Literatura Erótica

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Você já leu algum destes livros? 


Lembram-se quando a uns 4 ou 5 anos atrás começou a serem publicados aqui livros de vampiros?Mais  sensuais e nem um pouco terrificantes? A maioria do público-leitor achou que seriam modismos que passariam logo e iriamos a outras leituras. De lá para cá viemos de Crepúsculo, – nem um pouco sensual, porém nos apresentou uma nova visão dos vampiros, aqueles que brilham –, até os publicados em séries como Irmandade da Adaga Negra, Midnight Breed, Série Cárpatos, Diários de Vampiro, True Blood,  Vampire Academy, etc. Será que estamos vendo novamente isso? Só quê agora em outro segmento, a Literatura Erótica?

Literatura erótica é um gênero literário em que os textos estão relacionados, direta ou indiretamente, com erotismo e sexo. Às vezes, você também pode se referir a ele como literatura pornográfica, – não é o correto para  o termo, mas...– se as cenas de sexo são realmente muito explícitas, as pessoas mais puritanas tende a considerar com este nome.

O primeiro livro que se tem notícia, não é realmente um livro de literatura erótica, pois nele o sexo é considerado algo muita além que somente prazer é o Kama Sutra, textos hindus que datam do século III da nossa era, mas que apenas tornou-se mais conhecido no ocidente no século passado.

Bem neste ano de 2012, a literatura revisitou estes temas: erotismo, sensualidade, sexo, BDSM, enfim. Estão ai livros de várias editoras neste gênero. Impulsionado pelo sucesso editorial da Trilogia mais badalada do ano Cinquenta Tons de Cinza, nesta esteira vieram outros, as mais variadas tramas e abordagens. Quem já teve oportunidade de ler todos pode avalizar melhor, eu li alguns. Com sinceridade não vou ser hipócrita e dizer que não gostei, mas uns são melhores escritos de que outros, e outra coisa imprescindível,  o trabalho de marketing que a editora produz, a divulgação conta e muito, pois percebi que alguns títulos por não serem bem divulgados ficaram para trás. 

Vamos lá:
Trilogia Cinquenta Tons de Cinza,  de E. L James. A própria autora afirmou ser uma versão adulta de Crepúsculo de Stephanie Meyer. Esta é a historia da estudante de literatura Anastasia Steele e do jovem magnata, praticante do estilo BDSM Christian Grey; é difícil saber quem realmente não leu pelo menos o primeiro livro. Li  Cinquenta tons de Cinza e Cinquenta tons mais escuros e lerei a finalização da série em breve;

Falsa Submissão, de Laura Reese. É um relançamento, pois foi editado originalmente na década de 90. Tenho ele, ainda não li, mas quem leu diz ser leitura para poucos, pois ele trata fortemente das relações de submissão e sadomasoquismo, da forma mais crua que existe;

Luxúria, de Eve Berlin, uma conhecida autora estadunidense de livros eróticos. Este livro faz parte também de uma trilogia The Edge, que são histórias independentes, porém os personagens de todas elas tem relação um com outro a nível de amizade. O primeiro livro este citado, é a história de dois escritores: Dylan Ivory e Alec Walker. Bem interessante. Resenha

Bem Profundo - de Portia da Costa, este não li, está na fila. É a historia de uma bibliotecária que recebe na caixa de sugestões da biblioteca onde trabalha, cartas picantes e a partir dai ela resolver pôr em prática as sugestões, correndo atrás de Daniel, um professor bonitão que está fazendo uma pesquisa lá. Vamos ver que história é essa.

 Um olhar de amor- de Bella Andre. Esse livro faz parte de uma série de 8 livros,  os Irmãos Sullivan e inaugura uma fase nova da editora Novo Conceito. Não é erótico propriamente, porém a história é sensual e um pouco picante. Vale muito a pena lê-lo. Resenha 

Por um momento apenas- de Bella Andre. É o segundo livro da série Irmãos Sullivan, infelizmente ainda não li, pois estou aguardando nossa caixa de Novembro. Quem já leu diz ser ele, muito mais picante que o primeiro, fora o romance que é explosivo. Vamos lê-lo.

Algemas de Seda - Esse é o primeiro que lemos escrito por um autor Frank Baldwin. É altamente erótico  ainda  que os protagonistas não se toquem propriamente. Há muitas cenas sensualíssimas e quentes, uma trama que se transforma em um suspense, leiam, recomendo. Resenha 

Toda Sua - de Silvya Day. Este é da Trilogia Crossfire, lançada aqui este ano. O livro é bom e a autora declarou na internet que se inspirou na Trilogia 50 tons de Cinza, porém ouso dizer que a história é melhor construída. Não há nele uma narrativa de submissão e sim de controle, tormentos e puro erotismo, pois os protagonistas são pessoas que sofreram traumas na adolescência, que refletem em suas condutas de hoje. Eva e Gideon, não são Anastasia e Christian, como alguns podem querer afirmar, diria que são um pouco mais complexos. No segundo livro Profundamente Sua eles enfrentarão um grande drama que colocará à prova a relação que têm. Resenha e o segundo livro sai agora em Dezembro.

A polêmica Trilogia de Anne Rice, que a publicou sob o pseudônimo de A. N. Roquelaure,  reconta sobre o prisma erótico a história de A Bela Adormecida. Em verdade ela foi a primeira do ano, causou algum rebuliço aqui, não sei quem leu ou não. Há muitas controvérsias que evolvem estes livros, posso dizer com certeza que é mais um livro que é para poucos, pois nela as relações BDSM,  ultrapassam a imaginação mais fértil. Resenha do primeiro livro.


Então, estes são apenas alguns, não sei  de todos e tenho certeza que há outros. Agora reparem, não me parece que vamos ficar por aqui, porquê além dos lançamentos das continuações, já temos notícia de outro que  era um Fanfic de Crepúsculo e que será uma Trilogia  nominada nos EUA de The Office e o primeiro livro sai lá em Fevereiro, com o nome de Beautiful Bastard, não é sobrenatural e conta a história da relação conturbada de um chefe sexy e sua assistente. Promete cenas altamente eróticas, confira Aqui a reportagem, está em inglês. Vocês duvidam que ele chegue até nós? Então aguardemos.

11 comentários :

  1. Já li alguns desses e confesso que não gostei da maioria.
    Sou totalmente a favor de um pouco de erotismo nos livros, mas todos o que li nesse segmento eram muito superficiais.
    Curto erotismo unido a uma história, como em Um olhar de amor. Espero mais uns como esse...

    Há muitas séries boas por ai que poderiam ser lançadas, especialmente os eróticos épicos. Mas... nos resta esperar.

    Bjks, ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Já li quase todos da lista,alguns gostei mais outros menos,mas gosto muito do gênero,claro que não são de todos ,odiei a trilogia erótica da Anne Rice por exemplo e nem, todos que prometem cenas quentes cumprem,mas no final gosto de ler e aguardo os próximos lançamentos.

    bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Oi verônica
    eu li toda sua e um olhar de amor que gostei muito.. tenho o 50 tons aqui, mais ainda não tive vontade de ler..
    Desses q falou tenho vontade de ler luxuria e algemas de seda..
    Bjs
    mila

    ResponderExcluir
  4. SOu totalmente a favor dessa nova onda de eróticos, mas confesso que são poucos os livros que eu gosto de fato. Como bem disse a Bia no post de cima, sou mais adepta aos romances com estória, onde aconteça um envolvimento amoroso entre o casal. Algo que vá além do sexo. Mas acho importante que essas leituras cheguem aqui, pois elas geram um debate super válido.

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns, dos livros mencionados acima. A maioria eu gostei, sendo que alguns estão com uma escrita bem fraquinha, outros poderiam ter sido melhores revisados...
    Eu já leio este tipo de livros a muitos anos e pra mim, não tem nada de novo e nem de diferente a não ser o tipo de abordagem. Não gosto quando as autoras pegam muito pesado, quando as cenas de sexo ficam sem contexto. Espero que esta onda não passe nem tão cedo... kkkkk
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não li a maioria. Confesso que gosto de livros eróticos, desde que tenham conteúdo, um romance, e não apenas o sexo pelo sexo.
    Concordo com a Bia que as editoras poderiam investir nos eróticos históricos. eles são deliciosos.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. faltou a irmandade nesse post hushashusa

    ResponderExcluir
  8. Eu li os 3 volumes dos livros 50 tons de cinza e adorei. Achei uma linda história de amor. A mulher que ler estes livros vai ficar mais exigente para escolher seu companheiro.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Li quase todos da lista, e sinceramente acho uns bem fraquinhos, mal escritos, falta alguma coisa... mas valeu a pena. um que adorei ate a pagina 300 foi Inferno de Gabriel, mas confesso que esperava mais na parte mais sensual, espero que fique mais picante na sequencia pq a historia te envolve. Se alguem tiver um pra indicar que for tao bom qto 50 tons, por favor, estou desesperada pra ler....kkkkk

    Adriana Vergara

    ResponderExcluir
  10. Amo livros eroticos vou dar algumas dicas de livros q eu adorei nao sei se vcs vão gostar mas eu adorei....um deles foi luxuria. Amei....no limiar do desejo/ uma seducao por semana tb e muito bom.... Agora comecei a ler falsa submissao estou adorandooo

    ResponderExcluir
  11. Eu estou lendo alguns, terminei cinquenta tons com uma má impressão quase desisto ali mesmo mais decidi conferir os primeiros livros da séria Crossfire e estou complemente encantada e envolvida com a história tanto que espero a continuação o mais breve possivel, o próximo da lista é Cretino irresistível, espero que a história seja boa.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

Tribo Apoia

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Clique