As Crônicas dos Kane - A Sombra da Serpente

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Apresentação e Resenha por Ver Sobreira

Como já mencionei aqui em um outro post,  As crônicas dos Kane, é  o mergulho de  Rick Riordan na mitologia egípcia. A partir de pesquisas bem interessantes, ele  recontou  através da história de dois irmãos adolescentes – Sadie e Carter – alguns fatos que envolvem essa mitologia.Os livros são narrados em primeira pessoa e cada hora um dos irmãos Kane narra a história.

A Pirâmide Vermelha
Sinopse


Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.

Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-o ao esquecimento,  o que força as crianças a fugir para salvar suas vidas.

Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.


O Trono de Fogo
Sinopse
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.



The Serpent' s Shadow
Rick Riordan

Tradução:  Débora Isidoro
ISBN: 9788580572018
Ano:2012
Páginas: 352

Sinopse
Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.
Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

Resenha
Sou suspeita no tocante a literatura infanto-juvenil escrita por Rick Riordan, para mim ele é um dos melhores autores atuais neste segmento e apesar das críticas de alguns dizendo que ele deturpa a mitologia, não acredito nisso. No meu modo de ver e pensar, Riordan introduz aos jovens de forma criativa, em um gênero muito complexo: o mito. Ao recontar de forma moderna os mitos gregos, romanos e no caso desta trilogia  a mitologia egípcia, observo-o mais como um facilitador do que uma "fraude literária".

A Sombra da Serpente é o último capítulo das Crônicas dos Kane? Bem foi isso que Rick Riordan disse, que seria uma trilogia, porém quem conhece seu estilo, principalmente no tocante a aventura sabe de que estou  falando, é ele tem alguns conflitos quando chega ao final da história. Último capítulo, Sadie e Carter terão que fazer "das tripas ao coração" para salvar o mundo.  Estão mais maduros, porém nem por isso se sentem seguros de si, muito pelo contrário têm medo de que nada dê certo e que eles fracassem na missão que põe em risco  todos que amam.

Os irmãos Kane, Carter e Sadie estão por um fio. Além dos deuses  estarem acordados o que por si só já era um problema, agora eles têm que lidar com Apófis, a serpente do Caos, que quer acabar com o mundo. Todas as responsabilidades estão nas mãos deles. Além disso, eles precisam lidar com os novatos que estão instalados na casa do Brooklyn para serem treinados; Amós, o tio  depois de no Trono de Fogo ter sido possuído pelo Deus Set, agora é o novo Sacerdote Leitor-chefe da Casa Vida no primeiro domo. Só que ele tem que lidar com a oposição e a traição de muitos membros da Casa da Vida, espalhados pelo mundo.

Sadie e Carter terão que ir ao mundo inferior fazer uma visita ao pai, Julius Kane, que se sacrificou  para poder hospedar o espírito de Osíris. Antes disso, descobrem também que os espíritos estão desaparecendo do Duat, e mesmo tendo falando com o espírito da mãe através da deusa Ísis, Sadie sabe que o espírito dela está perdido. A busca deles neste momento de decisão é pelo Deus Bes e também O livro para derrotar Apófis.

Eles terão que lidar com tudo isso e mais suas pendências amorosas. Ela está desesperada com a perda iminente de Walt e dividida entre ele e Anúbis e ele não sabe como se comportar diante de Zia. Neste último livro muitas serão as provas de fogos do irmãos, mas eles irão perseverar. Sadie está se tornando uma maga muito poderosa e consciente de seu poder e Carter começa a ser o líder, que de fato precisa  e deve ser. Apesar de todos os adversos, eles conseguirão seus intentos, mas antes  irão aprender muitas lições importantes sobre a vida.

Em suma é isso que gosto profundamente nos livros infanto-juvenis de Riordan, pois sempre há nas entrelinhas uma moral na história. Em minha opinião ele usa as mitologias dos mundos antigos justamente, por isso. Todos nós sabemos que nos mitos e lendas de civilizações antigas a muito mais histórias do que aparentam, ninguém garante que tudo foi verdade, não é mesmo? As Crônicas dos Kane, bem como as outras  séries de Rick Riordan, são recomendadíssimas. Não deixem de ler.



39 comentários :

  1. Eu amo mitoligia,de verdade,mas porque não consigo ler os livros do Riordan????

    Eu queria ter vontade de lê-los,quem sabe o faço mesmo sem vontade,fico achando que a leitura vai me surpreender...

    bjss


    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Oi Vê!!
    Eu ainda não li nenhum livro dele, mas tenho muita vontade e curiosidade.
    Vc não é a primeira a dizer que gosta do estilo dele. A Débora e a Luka também adoram e confesso que a opinião de vocês tem peso para mim.
    Tenho um livro dele aqui na estante e prometo ler em breve e dar minha opinião.
    Adorei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do Riordan, mas tenho muita vontade.
    Vou ver se coloco os livros dele na minha meta de leitura para 2013!

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Mitologia não é o meu top 10. mas eu vejo as sinopses e as capas e me dá uma vontade de ler o livro. Não conhecia o autor. Mas meu irmão é fão de livros de mitologia, vou repassar a dica.
    bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  5. òtima dica Verônica, não vou deixar de ler mesmo, mais primeiro vou ler o box que chegou pra mim de percy jackson.. Que ja estava louca de vontade de ler.. Eu tb adoro mitologia né... E sempre quis ler os livros deste autor!!
    Amei a resenha!!

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou atrasada nessa série... só li o primeiro e agora estou doida para ler os demais...
    Acho que esse ano não dá mais, mas em 2013 eu tiro o atraso...rss

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Essa séria foi a única que ainda não li do Riordan, estou doida pra ler. Deve ser tão boa quanto as outras!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada deste autor e confesso que não me sinto tentada. Vou tentar me animar e quem sabe no ano que vem, consigo finalmente ler???
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meu sobrinho é louco pelos livros do Rick. Tive que prometer para o garoto que se ele viesse a Bienal eu o levaria até lá. Mas to achando dificil. Esse cara ia causar um alvoroço de proporções inimagináveis... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Bem, estou no último livro das aventuras de Percy Jackson e estou apaixonada pela escrita do Rick, já estava de olho nessa trilogia e , concordo com vc, ele não deturpa a mitologia, ele constroi uma ponte capaz de atrair milhões de jovem que a ignorariam se não fosse esse ''toque'' comteporâneo.
    ESsa trilogia já está na minha lista de desejados (:

    ResponderExcluir
  11. Nunca li esses livros mas até que venho tendo vontade de ler. Acho que a história é interessante, apesar de ainda não saber ao certo se vou gostar desses livros...

    ResponderExcluir
  12. Me apaixonei pelos livros do Rick quando li Percy Jackson, porque adoro mitologia e ele escreve de forma envolvente. mas ainda não li essa trilogia e estou super ansiosa pra conhecer a historia de Sadie e Carter e ver o que Rick reserva para esses dois jovens heróis.

    ResponderExcluir
  13. Comentando aqui para participar da promoção!

    Beijos

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Amooo os livros do Rick, e quero ler esses com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Nunca li, mas minha filha é super fan das séries do Rick.

    ResponderExcluir
  16. Amei a série Percy Jackson por envolver mitologia, gosto de pensar nos significados dos personagens que ele resgata da mitologia :) Também são a minha parte favorita dos livros dele!! Estou louca pra ler os outros livros dele :) Beijos

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente adorei o primeiro livro da série, tem td para ser ótima!! E digo que entre o primeiro desta série e a do Percy (que só li Ladrão de Raios) fico com os Kane =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    P.s Boa Resenha, bem completa!

    ResponderExcluir
  18. Eu amo mitologia! amo os livros de Riordan! Fico com os Kane!!

    ResponderExcluir
  19. Ah eu estou doida para ler a sombra da serpente,me falaram que é maravilhoso e eu amo rick riordan!!!

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler essa trilogia!
    Já li Percy Jackson e os Olimpianos, agora quero ler esta trilogia enquanto os outros volumes de Os heróis do Olimpo são lançados (gosto d ler depois que já está completa, pra não ficar naquela ansiedade).
    No começo, até tinha algumas dúvidas, porque falaram que o livro era muito infantil; ultimamente, porém, só tenho lido críticas positivas a respeito. Então, é claro que vou me aventurar. Fiquei apaixonada pela escrita do Rick em Percy Jackson, e quero descobrir se essa trilogia está, como muitos afirmam, à altura.

    ResponderExcluir
  21. Ai to louco pra começar essa série, desde os tempos do Percy fiquei encantado por esse mundo novo de mitologias criado pelo Tio Rick, adoro o jeito como ele escreve suas histórias. Verdade, não tem como resistir. Adorei a resenha, Sadie e Carter são perfeitos. *-*

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não comecei a ler essa série mas gosto muito das Histórias do Rick e logo vou começar a ler espero estar com todosos livros pra começar pois não preciso ficar esperando muito a proximo lançamento.Gostei de saber o que vai acontecer nessa parte da história, já gosto desses dois.

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de mitologia e livros que tratam do tema, mesmo que permeados de fantasia, são garantia de sucesso absoluto para mim. Esta série está nos meus desejados a tempos, mas ainda não surgiu oportunidade de ler.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  24. Eu amo Rick Riordan e suas histórias fantásticas! Me apaixonei por Percy Jackson e seus outros livros têm me surpreendido igualmente =)
    Tenho os dois primeiros da série dos Kane e mal posso esperar para ler o terceiro. Só de ler a resenha já fiquei desesperada para ler.

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã gosta muito dos livros do Rick e está doida para ganhar esses livros!

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nenhum livro dele ainda, mas quero muito ler. Amo mitologia.

    ResponderExcluir
  27. Não conheço muito sobre os livros do Rick, mas fiquei bastante interessada nessa série.

    ResponderExcluir
  28. O Rick Riordan é um dos melhores autores qe euconheço, amei todos os livros que já li dele. Ele não se saiu bem só na mitologia grega mas na egipcia também.
    Gosto do tipo de narração que ele usa, ora Carter que é mais detalhista e sabe bastante da mitologia, ora Sadie que é sarcástica e nos fazendo rir.
    A Pirâmide Vermelha eu já li e gostei bastante, por isso quero tanto terminar de ler essa série. :D
    O Trono de Fogo parece ser bem emocionante e cheio de aventuras. Uma das coisas que mais gosto dos livros do Rick é que o nome dos capitulos também são engraçados e neles tem uma idéia geral do que vai acontecer no capitulo.
    Tadinhos, os irmãos Kene estão sempre correndo contra o tempo, cada vez mais limitado!
    Não acho que ele deturpe a mitologia, ele só a conta ela de uma forma mais humora e a coloca nos dias atuais. Espero que ele continue a escrever sobre mitologia, seja ela grega, romana, egipicia ou o que for! Amo como ele escreve.
    Parabéns pela resenha. :D

    ResponderExcluir
  29. Ja li a coleção percy jackson e os olimpianos e também os herois do olimpo e to super empolgada pra ler as cronicas dos kane, parece ser muito interessante, e a sua resenha so me deixou mais curiosa ainda. Parabéns pela resenha e pelo blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  30. TEnho apenas o primeiro livro da serie, mas ainda nao li. Gosto muito de mitologia, mas ainda não me animei a comprar o segundo livro. Tenho lido elogios sobre as series desse autor. Quem sabe no ano q vem não me animo. Bjks

    ResponderExcluir
  31. Tenho o primeiro livro da série mas ainda não li. Adoro o Egito antigo e essa série deve ser perfeita!!!!!
    Quero ter o resto da coleção.

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Super legal esta série, contos sobre deuses do Egito não tem como ser ruim. Quero muito ler esta aventura! Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Tenho a saga de Percy Jackson e foi através dela que tomei conhecimento do universo e da escrita de Rick Riordan. Não era pra mim, comprei para meu filho, mas diante do entusiasmo dele resolvi ler. Não me arrependi, o cara manda muito bem. Não tenho nenhum livro desta nova saga e fico lendo um caco aqui, outro acolá pra ver o que todos estão achando e a resposta é sempre muito positiva. Não leio detalhadamente as resenhas porque elas podem conter spoilers e quero me deliciar com as descobertas que farei nesta nova saga. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  34. Man eu preciso leer essa saga. Estou lendo a Dos Herois do Olimpo , mais amo Rick Riodan dms *.*
    Pra mim ele é um dos melhores escritores.
    Quero muito ler a Lenda dos Kane, dms , mais demais mesmo .
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Eu já adoro mitologia ainda mais com Rick Riordan que é um grande autor e a Intríseca que não publica qualquer coisa, isso fortalece ainda mais minha vontade de ler esse trilogia!!

    ResponderExcluir
  36. Titio Riodan é espetacular.
    A série do Percy Jackson é uma das melhores que já li e os Kane com a mitologia egipcia deve ser mto boa tb.

    E concordo que o que ele faz não é deturpar os mitos, afinal atrai inúmeros novos leitores para conhecer sobre eles.

    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Mais do que curiosa para saber o desenrolar dessa história. Muito interessante essa idéia de mudar os personagens ao narrar a história.E usar a mitologia como pano de fundo é muito legal. Adoro Riordan!

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique