A Última Nota

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Felipe Colbert & Lu Piras
Editora Novo Século
ISBN:9788576798392
Ano:2012
Páginas:264


Sinopse
Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian.
Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.

Resenha por Ver Sobreira

A Literatura Nacional está sendo versada por diversos caminhos e quase sempre o que encontramos nesta estrada são possibilidades muito boas. Escrever é muito mais que colocar palavras em um papel. Escrever é dar vida as palavras, sentido, sentimento e foi isso que fez Lu Piras & Felipe Colbert.


(...)  - Quem dera eu pudesse flutuar e, quando pousasse, você já estivesse aqui! (...)

Um doce romance escrito a quatro mãos Lu Piras & Felipe Colbert resgataram em  A Última Nota, a  magia do Romantismo, a arte do sonho e da fantasia. Com um pouquinho de crença no sobrenatural e na fé de acreditar em ser feliz e encontrar uma paixão, um amor eterno iluminado pelo tempo. Junto a estes elementos da prosa romântica, temos a música que permeará os mais felizes momentos dos protagonistas.

Alicia é uma jovem estudante de música que hoje é spalla  da OSUFRJ. O amor pela música ela herdou do avô paterno, Amadeus e por isso toca o mesmo instrumento que ele: o violino. Ela vem de uma família de origem greco-brasileira, que segue todas as tradições vindas da Grécia. Namora Theo, um rapaz também de origem grega com quem ela espera se casar, para felicidade de seus pais. Durante uma apresentação no auditório de sua faculdade, onde ela deveria executar o Nocturne de Chopin, ela muda a partitura e toca uma peça de seu avó. A partir deste acontecimento ocorrerão muitas mudanças em sua vida, pois a chegada de um misterioso desconhecido chamado Sebastian, irá fazê-la repensar sobre as escolhas de sua vida, sobre sua carreira, sobre o amor...

(...) Quando o violino silenciou, o mar de aplausos me confirmou... Para minha surpresa, a única pessoa que não aplaudia era vovó Cecilia... Eu quase podia vê-la chorar emocionada. E então, disse para mim mesma: "Gratia,vovô" pág. 28

A Última Nota é um romance despretensioso, mas muito bem escrito; na medida certa do entretenimento. Dinâmico, pois a leitura flui rapidamente e quando você se dá conta acabou. É a história que muitos gostariam de viver na vida real. Alicia é um moça inteligente, que tenta ser o que seus pais querem que ela seja, mesmo que isso deixe para trás seus próprios sonhos. Se ressente da forma como é conduzida a relação de seus pais com a avó  paterna, Cecilia pessoa que ela ama com devoção. Ao conhecer Sebastian, alguém que chama-a em uma cama de hospital, mas que ela nunca viu, sua primeira reação é de total desprezo por aquela situação. Sua grande amiga, Carol lhe diz que ela não pode fazer isso, pois há algo de misterioso em torno desta situação, mesmo em dúvida Alícia resolve fazer o que sua amiga aconselha. Ao retornar ao hospital descobre que ele não está mais lá, mas qual não é sua surpresa  quando se dá conta que o rapaz está em companhia de sua avó. Alicia, começa a temer o que passa a sentir por Sebastian, faz o que pode para não se render a este sentimento, porém ele não facilita e sempre aparece quando ela mais precisa.

(...) Eu tinha o cheiro de Sebastian em minhas roupas, o sabor do seu beijo em meus lábios, sua imagem gravada na minha retina. Eu o tinha inteiro dentro de mim, como se fôssemos uma só criação no universo. (...) pág. 149

Narrativa em primeira pessoa, Lu e Felipe constroem uma história consistente e encantada. Alícia é uma personagem que esconde sua força, esta que se apresentará até o final do livro; Sebastian é um ser  tão inexplicável como a própria aparição dele e lindo e Vó Cecilia é um anjo enviado com certeza. O final de A última nota é o mais inusitado possível e  vocês nem imaginam todo o mistério da chegada de Sebastian à vida de Alícia. Talvez, quando menos se espera, o universo conspira para que nosso destino não seja desperdiçado, talvez...

Não deixem de ler A Última Nota, uma escrita a quatro mãos que deu muito certo. Vocês irão se emocionar e querer serem parte desta linda história de amor, desta magia, cingida por música e paixão.Confira!!!

12 comentários :

  1. Que maravilha!

    Não era de se esperar outra coisa de meus amigos Felipe Colbert e da queridíssima Lu Piras. Como uma música, eles conseguiram fazer uma harmonia literária aos moldes dos grandes romances.
    Parabéns a esses dois talentos da escrita.
    Parabéns pela bela resenha Verônica.

    Um abraço
    Edson Gomes
    http://edprod.wix.com/psquico

    ResponderExcluir
  2. Verônica,

    Eu não esperava uma resenha de A Última Nota para tão cedo. Você me pegou de surpresa. Resultado: estou emocionadíssima.

    Não imagino uma resenha que possa superar esta. Está lindíssima.

    Muito obrigada por ter mergulhado na história de corpo e alma... pois é isso o que eu extraio de tudo o que você ressaltou da sua experiência de leitura. Não há nada mais gratificante para o autor do que esse feedback consciente, bem construído e argumentado. Hoje em dia poucas resenhas realmente podem ser consideradas resenhas. E a primeira de "A Última Nota" está impecável!

    Muitos beijos,

    Lu Piras

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive oportunidade de ler um livro da Lu. Na verdade, Equinócio está na minha lista de natal, mas pela sua resenha, acho que terei que incluir A Última nota também. Adorei Verônica! BJS!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa, só aumentou minha curiosidade para ler A Última Nota!

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda!
    Eu também amei a resenha!
    Eu estava anciosa para ler o livro,com a resenha a anciedade aumentou.
    Verônica Parabéns pela resenha,e pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que resenha linda!!
    Fiquei até emocionada, quero ler esse livro já!!!
    Adoro a cultura Grega e adoro violino e adoro mistériooo
    Estou encantada!!

    beijos

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Resenha emocionante Verônica. Deu para perceber o quanto o livro mexeu com o seu emocional, e é muito bom quando isto acontece. Ainda não li nada de nenhum destes dois autores, mas tenho muita vontade de ler Equinócio e agora lendo sua resenha A Última Nota, entrou com certeza para a minha lista de desejados. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia colocado esse livro na minha meta de leitura do ano que vem, agora, depois de ler uma resenha dessas, só o que posso fazer é passá-lo ainda mais pra frente. A curiosidade só aumentou!
    Parece uma história super especial, dessas que provam que temos grandes talentos nacionais. Mal posso esperar para ler!
    Beijo,

    Anna - Querida Prateleira
    http://queridaprateleira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Só ouço falr bem dos livros da Lu. e esse pelo visto nao foge a regra. tenho conhecido excelen autores nacionais, o que so me deixa com mais vontade ainda de ler os livros da Lu. dica anotadissima. bju
    Eykler

    ResponderExcluir
  11. Taí um livro que estou ansiosíssima para ler.
    A Lu é uma fofa, e sei de seu potencial como escritora.
    Não conheço o trabalho do Felipe, mas pela sua resenha, já posso crer que ele é ótimo também.

    Tá no topo da lista de futuras aquisições.

    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Este é um livro que estou muito ansiosa para ler, seu título nos dá uma sensação maravilhosa de romance misturado com poesia. Um ótimo Natal.

    Bjos! Cida

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique