Louca por Você

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fernanda Belém
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira/Novo Século
ISBN: 9788576795520
Ano: 2012
Páginas: 308

Sinopse
O que acontece quando um reencontro desperta um sentimento que você acreditava já ter esquecido? Renata achava que precisava apenas de um pouco de agito no namoro com Rodrigo. A rotina dos três anos de relacionamento havia acabado com todo tipo de frio na barriga e até mesmo com a paixão. Mas como agitar uma pessoa que parece não querer sair do lugar? Desesperada por mais emoções nos seus vinte e poucos anos, Renata decide mexer com o passado. De repente, o simples envio de um convite de aniversário para o antigo namorado faz o mundo virar de cabeça para baixo. Renata encontra no ex a adrenalina que tanto sentia falta. O problema? 
Ele também era comprometido. Entre e-mails, amigas, brigas,confusões, encontros, desencontros, ciúmes e tentações, Renata tenta amadurecer e espera tomar a decisão certa.



Resenha por Ver Sobreira

Bem pessoal nosso terceiro livro nacional da semana. Não sei se tenho muito para falar deste livro, porque vejam bem:  há muito tempo queria lê-lo, vi resenhas positivas, outras nem tanto, mas tenho algumas amigas blogueiras que haviam lido e falaram que era bom. Tive uma oportunidade boa de compra, comprei. Nesta semana de nacionais resolvi ler.

Renata é uma garota normal de 23 anos, mas que está mais para aquela fase da vida em que você sabe que não é mais adolescentes, porém não se sente completamente adulta, o que atrapalha um pouco a vida. Ela é uma romântica incurável, tem boas amigas e namora a mais de dois anos, Rodrigo. Só que ela sente que este relacionamento não está nada bem, sente que não há o que chamaríamos de química. Um dia antes de  seu aniversário, ela convida um grupo de amigos para curtirem em uma boate, na hora de enviar os convites decide convidar Vitor, seu primeiro namorado sério, mas eles não se veem há anos. Ela resolve convidá-lo num impulso depois de ter passado à noite toda sonhando com ele.

O que tenho a dizer? Primeiramente na minha "humilde" opinião a autora não precisava de 308 páginas para desenvolver um romance que beira do juvenil ao adulto. Renata é até decidida, mas  fica de pés e mãos atados quando se trata do Vitor. O reencontro desperta coisas que ambos achavam que estavam resolvidas, porém Vitor também tem uma namorada,  Tatiana. O sentimento dos dois é palpável, mas é ai que começa o problema. Enquanto Renata pensa em como resolver esta situação, Vitor passa o livro inteiro, sério gente, para chegar a uma conclusão sobre tudo. Do reencontro dos dois até ao final óbvio, são dois anos de lenga-lenga. Por isso para mim ela deveria ter ficado com o fofo do Carlos, porque o Vitor é um chato. Os personagens no geral não são nem fortes e nem fracos. Vitor não emplacou como protagonista, mas até gostei de Renata. Fiquei com pena dela, por ser tão romântica e consequentemente muito apaixonada pelo Vitor.

Não gostei da rapidez como algumas cenas se sucederem. A narrativa é em primeira pessoa, mas às vezes lemos alguns acontecimentos pela perspectiva de Vitor. Particularmente como romance é o tipo de história que teria mais atrativo se fosse em terceira pessoa. Um aspecto positivo ao meu ver é que Fernanda Belém trata certas situações do cotidiano de forma muito hilária, mas afirmo que o que contou e um pouco mais de 300 páginas, poderia ser dito em menos. Mesmo assim gosto não se discute, por isso confiram.




8 comentários :

  1. O que??? Dois anos??? Mas nem morta que eu leio um negócio desses. Romance com um personagem masculino indeciso assim eu corro e corro muito! Na sua resenha fica evidente que a autora não soube determinar quem era o seu público alvo, e ficou oscilando entre um e outro. QUem quiser se aventurar...

    ResponderExcluir
  2. Personagem de lenga lenga não é comigo. Esperar dois anos até a tudo desenrolar???? Aff. Eu gosto de romances, de mocinhas decididas, mas mocinho protagonista indeciso?! Passo a vez. Mas tem gosto pra tudo. Quem sabe alguém se aventure. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito personagens masculinos cheios de melindres e indecisões e concordo com a Elimar: 2 anos??? Muito tempo para pouca evolução. Sempre quis ler um livro dessa autora, mas pelo jeito não será esse.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ate que achei interessante o livro, mas parece ser uma leitura bem lenta, não sei. Mesmo assim adorei conhecer esta obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa... Eu ainda não li este livro, mas tenho amigas e inclusive amigas blogueiras que leram e disseram amar o livro. Que era lindo e tal... Fiquei sem saber agora... kkkkk
    Se surgir uma oportunidade até vou ler para fazer a minha avaliação. Mas, também não gosto de livros em que os lances do casal demorem tanto para se desenvolver. E o protagonista principal tem que ser o Cara, aquele que ganha o leitor logo nas primeiras páginas e do qual a gente não larga nem depois que o livro acaba... kkkkkk
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hummm lendo seu resenha percebi que não compraria este livro, talvez até leia em alguma oportunidade.. Mais no momento não..
    Não gostei de alguns pontos q vc falou no livro!!

    beijos mila

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro quando li,e adorei suia resenha,ela é sincera,você expõe seus pontos positivos e negativos,mas mesmo assim dá vontade de ler o livro.... E você está certíssima,gosto é muito particular e por isso mesmo devemos sempre sermos o mais sinceras possíveis nas nossas resenhas.

    bjsss

    Bianca
    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sério? Poxa, já li várias resenhas positivas sobre esse livro. Pena que você não gostou.
    Vou ler e depois te falo o que achei ;)

    Bjks

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique