Êxtase

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Rapture
Lauren Kate
Galera Record

Tradução: Ana Carolina Mesquita
ISBN:978501089656
Ano:2012
Páginas:346

Sinopse
No quarto e último aguardado livro da série Fallen, Luce e Daniel estão juntos e parece que nada mais vai separá-los. O problema é que o destino amaldiçoado de uma mortal e de um anjo caído promete surpresas. O céu está escuro com asas… Como a areia numa ampulheta, o tempo está se esgotando para Luce e Daniel. Para impedir Lúcifer de apagar o passado eles devem encontrar o lugar onde os anjos caíram na Terra. Forças sombrias estão atrás deles, e Daniel não sabe se consegue fazer isso — viver só para perder Luce uma vez e mais outra. No entanto, juntos, eles enfrentarão uma batalha épica que deixará corpos sem vida… e poeira de anjos. Grandes sacrifícios são feitos. Corações são destruídos. E de repente, Luce sabe o que deve acontecer.

Resenha por Ver Sobreira

Enfim, chegamos ao final dessa "quadrilogia", não posso dizer que foi um "êxtase", mas não me decepcionei, nem um pouco. Creio que esse seria o final, como podemos dizer? mais palpável. Muitas pessoas torcem os narizes por conta destes livros, talvez por não entenderem "as entrelinhas". No fim Lauren Kate demonstrou o amadurecimento da escrita,– não da história em si, pois trata-se de uma história de anjos então...–, mas de sua própria escrita . Não li no original, mas se a tradução foi fiel aos parâmetros do livro, creio que ela atingiu um grande ponto, principalmente em uma narrativa sobre anjos, a Queda que durou nove dias, mas foram 9 eras, milênios, em que tudo começou , terminou  e recomeçou por amor. O amor é a benção e a maldição da humanidade  e também dos anjos?  Foram necessárias muitas vidas para Daniel e Lucinda se reencontrarem para sempre, mas quantas coisas em jogo.
(...) Antes havia o silêncio...

No espaço entre o Céu e a Queda, nas profundezas da distância insondável, houve um momento em que o trinado glorioso do Universo desapareceu e foi substituído por um silêncio tão profundo que a alma de Daniel se esforçou para distinguir algum ruído(...)
Luce amadureceu. Em Paixão, ela viajou por todas, quase todas suas reencarnações para aprender e descobrir quem era verdadeiramente, mas a primordial vamos encontrar neste livro Êxtase, será ela que explicará toda a verdade escondida. Como nada é fácil, o esquecimento é muito mais simples do que a dolorosa recordação de erros, intrigas, tristezas e corações partidos. Uma certeza Lucinda tem, nada é maior que seu amor por Daniel e ela jamais desistirá, irá até as últimas consequências para quebrar a maldição e resgatar o passado perdido. Há um lugar de retorno, e é isso que ela precisa descobrir para chegar ao começo de tudo, onde tudo teve origem, onde amor e dor começaram. É para lá que ela deverá ir para desvendar todo o mistério de seu passado, para viver um presente e ansiar um futuro com Daniel.

O que dizer deste fim? Em minha opinião Lauren Kate firmou-se como um grande promessa literária. A série Fallen começou morna e confusa. Muita informação, uma proliferação de personagens que não diziam seus propósitos; Tormenta considerei o pior livro e achei que não seguiria em frente lendo a série, mas venho a Bienal 2011 e consegui que Lauren Kate me respondesse uma pergunta, foi então que comecei a entender seu tipo de escrita. Ela é apaixonado pelo Realismo Mágico, fã incondicional de Gabriel Garcia Marquez, por isso todo sua escrita é carregada de metáforas e subjetividades.

Para quem não conhece o Realismo Mágico é um  gênero literário metalinguístico  que apareceu em meados do século XX,  ele se  define, mais por sua preocupação estilística e o interesse de mostrar a coisa irreal ou estranho como comum e cotidiana. Não é primordial a este estilo despertar emoções, mas, sim, expressar e é, acima de tudo, uma atitude frente à realidade. Lauren Kate se utiliza de um dos recurso mais comuns a este estilo, objetos como representações. Em Êxtase então ela abusou, talvez por isso a escrita seja considerada um pouco arrastada, mas foi extremamente interessante, apesar dela continuar dando mais informações de que o necessário.

Em Paixão quando Luce percorrer as suas muitas vidas, os Anunciadores é a chave para descoberta – um portal –  a personagem está sempre lembrando de um livro, que posteriormente sabemos ser o livro que Daniel escreveu. Já em Êxtase a manifestação do Realismo Mágico está em : Trono= Deus, feminino; cálice = sangue, libertação da visão, consequentemente visualização do local da Queda; a flor de peônia que aparece sempre = a perpetuação do amor de Lucinda e Daniel e esta sim, a maior ligação deles. Esta flor é a chave de Luce – sabe que achei criativo, mesmo no inicio não pensei nesta possibilidade, descubram também ; a moeda = a decisão do destino que deve seguir, inclusive ela reaparecerá ao final, quando as escolhas já foram feitas, reencontraremos, A Estrela da Manhã ( Lúcifer) tentando se intrometer no caminho de Daniel e Lucinda desta nova realidade que se criará. Não vou conta spoiler, rsrsr....
(...) – Cara ou coroa? – perguntou ele quando ela entrou. Tinha rosto quadrado, cabelos ondulados cor de âmbar, grandes olhos azuis e usava uma correntinha dourada ao pescoço(...)
Depois das escolhas e certezas, o que prevale? O amor. A autora dá um salto a uma realidade em que Daniel e Luce se conhece 17 anos depois de tudo. Esse tudo fica mais uma vez por conta do leitor, óbvio rsrsr...
(...) Ela deu um pulo(...) Agora um par de tênis detonados estava na frente dela - cabelos loiros curtos...lábios com aparência obscenamente macia... olhos tão lindos que Luce perdeu o fôlego(...) Ah , meu Deus, ela ia se apaixonar por um cara de olhos roxos(...)
Em suma, com algumas passagens que te deixam em total suspense e ansiedade, chega ao fim a série Fallen.  Êxtase em definitivo não deixou a desejar e assim, Luce e Daniel se apaixonaram pela primeira – e última – vez. Confira. Deixo para  o fim desta série - Iris do Goo Goo Dolls.



Iris
Goo Goo Dolls

(...)And I don't want the world to see me
'Cause I don't think that they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am(...)

(...) E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito para não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu(...)


9 comentários :

  1. Adorei a resenha. Li o livro a algum tempo atrás e adorei o desenvolver da história... Não tinha parado pra pensar na simbologia (?) da moeda, por exemplo... Também percebi que ela sempre passa muita informação nos livros, mas para mim isso não foi um ponto negativo. Eu adorei toda a série, especialmente os dois últimos. (E também gostei de apaixonados!!).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Verônica.Já ouvi falar dessa série pelos dois lados; há quem ame e quem odeie. Por diversas vezes ja tive eles nas mão e me decidi por outro livro. Interessante ver seu ponto de vista. você me parece uma pessoa crítica com relação as suas leituras e levo muito em conta suas resenhas quando quero um livro novo. Acho que vou dar uma chance a série. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  3. Esse com certeza foi o melhor livro da série, Lauren soube fechar com chave de ouro.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Verônica, não consegui terminar o primeiro livro dessa série nem a pau. Fui até a página 156 e mesmo assim foi super difícil. Penso em voltar a ler algum dia, mas bem distante. Por isso não posso comentar com propriedade essa resenha. Fica para a próxima. BJS!

    ResponderExcluir
  5. Ahh assim você me deixa meio desesperada para ler o último livro...gosto muito da série,mas Paixão me deixou meio estressada,mas é maravilhoso saber que no último livro a Laureen se redime e pelo que você escreveu soube muito bem fechar a série!!!!

    bjss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Verônica!! Eu espera TANTO do primeiro livro que acabei meio decepcionada. Quando o segundo foi lançado e as opiniões não melhoravam acabei "brochando" de vez.
    Bom saber que a escrita da autora evolui e que o final foi satisfatório, quem sabe assim me animo e volto a ler para saber o final da história de amor de Daniel e Luce.
    Vc deixa uma pergunta no ar: o amor seria a benção e a maldição da humanidade? Creio que sim. Ele é a maior fonte de poder e nós ainda estamos longe de entender esse poder.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amiga não li toda sua resenha Pq eu vou ler este livro... eu só li dois livros.. e amei
    legal saber que gosto deste livro
    Bj mila

    ResponderExcluir
  8. Oi Veronica, eu já tive o primeiro livro em mãos, mas acabei não lendo e até fiz sorteio dele no blog. Eu li tantas resenhas falando mal da série, falando que é chata e tal, que achei que não valia a pena investir nesta série. Por enquanto, não pretendo ler, mas de repente se pintar uma promoção maravilhosa de todos os livros, quem sabe eu não me animo e compro? Ótima resenha como sempre... Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não li, mas amei a capa. Lembra uma capa de um romance gótico ao estilo dos romances góticos dos anos 60 - 70.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique