Sonhos

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fated - The Soul Seekers - Livro Um
Alyson Noël
Editora Leya

Tradução: Márcia Blasques
ISBN: 9788580445756
Ano:2012
Página:318


Sinopse
Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo.
Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia.

O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.

Resenha por Ver Sobreira

Apesar de não ter ficado exatamente satisfeita com o final da última série que li da Alyson Noël, não resistir e decidi ler Sonhos. Até porquê ela falou deste livro na última Bienal-RJ, e também por ser ela uma autora muito solícita com os fãs, enfim  porquê achei que como se trata de uma história que envolve os mitos dos nativos estadunidenses poderia se encontrar uma história interessante. Mas sempre preciso me lembrar que primeiro livro de uma série quase sempre é lento, detalhista e a trama demora para engrenar. Com a Alyson Noël é ainda mais complicado, pois ela é uma autora muito descritiva. Óbvio que isso muitas vezes enriquece a narrativa, mas como se trata de um livro da Literatura YA, às vezes incomoda.

Vamos lá. Daire é uma adolescente que viaja pelo mundo por conta da profissão de sua mãe, Jennika, que é maquiadora de Hollywood. Se há um set de filmagem lá estão ela e sua mãe. Porém coisas estranhas começam a acontecer com ela, sonha acordada e seus sonhos são sempre terríveis, tão terríveis que ela acaba tendo um surto em pleno uma praça em Marrakesh e ataca o principal astro adolescente de um filme em que sua mãe é maquiadora. Mediante isso, ela é interna e precisa ficar imobilizada. Muito distante dali, na pacata Encantamento, Novo México, sua avó paterna que ela nunca conheceu, sabe exatamente o que está acontecendo.

Sonhos é uma história que envolve principalmente mitos e lendas nativas estadunidense. Daire é uma Buscadora de Almas, a última de sua linhagem. No primeiro momento ela não aceita nada disso, quando sua avó, Paloma lhe conta, mas ao mesmo do tempo ela percebe que não há como fugir e tenta encarar de frente seu destino. No caminho dela e para confundi-la aparecem dois lindos jovens completamente iguais em aparências, mas totalmente distintos em atitudes: Dace e Cade. Além de tudo ela precisa lidar com os conflitos adolescentes, que para ela começam agora, já que ao ficar em Encantamento com sua avó terá que frequentar a escola local.

A narrativa de Sonhos é bem esmiuçada, Noël como sempre quer nos explicar cada detalhe da trama no primeiro livro. Em primeira pessoa, todas as impressões que temos é a partir da perspectiva de Daire. A protagonista até que não é chata, mas com certeza uma personagem que promete é Xotichl, uma menina  intuitiva, sensível e que tem uma alma muito pura; Dace é lindo; Cade é lindo, mas altamente diabólico. Enfim, os ingredientes de sempre em uma narrativa adolescente, só que carregada de mistério, suspense, mortos-vivos, magia negra,etc.

O que mais posso dizer deste primeiro livro, infelizmente não há muito, pois só nas últimas páginas é que ele começa a esboçar alguma reação como narrativa. Então só nos resta aguardar o segundo para ver onde segue esta nova série de Alyson Noël. Confira!!!

7 comentários :

  1. Oi Ve, eu vou confessar, que ainda não li nada desta autora. Os livros dela não me atraem sei lá. Vou esperar a próxima resenha, sobre esta série, para poder ver se darei uma chance.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Lia não li nada dessa autora, mas meu sobrinho leu seis livros dela e gostou bastante. Acho que depende muito do momento em que a autora está em sua escrita. Até mesmo os escritores tem seus altos e baixos. Vamos ver quando eu ler né? Bjs Vê...

    ResponderExcluir
  3. Oi vê seguindo a linha das amigas eu já digo o contrário.. há mais ou menos. já li o primeiro livro da série imortais e fiquei por aí.. mais não pense que eu nao gostei.. eu gostei, mais sei lá.. ficou pra trás.. eu tb fiquei encantada com sonhos e comprei, mais não li.. hehe
    eu gostei muito da resenha.. Achei que vc fez uma boa crítica.. espero que quando eu for ler eu goste..
    Beijo mila

    ResponderExcluir
  4. Mmmm, o livro só engata no final??? Aff! Desanimei totalmente com isso!
    Eu li apenas o primeiro da série Imortais e confesso que ele é beeeem fraquinho!!!
    Bem, veremos...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu também me decepcionei muitoooo na primeira série dela e fiquei super com o pé atrás de ler mais algum livro dela,ainda bem,que você leu e foi mega sincera na sua resenha,agora pode ser que eu dê uma chance ao livro!!!!

    bjsss

    Bianca

    O que chegou aqui em casa essa semana!!!

    confere e comenta!!

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me parece bom, a resenha é muito boa. Não conheçia a autora, mas me agradou muito.

    ResponderExcluir
  7. Desde que li a série Riley Bloom, fiquei curiosa para ler algum outro livro da autora. Não porque eu tenha adorado a série que li, mas justamente por isso, porque fiquei indecisa e quero ter uma impressão mais completa do que acho do estilo da autora, sabe? Como Os Imortais é uma série relativamente longa, eu estava interessada por Sonhos (até porque a capa é bem mais bonita, confesso), mas depois da sua resenha não tenho tanta certeza. Pelo que vi, você também não cai de amores pela a autora, né? Acho que vou esperar sair outro volume dessa série, ler as resenhas e aí decidir qual das duas séries vou ler... No fim das contas, é provável que eu leia as duas mesmo, rs.
    Beijo,

    Anna - Querida Prateleira
    http://www.queridaprateleira.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique