O Diário de Jack, o Estripador

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

The Diary of Jack the Ripper: The Chilling
Shirley Harrison
Editora Universo dos Livros

ISBN: 9788579323210
Ano: 2012
Página:504

Sinopse

James Maybrick é apresentado como Jack, o estripador (serial killer que apavorou Londres em 1888 - assassinando e estripando pelo menos cinco prostitutas - sem nunca ter tido a verdadeira identidade revelada).
A autora analisa fatos e disponibiliza partes do diário de Maybrick (escritos com sua própria letra e com a respectiva tradução), onde o mesmo confessa a autoria dos crimes.

Trechos do diário:
«Talvez, na minha mente atormentada, deseje que alguém leia isto e compreenda»
«As minhas mãos estão frias, mas acredito que o meu coração está mais frio»
«Espero ansiosamente o trabalho de amanhã à noite, vai fazer-me bem, mesmo muito bem»
«Antes de ter terminado toda a Inglaterra conhecerá o nome que dei a mim própio»
«Deus colocou-me aqui para matar todas as put*s»
«Quando tiver terminado os meus actos demoníacos, o própio diabo me elogiará»
«A put* vai sofrer como nunca sofreu»
«Sofrerão tal como eu vou, certificar-me disso»



Impressão de Leitura por Rafael Dorr

Todos nós parecemos saber as histórias que envolvem a vida deste assassino em série que viveu no século XIX e matava prostitutas. As lendas que envolvem seus crimes tornou-se um aluvionamento de narrativas com teorias conspiratórias e folclore controverso. Diversos autores já tentaram descobrir a verdadeira identidade deste serial-killer, várias hipóteses levantadas, porém nenhuma delas chegou perto. Mas neste diário é possível ter uma noção da mente perigosa e perturbada deste homem que a dois séculos desafia até a ciência.

Bem a princípio pelo título achei que todo o livro se tratava das memórias em um diário, ou seja a transcrição do mesmo, porém me surpreendi ao começar a leitura, o livro tem "duas partes" uma trata da história do diário, de como ele foi encontrado, dos inúmeros testes para comprovar sua veracidade entre outras coisas, toda ta narrativa é voltada para esse fim, afirmar a legitimidade do documento e mostrar sua origem ; e outra chamada fac-símile trata do diário em si, com reproduções dos manuscritos e ao lado as traduções.

É bem interessante para quem gosta de livros do gênero, pois o livro é extremamente datado, tudo que nele é descrito tem o ano ao lado, o que pode levar alguns leitores a desanimarem.  Jack o Estripador, assombrou a Inglaterra,  algumas história diz que ele seria  James Maybrick, que após ser traído por sua esposa Florence Maybrick com Alfred Brierley ( os quais recebem as alcunhas de Puta e Cafetão por James), passa a apresentar sérios problemas psicológicos,  ver a ex-mulher em toda prostituta.

A partir daí  decide se vingar de todas as prostitutas que puder e faz isso das formas mais variadas e bizarras que se possam imaginar, passando inclusive a se alimentar de partes de suas vítimas após retirá-las e levá-las consigo para serem cozidas. Possuem coisas bem macabras o que pode assustar também alguns leitores, quando ele descreve como faz com as vítimas, como se alimenta delas após assassina-las.

Enfim é uma excelente leitura pra quem curte uma literatura de natureza investigativa e bem detalhada. Parece a uma bibliografia de como a autora fez para atestar a veracidade do documento e mesmo após todos os testes, ela deixa bem claro que não é possível afirmar com 100% de certeza a legitimidade, mas também de forma alguma podemos afirmar ser uma fraude.

7 comentários :

  1. Eu gsoto de livros assim, vou adicionar esse a minha lista de livros que preciso ler.
    Gostei da resenha, a capa do livro já entimidador, a história então deve ser muito massa.
    Gostei, bjos....

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se leria .. eu acho que não. mais achei a resenha interessante, quando era mais nova gostava de ver os filmes, mais não me agrada mais..
    Bjs
    mila

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro deve ser o máximo!
    Nem sabia que ele existia...
    Desde aquele filme "Do inferno", tenho a maior vontade de saber mais sobre o Jack, hehehe

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Li a tempos atrás um artigo numa revista de história falando sobre esse caso. Gosto quando um escritor sabe trabalhar de maneira ficcional com um "documento" histórico. Sei que não é bem esse o caso, mas mesmo assim deve ser uma leitura imperdível...

    ResponderExcluir
  5. Não é um livro que eu leria... sempre fui medrosa,e impressiono fácil com temas assim. Quando passa comercial do filme, eu não gosto nem de ver. A resenha ficou interessante, os trechos citados até instigam a gente a querer ler o livro. Mas esse eu passo. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros que tenham um pé na realidade. Esse livro deve ser perturbador e isso já me deixa com vontade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas a resenha me deixou bem curiosa, e com muita vontade de ler. Espero que surja uma oportunidade logo...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique