O Clã dos Magos

sábado, 5 de janeiro de 2013

The black magician' s Guild
Trudi Canavan
Editora Novo Conceito

Tradução: Robson Falchetti Peixoto
ISBN: 9788581630007
Ano: 2012
Páginas: 448



Sinopse
Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.

Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos

Resenha por Ver Sobreira

Levei mais de meio ano para ler o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro. Faz tempos que a Novo Conceito enviou, porém como trata-se de uma fantasia nunca encontrava uma oportunidade boa para lê-lo, sem pressa. Depois descobrir que ela pretendia lançar logo todos os livros e isso me levou a querer esperar, não me arrependi. Já engrenei na leitura de A Aprendiz e aguardo o final com O Lorde Supremo.

As fórmulas para a fantasia são variadas, com a publicação da saga Harry Porter a mais de 10 anos, muitas outras histórias vieram nesta rede, digo aqui. Algumas cópias mal-formuladas, outras bem consistentes e tantas outras com abordagens bem interessantes. A Trilogia do Mago Negro da australiana Trudi Canavan me surpreendeu, não pelo tema que é recorrente e sim justamente pela abordagem utilizada. Trudi utiliza o mundo da fantasia para fazer uma crítica  social bem acirrante.

Sutilmente, em seu livro ela trata de religião, sem se quer tocar em um culto religioso, desnível social, o êxodo rural por conta de doenças e consequentemente a falta de trabalho que acabaram por inchar as cidades e criaram as periferias desprovidas de tudo, entre outras coisas. Isso tudo sem localizar tempo ou espaço, mas ao lermos O Clã dos Magos é fácil, muito fácil fazer inferências, pois é algo atemporal.

Sonea é uma menina criada nas favelas de Imardin. Conhece a miséria e as dificuldades de quem vive lá. No dia da chamada Purificação acontece um fato inusitado, no meio da Praça Setentrional quando os Magos do Clã estão fazendo uma barreira mágica para intimidar o povo. Sonea consegue ultrapassá-la ao jogar uma pedra e acertar um dos Magos. A partir daí sua vida dá uma reviravolta e ela passa a ser caçada pelo Clã, pois não pode andar soltar, sem controle, sua magia pode matá-la e todos à sua volta. Para fugir, Sonea contará com a ajuda de Cery e Harrim, dois amigos de infância arruaceiros que fazem parte de uma gangue.

Bem a história é mais ou menos isso.  Metade do livro  Sonea foge, um pouco além da metade ela acaba sendo capturada pelo Clã e, é acolhido por Lorde Rothen, um mago alquimista. Ao que parece os poderes de Sonea, vão além do normal e isso preocupa o Clã, mas desperta a curiosidade e observação mais à  frente do Lorde Supremo. O que há de interessante na história? Ao me ver é uma aventura muito boa de ser lida, algumas partes são um pouco cansativas pela descrição.Uma curiosidade é que Canavan não descreve precisamente seus personagens. 

A novidade desta narrativa ficou por conta do cunho social da história, pois ela reforça o tempo todo a desigualdade, pelo menos neste primeiro livro. Vemos como muitas vezes os magos são alheios ao que acontece de verdade fora dos limites da Muralha, dá para lembrar de várias coisas, não? Sonea terá que aprender a confiar para poder iniciar seu treinamento, logo de início ela angaria a simpatia e proteção de Lorde Rothen, que será seu guardião; Lorde Dannyl, que criou estratégias para capturá-la; Lorde Lorlen, o administrador que será responsável pela primeira vitória de Sonea perante ao Clã, porém a mais importante e inesperada é a aproximação do Lorde Supremo Akkarin. Ele é sombrio e muito poderoso,– o que  a assusta profundamente –, e está totalmente atento a todos os movimentos de Sonea e isso a deixará mais desconfiada ainda.

Leiam, como história que envolve magia, aventura, mistério e suspense, recomendado. Agora vamos A Aprendiz, pois o treinamento de Sonea não será nada fácil, fora todas as intrigas que ela terá que superar. Confira!!!


43 comentários :

  1. Nossa Ve, dá para sentir que o livro realmente te agradou, e é muito bom quando isto acontece!
    Eu ainda não tive ânimo para começar a ler, mas pretendo reverter isto em breve. Vlw a dica. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica,

    Eu não li nenhum livro da trilogia, mas quero muito, pois falam tão bem dele, e eu adoro fantasia. Quando eu tiver a oportunidade $$, vou correndo para a livraria comprar pelo menos o primeiro livro.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vê! Eu li este livro logo que foi lançado, e gostei muito da trama, focou em muitos assuntos, não só em magia. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro. Nunca li nada que tenha avê com essa tematica de mago.
    Gostei da resenha.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Todos somos órfãos de Harry Potter e suas fantasias.
    Vou esperar lançar O Lorde Supremo e adquirir os três. Assim não fico naquela ansiedade esperando a continuação.
    Parabéns pela resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. A um tempo tenho escultado falar dessa serie, mas estava meio desanimada para ler, agora sua resenha me deu um novo animo, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Também estou enrolando para ler esse livro.
    Sei que vai ser uma boa leitura, mas sempre passo algum na frente dele...
    Vou tentar começar logo para não ficar muito atrasada!

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não me interessei muito em ler esse livro,adoro o gênero fantasia ,mas O Mago não conseguiu me despertar a vontade de lê-lo,depois da sua resenha estou entendendo um pouco mais o ambiente da história e quem sabe tire umj tempinho para lê-lo.

    Resenha perfeita,como sempre!!!

    Adoro!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Verônica. Que bom ver que você também gostou do livro. Eu me encate com ele. Esse gênero, fantasia, não estava nos meus lidos. Mas essa série ganhou seu espaço. Bela resenha. bjs
    Eyler

    ResponderExcluir
  10. Hum interessante.. lendo sua resenha fiquei at é com vontade de ler o livro.. mais eu gosto quando à descrição dos personagens.. Tb fiquei atrás com as partes cansativas ..
    Beijos
    mila

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro e ainda não consegui parar para ler. Gostei muito da resenha, vou ver se consigo ler o livro!

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos que eu queria mto ler e ter na estante mas a Medeiros ganhou no sorteio e me deixou a ver navios rsrs

    ResponderExcluir
  13. Doida para ler esse livro, mas ainda não consegui. Achei a história bem legal!

    ResponderExcluir
  14. Realmente essa trilogia além de nos levar ao mundo da ficção também traz a tobna problemas sociais de desigualdades que estão presente no mundo inteiro.
    Muito boa resenha.

    Irene Moreira

    ResponderExcluir
  15. Estou na mesma situação. Já tenho o livro faz alguns meses e ainda não peguei pra ler. O tema me agrada muito e realmente acho bem bacana essa coisa de se falar sobre desigualdade social em um livro que aparentemente é pra ser só fantasia. Vamos ver se agilizo a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de ler tudo que mistura magia, o título do livro me dá vontade de ter, porém, como eu não sabia quantos livros seriam lançados, sempre fiquei com um pé atras.

    Ao ser sua resenha eu fiquei ainda mais no desejo de ler, porque afinal, livros que fazem crítica social sem deixar a peteca da história em si cair é ótimo para ler. Dá um toque sobre a própria realidade sem tornar isso massante.
    =)

    ResponderExcluir
  17. A GENTE SEMPRE FICA ANSIOSO QUANDO SE TRATA DE MAGIA MAGOS E HISTÓRIAS MAS COM UM FUNDO HISTÓRICO FICA MARAVILHOSO NÉ???

    ResponderExcluir
  18. Minha irmã leu esse livro e disse que é mto bom. Quero ler tbm!

    ResponderExcluir
  19. Adoro fantasia e esse atingiu todo o meu agrado, fiquei muito curiosa pra ler ;)

    ResponderExcluir
  20. É legal saber que um livro não traz apenas a parte fantasiosa, mas junto com isso essa crítica social que vc achou tão presente na obra.

    ResponderExcluir
  21. Uma estória bem interessante, com fantasia e bons personagens. A resenha ficou ótima, temos uma noção do que esperar do primeiro livro =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Acho que livros de fantasia são bacanas, mas são ainda melhores aqueles que conseguem abordar temas reais e cotidianos sutilmente em suas histórias. Acho que é o caso de O clã dos magos. Além disto, aparentemente, o livro tem uma história que prende o leitor, assim como personagens cativantes e misteriosos.
    Eu gostei do que li na resenha e se tiver a oportunidade, lerei a obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Já li este livro, emprestado e apesar de ser uma gênero que visito pouco gostei muito. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  24. Tô doida pra ler *-* mas pra isso preciso do primeiro volume, senão irei ficar perdida.

    ResponderExcluir
  25. este foi o único livro que li da série, gostei muito pois adoro fantasia e apreciei como é mostrada a desigualdade e a crítica social... quero muito continuar a leitura com "A aprendiz"

    ResponderExcluir
  26. Existem dois momentos pra mim nesse livro, a primeira parte que se arrasta desnecessariamente...e a segunda parte cheia de críticas sociais e intrigas que eu amei!!! Louca para ler a continuação!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  27. esse livro é um maximo . quando olhei na capa pensei em um monte de coisas menos num livro de magos, magia...mas depois que li a sinopse e a resenha me encantei ! quero muito saber o que vai acontecer com ela

    ResponderExcluir
  28. Puxa, Ver, eu tenho esse livro aqui em casa há algum tempo também... Infelizmente nunca o peguei para ler, mas com a sua resenha eu fiquei muito curioso.
    Pena que eu não tenho os outros e, por isso, vou participar da promoção do blog lol

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Confesseo que historias de magos não é o meu forte, mas gostei da forma como a historia é colocada. Tenho esse livro mas ainda não li. Gosto de ter todos os livros antes de iniciar a leitura, detesto ter de esperar as continuações. Bjkss

    ResponderExcluir
  30. Curiosa para ler essa série. O contexto me agradou bastante. Curiosa a respeito da evolução dessa maga.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha!
    Curiosa pra saber a reação da Sonea quando descobrir que pertence ao clã dos magos, e sobre a sua fuga e sua entrada no treinamento...
    Adoro livros desse tipo, sou potterhead :)
    Espero ter vontade ($$) de ler esse livro, kkkkkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Estou morrendo de vontade de ler esta série...

    ResponderExcluir
  33. Uma coisa que ma chamou muito a minha atenção foi a capa, é perfeita e a resenha fez eu perceber que é exatamente um livro desse tipo que eu estou precisando ler.

    ResponderExcluir
  34. Esse é o tipo de livro que capta a minha atenção. As poucas pessoas que eu conheço que leram, só tiveram elogios.

    ResponderExcluir
  35. Desde o começo esse livro me chamou a atenção, apesar de não ser fã de magia a história de Soena me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  36. Achei interessante um livro sobrenatural, que tinha tudo para ser mais um, ter esse lado da exposição das desigualdades sociais. Quero ler.

    ResponderExcluir
  37. Menina, estou negligenciando esse livro. Mas confesso que queria lê-lo juntamente com os outros três, porque fico numa angústia danada, esperando a continuação. Como já tenho os dois primeiro e o terceiro não tarda a chegar, vou dar uma esperada. Mais fiquei curiosa em relação a esse lance de desigualdade social. Acho que conseguiu-se fazer algo diferente dentro da possível zona de conforto que os livros sobrenaturais tem sido escritos. Bela resenha Vê...

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho o livro mas ainda está guardadinho no fundo do guarda-roupa (sim, estou sem espaço nas estantes kkk). Me empolguei só de ler a sinopse. Parece ser bem interessante. Adoro livros de suspense e fantasia, tudo junto. Pela resenha, o livro promete hehe Ansiosa para ler!

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito da resenha. Esta capa já havia me chamado a atenção, mas eu não sabia do que se tratava.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  40. Eu achei esse livro demais pela sinopse dele e a capa e por ser de magos, mas não tinha ideia de como era realmente a história. A sua resenha deixou clara, adorei o fato de ser atemporal os temas tratados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. É tipo Harry Potter, mas não um HP disfarçado. Isso é bom!

    Entretanto, não li nem HP todo... quando eu terminar de ler(e comprar, pq falta dinheiro), vou querer comprar esse. Tomara que eu ache uns baratos em sebos...

    ResponderExcluir
  42. Li a sinopse no skoob e me apaixonei!
    E esse book trailler? *U* divino

    ResponderExcluir
  43. Parece bem interessante, não sabia que o livro tinha esse "cunho social". Li algumas resenhas que dizem que o incio do livro é bem parado, talvez seja esse o motivo, a autora quis dar um pouco de destaque para esse lado. Não sou fã de livros de magia, a não ser HP, mas vou dar uma chance a trilogia, o livro 1 já ta aki me esperando.
    bj

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique