • Com que frequência posto no blog:  de 4 até  6 vezes por semana
  • O blog está do jeito que eu quero?:  Bom, aqui somos 3 administradoras e eu não cuido dessa parte, minha responsabilidade é o conteúdo, contatos e eventos, porém se pudesse mudaria algumas coisas no layout, vou conversar com quem pode fazer isso rsrsrs...
  • Já reparei no  blog em:  (informe quantidade) média mensal de visitas ;  post mais visualizado desde que começou: média mensal está em torno de 20.000;  post mais visualizado - resenha de Bem Profundo publicada em  26/11/2012 teve 4180 visualizações e 14 comentários.
  • Hoje qual a média diária de visitas no blog em relação ao começo?:  No começo até uns 5 meses à frente a média era em torno de 150 pageviews diários; hoje o blog tem uma média diária de mais 700 pageviews, dependendo do dia  ficamos em torno de 650 pageviews.
  • Desde que entramos no ar qual foi o dia em que mais tivemos visualizações? Desde que o blog entrou no ar, o dia em que mais teve visualizações foi 19/02/2013 -  1023 pageviews e neste dia não havia nada de especial acontecendo no blog.
  • O que poderíamos mudar em relação as postagens e formas de críticas e impressões de leituras: Nada, tenho duas amigas, – uma é blogueira e outra estuda comigo – ,que me disseram que a minha escrita está acima da Blogsfera, e é por isso que muitas vezes não conseguimos as parcerias que queremos; que o blog é muito eclético e que não temos um conteúdo literário específico, e  consequentemente assustamos um pouco com nossas opiniões. Bem, particularmente não acredito nisso e se for por isso editoras, então prefiro não ser parceira, do que me igualar a mesmice. Em minha opinião, o que existe na Blogsfera é sim muita "panelinha e puxa-saquismo" de que atenção a qualidade do que se escreve, por isso não nos deixaremos levar. VALORIZE SEU BLOG, defenda seu conteúdo e sua filosofia de criação.
Parece besteira reparar nestes números? Mas se você pensar em seu começo e em quanto você tem trabalho em prol da leitura e da literatura, você verá que tudo isso está muito acima de parceiras e outras coisas, pois é o teu esforço, de colaboradores e de todos que estão por trás do blog, que está fazendo isso, independente de parcerias e afins.... Por outro lado, há leitores,  editoras e autores muito legais que prezam seu trabalho, e valorizam a sua divulgação. Por isso agradeço a todos que valorizam a divulgação do blog Tribo do Livro.

Indico este "Meme" a todos meus parceiros e amigos blogueiros que por muitas vezes não entendem os critérios de avaliação das editoras. Valeu!!!

*Observação: Se quiser acrescente perguntas

7 comentários :

  1. Acho a sua reflexão válida Verônica. E serve de alerta para quem estiver querendo disputar um pedacinho do blogsfera. Para se firmar, é preciso ter coragem e ânimo, porque isso vai faltar um pouco ao longo do caminho. Mas vamos em frente, porque brigar é com a gente mesmo... BJS!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal a ideia do seu meme amiga. Realmente é difícil entendermos os critérios das editoras na hora de avaliar se um blog serve ou não para ser parceiro. Concordo com você quando diz que neste meio há muita panelinha e muito puxa-saquismo, o que eu detesto e não pretendo fazer nunca. Mas, de uma coisa eu tenho certeza, sobreviver na blogsfera literária não é para qualquer um não. Tem que se ter muito carisma e competência, para sobreviver e fazer com que seu blog, seja aquilo que você sempre sonhou, ou seja a sua cara!!!! Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Verônica. Excelente reflexão sobre tudo que passamos com nossos "bebes". Ter um blog, por mais prazeroso que seja, gera trabalho, dedicação e muito esforço. Não que isso seja ruim. Mas as vezes ver as tais "panela" deixam a gente realmente chateada. só que somo fortes, adoramos o que fazemos e vamos em frente, que atrás vem gente. Bjs
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo com essa de "panelinha".
    Fico fula da vida quando vejo blogs com uma ortografia duvidosa ganharem parcerias e um blog como seu, não.
    Mas fica assim não... o melhor é oferecer um conteúdo de qualidade, como vc faz!

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o meme,precisamos sim valorizar o nosso trabalho para que outros façam o mesmo,temos blog porque amamos falar de livros,autores e tudo o mais que envolve a literatura,mas ser reconhecido pelo trabalho também é importante.

    Claro as panelinhas existem,blogs que não merecem conseguem parcerias,mas acho que você pode se sentir vitoriosa,pois o Tribo é muito bem feito e não fica nada a dever a ninguém!!!!



    Parabéns pelo seu blog!!!!

    Valorização Já!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, é complicado esse tema de parcerias, mais concordo com vc em tudo que falou, as vezes agente fica até desanimado, mais não podemos ficar assim, afinal temos que ter mente aberta e ficar felizes pelas outras coisas que vem com o blog, como a amizade entre os blogueiros e o apoio nessas horas também!
    Ter parcerias é importante, mais as amizades e outras coisas mais que conquistamos também!

    beijos mila

    ResponderExcluir
  7. Vc esta certissima. Quando entramos para as seleções de parcerias e no final vimos quais foram os blogs selecionados e muitos nem conteudo tinha. Me bate um tristeza. Mas é seguir em frente e valorizar o nosso trabalho.
    bjs

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique