Esposa 22

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Wife 22
Melanie Gideon
Editora Intrínseca

Tradução:  Adalgisa Campos da Silva
ISBN: 9788580572414
Ano: 2012
Página: 400

Sinopse

Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.

Resenha por Ver Sobreira

É incrível como os americanos adoram comédia de costumes. Aqui os filmes aderiram esta onda, mas na literatura ainda não se estabeleceu muito.Confesso que nem sempre gosto, porém Esposa 22 é uma excelente pedida de leitura, não só pelo humor, mas também porque trata de algo muito comum hoje em dia a falta de comunicação crescente dentro do casamento por conta da vida corrida e por nos mantermos todo tempo conectados. Porquê observem, hoje expomos nossa vida pessoal na rede, o Facebook é a uma das redes sociais mais acessadas do mundo, sua vida está ali, para que todos participem dela.

Alice e William estão casados há 20 anos, têm dois filhos – Zoe e Peter. Ele é publicitário e ela professora de teatro em meio-expediente em uma escola primária. Alice sente que algo vai muito mal em sua vida e uma noite após voltar do lançamento da última campanha de William, se acha uma inútil, sua vida sem perspectivas, em suma seu casamento não vai bem. Mas o que foi que deu errado? Quem está errado ela, William, ou tudo?. 

Alice resolve fazer uma pesquisa no Google sobre "Casamento Feliz" e fica abismada com o número de pessoas e a quantidade de resultados que acha. A partir daí ela passa mais tempo conectada do que nunca, enquanto isso por uma  série de acontecimentos William é demitido e este é mais um problema. Ainda por conta das constantes listas de pesquisa no Google, Alice recebe um convite e aceita fazer parte de uma pesquisa anônima sobre casamento e se torna a Esposa 22 que será atendida e reponderá perguntas para o charmoso  Pesquisador 101.

(...) Antes de responder à pesquisa preliminar, procurei no Google o site do Netherfield Center e vi que era uma instituição afiliada ao Centro Médico da Universidade da Califórnia, São Francisco....preenchi o questionário e o enviei por e-mail sem pensar muito. Que mal podia fazer responder a algumas perguntas?(...)

Esposa 22 tem uma narrativa dinâmica e descontraída, apesar de tratar de um assunto delicado, as crises conjugais. Narrado em primeira pessoa, porém não perde o ritmo e nem é entediante. Alice é uma personagem muito engraçada e apesar de todos os problemas que passa tenta manter o bom humor. Ao interagir com o Pesquisador 101, percebe o quanto sua vida e sua comunicação com seu marido e filhos estão truncadas. Seu  casamento está deteriorado e se sente culpada, ao mesmo tempo em que começa a desenvolver sentimentos pelo Pesquisador 101 e ele por ela. Isso faz com que ela até minta para sua família e é neste momento que confidência a sua melhor amiga, Nedra que a aconselha a abandonar a pesquisa antes que perca seu casamento de vez. Mas também surgem os questionamentos sobre suas próprias atitudes com William. Com os filhos ela é superprotetora,  mas em verdade nos últimos tempos, não tem dado a eles total atenção. Ela passa a se dedicar a este pesquisa e por isso consegui pesar suas relações e a situações mais hilárias acontecem, para que ela se de conta de que papel representa na vida de sua família e amigos.

Há outros personagens que vem e vão na história e que dão a ela um ritmo bem divertido, como por exemplo Nedra, ela é uma advogada de divórcios que acaba de pedir sua companheira de 13 anos, Kate em casamento;  Zoe, a filha de Alice que ela desconfia que tem transtorno alimentar, mas não tem certeza; Peter o filho mais novo que ela acha que aos 12  é gay; Jude, filho de Nedra que é apaixonado por Zoe. Personagens comuns, porém que dão um sentido de vida real na história, pois é  um pouco de que Esposa 22 é. O livro é formado  de diálogos perspicazes, entradas do feed de notícias do Facebook, listas de perguntas do questionário que Alice responde e históricos de pesquisa do Google, ou seja uma mescla de gêneros que torna a narrativa muito prazerosa de se ler.

Bem o final é extremamente interessante com alguns clichês é claro, porquê é uma comédia de costumes, mas fala de amor. Gostei e recomendo. Confira

8 comentários :

  1. Juro que com essa capa, não daria nada pelo livro, mas a resenha me fez mudar de ideia... parece algo interessante. =)

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Berninca, só de ler sua resenha é como se sentisse o ritmo do livro. Eu não me lembro de ter lido uma comédia nos ultimos tempos. Fica a dica e quem sabe eu nao me aventure. bju
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vê!! Concordo com a Bia que essa capa é bem feinha, mas adoro este tipo de filme e de leitura. Comédias românticas são minha alegria e por isso mesmo anotei a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Bia: quando eu vi essa capa achei uma porcaria, mas depois da sua resenha, até me arrisco a ler. Gosto de comédias. É bom para equilibrar determinadas coisas que estamos lendo... BJS!

    ResponderExcluir
  5. Oi Verônica, ótima dica. Já faz um bom tempo que não tenho lido nada engraçado, que me faça rir de verdade. Espero ter a oportunidade de ler este livro. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ver! Confesso que de cara este livro não me chamou atenção , mas a sua resenha é a segunda que vejo que me fez repensar sobre esta leitura.Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Esposa maluca é cmgo mesmo sauhashas
    adorei a resenha Vê parabens

    ResponderExcluir
  8. Amei e vou amar ler esposa 22 hehehe
    Quero esse livro pra mim, sério, parece ser muito bom, muito descontraído...

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique