A Aprendiz

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

The Novice
Trudi Canavan
Editora Novo Conceito
Tradução: Frank de Oliveira/ Júlio Monteiro de Oliveira
ISBN:9788581630250
Ano:2012
Páginas:544

Sinopse

Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

Resenha por Ver Sobreira

Decididamente a Trilogia do Mago Negro me surpreendeu. Como afirmei anteriormente, adiei meio ano a leitura do primeiro livro O Clã do Magos, mas fiquei  tão encantada com a história que li mais rápido ainda o segundo A Aprendiz. 

Sonea demonstrou um potencial natural para magia e agora é uma aprendiz do Clã dos Magos "se não pode vencê-los, junte-se a eles" é clichê, mas acaba tornando-se verdade. Deixou para trás as favelas de Imardin e agora juntou-se a elite da cidade, porém continua a ser ignorada por muitos que a consideram ninguém.  Ela está enfrentando todo tipo de hostilidade para seguir em sua trajetória na Universidade, e se graduar uma maga. Praticamente todos os dias precisa se confrontar com Regin e sua "gangue" nada é fácil para ela. A única coisa boa é o fato de ter conhecido Dorrien, filho de Rothen, que é seu guardião. Dorrien é uma mago Curador que vive em um vilarejo muito distante, ele desperta em Sonea sentimentos para os quais não estava preparada. E ainda temos o Lorde Supremo, Akkarin, ele tem um segredo que foi descoberto por Sonea e agora que ele sabe que ela sabe, diante deste fato decidiu requerer a guarda dela  tirando-a de Lorde Rothen. Ele está no controle e Sonea apavorada com o que pode acontecer.

(...) Akkarin fitou Rothen com um olhar que a teria congelado.
– Estou aqui para saber a origem de certo...rumor que soube pelo Administrado e que envolve você e sua aprendiz.(...)
A cor fugiu totalmente do rosto de Rothen. Ele fitou Akkarin em silêncio.
Sonea sentiu os joelhos enfraquecerem  e, com medo de se estatelar no chão, agarrou-se ao peitoral da janela por detrás dela.(...)

A narrativa de Trudi Canavan é interessante do ponto de vista que não trata só de uma fantasia, o que seria  apresentar os elementos comuns a este gênero. Ela também lida com as questões sociais mais atuais: como o bullying, homofobia, relações interpessoais, enfim uma série de fatores que preocupa cada dia mais a sociedade.Tramas, intrigas, suspense, mistério e aventura. Sonea é uma personagem forte e decidida que está ficando  cada dia  mais poderosa. Alguns membros do Clã já começam a cogitar no futuro a primeira Lady Suprema, mas será que o Lorde Supremo permitirá isso?  Porquê ao final deste livro Sonea enfrenta seu desafeto, Regin em um desafio formal na Arena do Clã e todos que assistem a este embate percebem que ela pode superar seu mestre.

No gênero fantasia acho imprescindível a narração em terceira pessoa, pois é possível observar melhor o desenvolvimento da trama. Canavan tem facilidade de conduzir a história, levantar aspectos do enredo e também apresentar os personagens, porém sem descrevê-los muito. Um personagem muito interessante e que ganha um destaque neste segundo livro é Lorde Dannyl, ficamos sabendo de algumas histórias de seu passado como aprendiz, que desencadeou uma série de boatos que o afetou mais profundamente do que ele pensava.

(...) Dannyl  olhou para Tayend, inquisitivo. O acadêmico era seu amigo mais chegado. Mais próximo até do que Rothen...compreendeu de repente. Ele nunca fora capaz de contar a Rothen a verdade. Sabia que poderia confiar em Tayend. O acadêmico não o protegera dos boatos em Elyne?(...)

Senti falta neste volume de Cery, além de amigo de infância e travessuras, é apaixonado por Sonea, porém creio que ele poderá perdê-la para Lorde Dorrien. Enfim... Não deixem de ler A Trilogia do Mago Negro. Aguardando ansiosa a conclusão em O Lorde Supremo. Confira.



39 comentários :

  1. Ainda esperando pra ler esses livros. Achei que o primeiro é bom, mas aí só lendo pra saber. A história continua interessante pra mim. Mas gostar ou não da leitura é só lendo pra saber mesmo =/

    ResponderExcluir
  2. Ai Veronica, amiga fiquei ainda mais ansiosa pra ler A Aprendiz. Sinto que terei fortes emoções ao ler. Esse gênero me surpreendeu muito, e a maneira como Trudi Canavan escreve me prendeu. Adorei sua resenha. bju
    Eykler

    ResponderExcluir
  3. Sonea além de ser uma boa Aprendiz conquita a todos. Estou querndo muito saber tudoi sobre essa TRilogia. Muito boa resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi Verônica, você está me deixando cada vez mais ansiosa para conferir estes livros, o que espero conseguir em breve.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma trilogia bem interessante mesmo. Ainda não li o Clã dos Magos, mas mesmo assim a história segue me chamando a atenção e estou bem confiante que essa trilogia tem um algo a mais que prende o leitor. Agora que a série já está finalizada, quero tentar ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  6. Confesso, estou fugindo de séries e trilogias, justamente por serem mais de um livro (e as finanças não contribuem) e por medo do autor fazer alguma besteira e acabar com livros bons!

    A verdade? Eu quero essa trilogia depois de ler suas resenhas, eu já tinha o desejinho, mas agora eu quero mesmo!

    Parabéns pelas resenhas, gostei muito... Ps. Eu quero ver a resenha do terceiro :p eu gosto de spoilers hehehe

    ResponderExcluir
  7. também estou ansiosa pra ler, e cada palavra que falam dessa trilogia me desperta ainda mais

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, só aumentou minha vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha visto falar dessa trilogia, mais fiquei super curiosa pra ler, bem interessante a história :)

    ResponderExcluir
  10. Por causa das suas resenhas desta série, estou começando a ter vontade de subi-la na minha pilha!
    Não há como negar que a história é bem interessante!

    Bjks

    ResponderExcluir
  11. E a série continua abordando temas atuais envoltos em mta magia.
    Torço pela Sonea!!

    ResponderExcluir
  12. O segundo parece ter assuntos bem mais interessantes que o primeiro, pelo visto é uma trilogia que vale a pena ler, com reviravoltas e surpresas =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você. Também acho que em se tratando de fantasia o livro é melhor quando narrado em terceira pessoa. Na verdade, ainda não li nenhum em primeira, mas imagino que toda a atmosfera do ambiente, bem como regras do "universo" criado pelo autor, não sejam tão exploradas em primeira pessoa.
    E isto leva a uma perda gigantesca de conteúdo e de potencial imaginativo do leitor.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive oportunidade de ler a continuação da história e espero ter a oportunidade de ganhá-los agora. Gostei muito da resenha e de saber que tem mais histórias sobre Lorde Dannyl.

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, pretendo ler. Quem sabe se eu ganhar na promoção isso aconteça, kk.

    ResponderExcluir
  16. Já li o Clã dos Magos e estou super curiosa em continuar lendo as aventuras de Sonea e verificar como Trudi Canavan dá sequencia à sua narrativa, que parece continuar no mesmo estilo, envolvente e prazerosa!!

    ResponderExcluir
  17. Como amei o gancho que ficou em O Clã dos Magos, tô bem curiosa para dar continuidade a história da Sonea...Esse mundo de magia é meu favorito entre tds de fantasia S2!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  18. o segundo pelo jeito é mais longo e isso esta prometendo muita ação e misterios ! ebahh adoro livros assim .

    http://kathlleenkristine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Confesso que pulei algumas partes da resenha por medo de spoilers rsrs Mas vejo que você gostou tanto desse livro quanto do anterior...
    Espero gostar assim também! Estou muito ancioso!

    ResponderExcluir
  20. A historia parece ser cada vez mais interessante.Parece ter ação suficiente p me deixar empolgada, pena que ainda não tenho esse livro,então vou ter de adiar minha leitura. Ah, estou gostando cada vez mais das capas. Simples e bonitas. Bjksss

    ResponderExcluir
  21. Muito mais curiosa agora e não vejo a hora do meu livro chegar.

    ResponderExcluir
  22. Em todas as resenhas deste livro eu havia pasado direto e nao lido, nai sei por que,mas parei aki e resolvi ler a sua, fiquei super curiosa e nao vejo a hora de começar a ler!!!

    tem um selino para vc no eu blog, espero que goste.
    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br/2013/01/selinho.html

    ResponderExcluir
  23. Pelo que sei, esse é melhor do que o primeiro, foi o que me disseram, quero muito ler os dois. Parece que tem uma pitadinha de romance também :3
    Gostei, me interessei bastante! Parabéns pela resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros com magos, lendo suas resenhas até lembrei um pouco do livro de paulo coelho, que eu amo de paixão, e me deu mais vontade ainda de ler...
    Adorei a resenha ^^
    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa.. esses livros devem sere muito bons, ainda mais pela resenha deu até vontade de ler.

    ResponderExcluir
  26. Queria que livros assim fossem mais divulgados por aí. Ainda mais trilogias, afinal, tenho vício em ler continuações...

    ResponderExcluir
  27. Depois de ser perseguida, agora ela é A Aprendiz. Dá para perceber que ela tem um poder surreal, que deixa o Clã ao mesmo tempo fascinado e intrigado, fico imaginando se por trás disso tudo não há um grande mistério e como magia e mistérios andam de mãos dadas...rs...acho que ainda iremos nos surpreender muito em Lorde Supremo.

    ResponderExcluir
  28. Nunca me interessei por essa série,mas acho que já falei isso em outra resenha sua,você consegue despertar o meu interesse em livros que eu nunca pensaria em ler!!!

    Isso é um dom!!!

    bjssss

    Bianca

    ResponderExcluir
  29. Estou tentando empurrar esse livro para o meu sobrinho, para ver se sai uma resenha lá no blog, mas como você gostou, acho que eu mesma vou ler. Como é só uma trilogia (graças ao Deus Literário), vou ler de uma vez só. Por enquanto, aguardo o terceiro livro... BJS!

    ResponderExcluir
  30. Li a resenha do primeiro livro, agora esta, estou satisfeita em ver que a autora não perdeu o rumo. Parece ser uma boa história de diversão sobrenatural, porém com aquele toque de seriedade, de realidade muito bem vinda. A série está indo para a lista!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  31. desde que vi as primeiras matérias sobre fiquei doido pra ter

    ResponderExcluir
  32. Eu ainda não li o primeiro mas estou ansiosa para ler esta trilogia. Amo histórias de magia e suspense. Ansiosa para ler!

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  33. Preciso ler na ordem certa :-)
    Mas antes preciso encontrar estes livros.
    tantas opções...
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  34. Ainda não li o primeiro, mas acho que esse deva ser muito mais instigante a ler, deve ter mais aventura e decições importantes e tantas coisas novas pelo visto
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Não conheço ninguém que leu, mas esses comentários me deixam LOUCAAA para ler. :)

    ResponderExcluir
  36. Adoro quando finalmente nos livros surge um romance *-*
    Finalmente entendi que o clã dos magos é tipo uma escola de magia, legal isso, acho interessante esse lado. Também gostei de saber que a autora continua com o cunho social tratando de temas mais ligados a jovens.
    Espero que o livro 3 continue nesse ritmo, parece que a leitura vai melhorando com os volumes.
    Bj

    ResponderExcluir
  37. Não vou falar que gosto de magia, porque a única coisa que li relacionada foi Harry Potter (hahahahahaha), mas parece ser muito interessante, mesmo!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique