Filmes do Ano - Os Descendentes

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Oi, Índios
Vamos tentar fazer um balanço do que foi bom este ano em termos de adaptações literárias e  de alguns filmes que mesmo não sendo adaptados, deram o que falar. Este ano até que o cinema teve uma safra boa, só que nem sempre dá tempo de ver tudo que passa não é mesmo?


Vocês devem perceber que aqui no blog falamos de  vez  em quando sobre cinema, mas como ninguém aqui é especializado e sim fã acabamos tendo pouco o que dizer. No entanto, algumas coisas nos surpreende por ai. O filme em questão, pode até parecer estranho, pois estreio aqui no começo desse ano e já está até disponível em DVD e passando na TV a cabo. Porém sabe aquele filme que você até se programou para ver no cinema e ai por um motivo ou outro você deixou de vê-lo? Este é o  caso de Os Descendentes.

Vejam, é uma  comédia-drama, se isso é possível, rsrsr... que tem como protagonista principal um ator que acho até charmoso, – não vejo nada de grandes representações nas atuações dele –, mas por incrível que pareça ele deu um show neste filme como Matt King - George Clooney. Saibam que este filme foi baseado em um livro de nome homônimo que foi lançado aqui no Brasil pela Editora Objetiva na mesma época do filme, seu autor chama-se Kaui Hart Hemmings. Infelizmente não tive a oportunidade de ler o livro, vou reverter esta falha, pois sabemos que quase sempre uma adaptação suprimi algumas...muitas informações do livro.Vamos à sinopse e outras informações legais.

Havaí. Há 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nesta data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sério acidente de barco e entrou em coma. Desde então cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipélago. Quando é informado pelos médicos que sua esposa irá morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notícia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gênio difícil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mãe o estava traindo. A notícia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava. 1  

O que tem essa história de interessante? Relacionamentos, vida, conviver. A mudança que ocorre bruscamente na vida do personagem Matt, vai fazê-lo repensar sobre suas atitudes tanto com sua família bem como perante a vida. Ele nunca tinha vivido um tempo real com as filhas, deixando tudo a cargo da esposa, moral da história casamento em crise, afastamentos e traição. Mas não é só isso, a também o fato dele ser depositário familiar de parte da ilha de Oahu no Havaí e ter que decidir se vende ou não para um empreiteiro, ou seja, muitos interesses envolvidos. Tudo acaba culminando em um único momento em que dor, pesar, ciúme, amor, falta de senso estão apostos para desestabilizar qualquer um e Matt King terá que encarar este processo e ultrapassar.

Quando a vida nos pega desprevenidos o que fazer? Que decisão tomar? Matt terá que conduzir tudo de certa forma sozinho e ainda tem sobre a cabeça a traição da esposa. Ele quererá saber quem é este homem por quem Elizabeth se apaixonou. Uma curiosidade, pois no livro ela se chama Joanie, sabe-se lá porquê os  roteiristas mudam coisas tão banais, como nomes. O filme é bom porque nos faz pensar sobre relações tanto as familiares bem como qualquer outra. O distanciamento que acaba ocorrendo inconscientemente.  As atuações são boas desde o próprio Clooney até a atriz  Amara Miller que faz a filha menor Scottie; a atriz Shailene Woodley, conseguiu o papel que a princípio seria de Amanda Seyfried.


Um das falas mais interessantes do filme é quando Matt diz que "Uma família parece um arquipélago todos partem do mesmo todo, mas ainda assim ilhas separadas e sozinhas, lentamente se afastando uns dos outros", comparação interessante né? Tudo se concentra no final ao redor da noção que temos de família, é... Em suma, coloque Os Descendentes na lista de um bom filme que estreio este ano. Confira!!!

1. http://www.adorocinema.com/filmes/filme-171157/curiosidades/

7 comentários :

  1. Fiquei curiosa, uma comédia-drama? serio, preciso ver isso. Por encrivel que pareça, nunca tinha ouvido falar deste filme ou o livro, lerei o livro 1º e depois assistirei o filme, sempre faço isto, ja virou mania rsrs Obrigada pela dica de Fã de cinema para Fã de cinema, nao prcisa ser especialista para saber que irei gostar do filme , quero saber o que acontece com a familia, se ela superará tudo isto!!! valeu ♥

    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Verônica. Eu nem sabia que este filme tinha estreado este ano. Outro dia, estava zapeando na tv e estava passando este filme, não me lembro em qual canal. O filme não conseguiu atrair a minha atenção e acabei mudando de canal sem ver o filme todo. Quem sabe em uma próxima oportunidade eu de uma chance? Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessada, Vê...
    Ando meio desanimada para ver filme, mas tenho certeza que isso vai mudar quando estrear Beautiful Creatures *-*

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. comédia-drma?!?!?!?! adorei. ou assitir o filme, e se ele me pegar, com certeza vou atrás do livro.. Valeu... bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é a prova do tamanho talento de George Clooney, que é um solteirão convicto e representa com maestria esse pai de família. Amei o filme. Sua resenha conseguiu retratar perfeitamente o que senti ao assistir.

    ResponderExcluir
  6. Quero conferir sim... eu não dava nada pelo filme, até pq nunca tinha parado para ler a sinopse.. só tinha visto a capa do filme.. e eu não curto muito esse ator.. mais fiquei muito interessada em ver depois de ler sua resenha..
    Beijos mila

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante o filme, pretendo vê-lo assim que eu tiver tempo, gosto muito de comédia-drama :)

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique